A Geradora Aluguel de Máquinas S/A, uma das 100 maiores empresas de locação de equipamentos no mundo, investiu cerca de R$ 550 mil em uma plataforma centralizada de infraestrutura de TI, que contemplou a implantação de terminais thin clients da fabricante Wyse Technology - líder mundial em ambiente cloud computing -, além de consolidação de servidores, armazenamento de dados (storage) e serviços de consultoria.
O projeto, desenvolvido pela equipe de TI da A Geradora, prevê a substituição de 450 desktops convencionais por thin clients Wyse nas 18 Unidades da empresa em todo Brasil. Deste total, já foram instalados 280 terminais do modelo S10, que consome apenas 6,6 watts de energia quando ligado a um teclado, mouse PS/2 e monitor, em 12 Unidades da Companhia. Até o primeiro semestre de 2012, as outras seis Unidades de Negócio da empresa migrarão para este novo ambiente baseado em thin computing.
Antes da implantação, A Geradora possuía um parque computacional defasado, composto por desktops antigos e heterogêneos, que apresentavam problemas constantes de hardware e de desempenho. Além de alto custo com suporte técnico e manutenção, baixa produtividade da equipe, longos períodos de paralisação do parque, grande incidência de reparações, alto consumo de energia elétrica e dificuldade de padronização.
De acordo com Felipe Gustavo Costa Reis, Coordenador de TI da A Geradora, outros problemas como curto tempo de vida útil dos equipamentos convencionais (de 3 a 4 anos), necessidade de fazer backup dos arquivos locais e falta de segurança da informação, foram decisivos para a adoção do ambiente thin computing.
“Com a adoção dos thin clients Wyse eliminamos todos estes problemas”, enfatiza Reis. Entre os benefícios alcançados estão: redução no número de chamados de incidentes, maior controle sobre a entrada e saída de informações, padronização do parque, redução dos custos com manutenção e tempo de parada, economia de energia elétrica, além de melhor aproveitamento do espaço físico e da gestão de licenças de software (atualizações).
“Os thin clients trouxeram um grande conforto para a equipe de TI, pois adquirimos uma solução confiável, que nos permitiu um ambiente totalmente centralizado nos servidores e de fácil gestão. Escolhemos os equipamentos da Wyse Technology porque são resistentes, compactos, seguros, tem uma vida útil longa (entre 8 e 10 anos) e a marca é referência mundial”, ressalta Reis.
Ainda de acordo com Reis, outros pontos positivos conquistados com os thin clients foram o aumento de produtividade dos colaboradores e a redução de custo e tempo na abertura de novas unidades de negócio.
A CNT Brasil, uma das principais distribuidoras de soluções de cloud computing e virtualização, é a responsável pela distribuição dos thin clients Wyse para as revendas em todo o Brasil. Atualmente, A Geradora adquire os produtos Wyse através da LCS, revenda que está a 10 anos no mercado de tecnologia da informação, atuando em São Paulo, Ribeirão Preto, Campinas, Goiânia, Belo Horizonte e Curitiba.
Sediada em Salvador/BA, A Geradora se tornou uma das principais locadoras de equipamentos por disponibilizar um portfólio com mais de dez mil itens, entre geradores de energia, torres de iluminação, compressores de ar, plataformas aéreas, manipuladores telescópicos e ferramentas leves em geral para clientes de diversos segmentos.
0 comentários :
Postar um comentário