Seja bem-vindo. Hoje é

terça-feira, 9 de maio de 2023

Maio Amarelo: Circuito Infantil de Bike da Transalvador promove diversão e aprendizagem

 
Maio Amarelo: Circuito Infantil de Bike da Transalvador promove diversão e aprendizagem Fotos: Bruno Concha/Secom 


Texto: Ascom/Transalvador 



Um final de semana com muito pedal, alegria e conscientização no trânsito para a garotada. Assim foram as duas edições no Circuito Infantil de Bike, promovido pela Superintendência de Trânsito de Salvador (Transalvador) dentro da programação especial do Maio Amarelo. 


No sábado (6), o Circuito estacionou pela primeira vez em Cajazeiras. No Campo da Pronaica os pequenos aproveitaram para aprender, de forma lúdica, sobre as boas condutas no trânsito. No domingo (7), nem mesmo o dia nublado espantou a galera no Farol da Barra, onde os agentes e técnicos da Transalvador montaram a pista de ciclismo. 


Maria Eduarda, de 6 anos, levou a própria bike para curtir o Circuito Infantil, quando aproveitou para tirar fotos com os agentes de trânsito. “Quando eu estou na bicicleta eu observo o sinal, os carros, os sentidos dos carros. Desde os três anos eu tenho bike e gosto de pedalar na orla com meus pais e minha irmã”, afirmou a garota.  


O circuito ajuda a despertar no público infantil noções de orientação, espaço e respeito ao outro, e mostra que é possível conviver harmoniosamente no trânsito. “Ficamos muito felizes com a receptividade dos moradores de Cajazeiras e da região da Barra. Percebemos que muitas crianças foram aos locais para se divertir e, mais importante, aprender sobre condutas responsáveis no trânsito. Queremos que as futuras gerações sejam ainda mais conscientes nas ruas”, explanou o superintendente de Trânsito de Salvador, Decio Martins. 


Conscientização – Além de muita diversão e aprendizagem sobre duas rodas, crianças de todas as idades participaram de brincadeiras e fizeram desenhos durante a ação. “Esse evento é importante porque temos de ensinar as crianças desde pequenas sobre a educação para o trânsito. Eles já vão crescer com essa cultura do entendimento do trânsito, da sinalização. Essas ações melhoram o entendimento das crianças sobre a cidadania e educação”, avaliou Lucas Henrique Santos, pai de Caleb, de 7 anos, que pedalava no Campo da Pronaica.    


Além dos olhos dos pais, mães e responsáveis, um ciclista se destacava no local. Todo vestido à caráter, o espanhol Roberto Vinegla assistia às crianças percorrerem a pista na Pronaica. Morando em Salvador há cerca de 20 anos, ele escolheu Cajazeiras para viver. Desde de criança, Vinegla adota as bikes como meio de transporte e acredita que iniciativas como a da Transalvador são fundamentais para a promoção da segurança viária.  


“Ações como essas deveriam ocorrer com mais frequência. As crianças são a base para um futuro melhor e precisam aprender desde cedo a andar de bicicleta”, afirma o espanhol.  


Educação para o trânsito – O circuito de bike faz parte do trabalho de educação para o público infantil que a Transalvador promove ao longo do ano. Para a gerente de Educação para o Trânsito (Gedut), Mirian Bastos, o diferencial dessa atividade é conseguir fazer a integração entre crianças e pais. “Nossas ações visam produzir conhecimento de forma ativa, pedagógica e lúdica sobre essas questões tão importantes que dizem respeito ao comportamento trânsito, especialmente nos primeiros anos de escolarização”, destacou a gerente. 


Ainda dentro do Maio Amarelo, a Transalvador vai montar o Circuito Infantil de Bike em dois finais de semana. No domingo (21), será a vez da Avenida Magalhães Neto receber a ação dentro do Projeto Ruas de Lazer. No final de semana seguinte, no sábado (27), o Circuito Infantil de Bike marca presença na Praça da Revolução, em Periperi. 


As atividades de Educação para o Trânsito que a Transalvador realiza durante todo o ano são gratuitas. Elas podem ser solicitadas através do telefone (71) 3202-9163 ou pelo e-mail transalvadorgedut@gmail.com. 



0 comentários :

 

Paparazzo

Paparazzo
É DO SALVADOR NOTÍCIAS!

Carnaval

Carnaval
Blog do Carnaval

Eventos

Eventos
Revista (Let's Go)

São João

São João
Arraiá do Salvador Notícias é aqui!
SALVADOR NOTÍCIAS
Todos os direitos reservados desde 2000-2023 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com Instagram: @salvador_noticias_oficial
- Topo ↑