Seja bem-vindo. Hoje é

sábado, 4 de maio de 2024

Dia Mundial da Liberdade de Imprensa

 
ACBEU e Embaixada e Consulados dos EUA no Brasil promovem bate-papo sobre Dia Mundial da Liberdade de Imprensa em parceria com IAT


Evento acontece na próxima sexta-feira (3), a partir das 10h, com transmissão ao vivo pelo YouTube


Para celebrar o Dia Mundial da Liberdade de Imprensa, a Associação Cultural Brasil - Estados Unidos (ACBEU), a Embaixada e Consulados dos EUA no Brasil promovem, em parceria com o Instituto Anísio Teixeira (IAT), um bate-papo sobre o papel do jornalista na construção da notícia e, os impactos das Fake News e, discussões sobre o que é liberdade de expressão. 


O evento acontece na próxima sexta-feira (3), a partir das 10h, no Makerspace, na Avenida Magalhães Neto, Pituba. O encontro também abordará o impacto das Fake News (como é chamada a desinformação estrategicamente disseminada) para a democracia e sociedade.  


A ocasião também será transmitida pelo canal do YouTube da ACBEU Bahia. Link: https://bitly.cx/JH5xL 


O bate-papo contará com a presença da professora da Faculdade de Comunicação da Faculdade Federal da Bahia (FACOM), Lia Seixas. Doutora e mestre em Comunicação e Cultura Contemporânea, ela também é pesquisadora em áreas como Teorias do Jornalismo; Gêneros Jornalísticos; Narrativa Jornalística; bem como jornalismo impresso e digital. Coordenadora do Núcleo de Estudos em Jornalismo (NJor- @njorufba), ela atualmente pesquisa valor-notícia e fez tese sobre gênero jornalístico. 


A jornalista, multiartista e criadora de conteúdo digital Bruna Rocha também participará do debate. Doutoranda em Comunicação e Cultura Contemporâneas pela Universidade Federal da Bahia, professora da Facom, ela é idealizadora da Plataforma Semiótica Antirracista. Além disso, ela é escritora, ativista e pesquisadora do Centro de Estudo e Pesquisa em Análise do Discurso e Mídia. 


O evento contará com a participação de alunos do Colégio Estadual Pedro Marques e Marques, situado no bairro de São Cristóvão, que participam de um projeto de agência de notícias, coordenado pelo Instituto Anísio Teixeira (IAT). 


Além disso, o evento também será retransmitido na Feira de Inovação e Tecnologia do instituto, promovendo a conexão com o evento e com os participantes.  




Sobre o Dia Mundial da Liberdade de Imprensa  


Instituída em dezembro de 1993, pela Assembleia Geral das Nações Unidas, o Dia Mundial da Liberdade de Imprensa é um lembrete quanto a importância de instituições governamentais respeitarem o trabalho dos meios de comunicação e a liberdade de imprensa. A data também representa uma oportunidade para profissionais de mídia refletirem sobre questões relacionadas a ética profissional e lembrarem dos colegas que perderam suas vidas durante o exercício da profissão. 


 


Mais informações sobre Lia Seixas  


Professora de jornalismo, Lia Seixas também é pesquisadora do Programa em Comunicação e Cultura Contemporâneas (PosCOM UFBA), e coordena o Núcleo de Estudos em Jornalismo. Desde 2000, é membro permanente do Laboratoire de Pratiques et Identitiés Journalistiques (Lapij) da Univsersité libre de Bruxelas (ULB).  


Em 2019, fez estágio de pós doutoramento na ULB e na PUC-Rio. Desde 2016, é membro do comitê editorial da Brazilian Journalisme Research (BJR). Além disso ela é graduada, mestre e doutora em Comunicação Social.  


Sua tese de doutorado, inclusive, sugeriu novos critérios de classificação de gêneros jornalísticos, o que originou o livro "Redefinindo os gêneros jornalísticos: Proposta de novos critérios de classificação", lançado pelo Labcom Books da Universidade Beira Interior (Portugal). 

 


Sobre o projeto das agências de notícias 


O projeto busca proporcionar aos estudantes uma experiência prática no campo do jornalismo, permitindo-lhes aprender sobre a produção de notícias, storytelling, entrevistas, produção audiovisual e outros aspectos do mundo da comunicação. Essas atividades não apenas promovem o desenvolvimento de habilidades jornalísticas, mas também incentivam a reflexão crítica sobre questões sociais, culturais e políticas, além de fortalecer o senso de pertencimento à comunidade escolar e ao território. O projeto visa capacitar os estudantes para se tornarem comunicadores mais eficazes e engajados, capazes de contribuir positivamente para o debate público e para a construção de uma sociedade mais informada e participativa, o projeto prevê que os estudantes produzam conteúdo para além do muro das escolas, para que possam ser agentes transformadores das suas comunidades e dos seus territórios, por isso as agências estão dispostas pelos territórios de identidade da Bahia, estando presentes em 26 dos 27 territórios, totalizando 50 agências de notícias aqui na Bahia, sendo 2 localizadas aqui em Salvador. 

0 comentários :

 

Paparazzo

Paparazzo
É DO SALVADOR NOTÍCIAS!

Carnaval

Carnaval
Blog do Carnaval

Eventos

Eventos
Revista (Let's Go)

São João

São João
Arraiá do Salvador Notícias é aqui!
SALVADOR NOTÍCIAS
Todos os direitos reservados desde 2000-2024 / Salvador-Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com Instagram: @salvador_noticias_oficial
- Topo ↑