Seja bem-vindo. Hoje é

sexta-feira, 28 de abril de 2023

Inema e ICMBio fiscalizam iluminação da orla de Salvador



 Inema e ICMBio fiscalizam iluminação da orla de Salvador que estaria prejudicando a vida das tartarugas

A equipe de fiscalização do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) realizou, na segunda-feira (24), uma inspeção noturna na orla de Salvador, no trecho entre Stella Maris e Ipitanga, em conjunto com o Centro Tamar do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMbio), em resposta às denúncias dos moradores da região sobre o aparecimento de filhotes de tartarugas marinhas desorientadas devido à fotopoluição.


Segundo Tatiana Dias, bióloga e especialista em Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Inema, durante a inspeção foram identificadas duas irregularidades: a iluminação intensa e direcionada para a praia e a destruição da vegetação nativa de restinga. De acordo com a especialista, essas duas questões podem causar desorientação nos filhotes e afetar o ambiente de desova de maneira direta.


Os técnicos do Inema e do ICMbio fizeram um levantamento das estruturas inadequadas para locais de ocorrência desses animais. Como desdobramento dessa inspeção conjunta, será emitida notificação com recomendações técnicas aos responsáveis pela requalificação urbana da Orla de Salvador no trecho entre Stella Maris e Ipitanga.


“Além de identificar as irregularidades na iluminação da orla de Salvador que prejudicam as tartarugas marinhas, a parceria entre as instituições busca contribuir para a requalificação dos espaços urbanos, a fim de promover a proteção da fauna silvestre e, consequentemente, na preservação do ecossistema local”, finalizou a bióloga.


A fotopoluição é uma ameaça para as tartarugas marinhas, pois elas usam a luz da lua para se orientar na praia, e a luz artificial pode desorientá-las, levando a comportamentos inadequados, como se afastar da água ou caminhar para áreas perigosas, aumentando sua vulnerabilidade a predadores e outros riscos.

0 comentários :

 

Paparazzo

Paparazzo
É DO SALVADOR NOTÍCIAS!

Carnaval

Carnaval
Blog do Carnaval

Eventos

Eventos
Revista (Let's Go)

São João

São João
Arraiá do Salvador Notícias é aqui!
SALVADOR NOTÍCIAS
Todos os direitos reservados desde 2000-2023 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com Instagram: @salvador_noticias_oficial
- Topo ↑