Seja bem-vindo. Hoje é

sexta-feira, 21 de abril de 2023

Meu pet comeu ovo de Páscoa! E agora?



Professora do curso de medicina veterinária da FSG alerta o que se atentar caso o bichinho de estimação comer os chocolates


Páscoa passou e deixou para trás muitas lembranças, reflexões e claro, chocolates! Da mesma forma que é importante equilibrar a ingestão de doces e açucares para seres humanos, também é essencial este controle - ou melhor, proibição para os animais, principalmente depois do feriado, que costuma ser recheado destes alimentos. 

Juliana Andrade, professora do curso de Medicina Veterinária do Centro Universitário da Serra Gaucha (FSG), explica que os pets não podem comer chocolate, uma vez que é feito do cacau (Teobroma cacao), que contém na sua composição teobromina, substância tóxica para eles. Não é indicado dar doces aos animais em quantidade nenhuma, pois favorecem as patologias como diabetes, obesidade, inflamações sistêmicas e quadros de intoxicações.   

“Quando consumido, a teobromina provoca grande estímulo cerebral e aumento significativo do sistema muscular cardíaco, podendo resultar em arritmias significativas, podendo levar o pet a morte quando consumida em grande quantidade. A cafeína presente no chocolate também colabora com os quadros de intoxicações.”  

Existem chocolates feitos especialmente para os bichinhos? Como são feitos?  

Não existe chocolate feito para os animais. O que existe são petiscos que apenas levam o nome de chocolate, porém não possuem em sua fórmula cacau ou açúcares. Esses “chocolates” são confeccionados com ingredientes como milho, arroz, soja, aveia, trigo, vegetais, frutas e carnes.   

O que fazer caso o animal coma chocolate? Quais são os primeiros passos?  

A docente explica que, caso o animal de estimação tenha ingerido doces, o primeiro passo é levá-lo a uma clínica veterinária para que passe por uma avaliação com um médico veterinário que definirá o melhor tratamento para cada caso. Importante levar informações corretas para o especialista, como por exemplo: a quantidade e o tipo de chocolate ingerido. Isso é importante, pois quanto mais cacau no chocolate, maior a quantidade de teobromina, o que aumenta as chances de uma intoxicação grave no pet.  

Como evitar que o meu pet fique com vontade de comer os doces? O que posso fazer para saciar o desejo dele?  

“Se o seu pet costuma ganhar doces ou fica com muita vontade de ingeri-los quando você está comendo próximo a ele, dê um petisco saudável que seja feito especificamente para o bichinho. Se você dá doces para o seu animal, substitua por um petisco saudável específico para a espécie.”   

O que fazer se o pet vomitar ou apresentar diarreia?  

Segundo Juliana, se o pet vomitar ou apresentar diarreias, não é um sinal clínico específico de intoxicação por chocolate. Pode ser que esta gastroenterite tenha outra causa. Sempre que isso ocorrer, certifique-se de que nada está “roído” em casa: chocolates, plantas, brinquedos e leve seu pet imediatamente ao atendimento clínico.  

Qual a quantidade de chocolate que faz mal para o pet? Depende do tamanho dele ou da raça?  

“Não temos como saber qual a quantidade exata de chocolate que pode ser maléfica para o pet levando ao quadro de intoxicação, isso depende de alguns fatores como: peso do pet, sensibilidade que ele apresenta a teobromina, se por exemplo o animal for alérgico, uma pequena quantidade é suficiente para levar a um quadro muito grave de intoxicação, quando comparado a um animal que não é alérgico,” completa a médica.  

Juliana Andrade, do curso de veterinária da FSG, finaliza dizendo que: “muitas pessoas administram doces aos seus pets e ouvimos no consultório, mas ele come só um pouquinho e nunca aconteceu nada, porém essas pequenas doses ao longo da vida podem desencadear patologias que vão diminuir a longevidade do bichinho. Ou seja, vão vir a desenvolver problemas e questões que poderiam ser evitados se não houvesse essa ingestão de açúcar ao longo da sua vida.”  


0 comentários :

 

Paparazzo

Paparazzo
É DO SALVADOR NOTÍCIAS!

Carnaval

Carnaval
Blog do Carnaval

Eventos

Eventos
Revista (Let's Go)

São João

São João
Arraiá do Salvador Notícias é aqui!
SALVADOR NOTÍCIAS
Todos os direitos reservados desde 2000-2023 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com Instagram: @salvador_noticias_oficial
- Topo ↑