<;h2>

Translate

INSTAGRAM

INSTAGRAM
@salvadornoticiasofc

Curiosidades Amamentação

Entrevista

Entrevista
O poder da mulher nordestina: "Luciene, a Artesã de Irará"
Seja bem-vindo. Hoje é

Denúncia

Cidade

Brasil

Mundo

Municípios

Segurança

Esporte

Política

Economia

Turismo

Saúde

Gastronomia

Utilidade Pública

Cultura


sexta-feira, 22 de agosto de 2025

PF indicia Bolsonaro e Eduardo e revela trama de coação do STF



O relatório da Polícia Federal que serviu de embasamento para o indiciamento de Jair Bolsonaro (PL) e de seu filho Eduardo Bolsonaro (PL-SP) revelou as intrigas e as estratégias usadas pelo núcleo duro do bolsonarismo na campanha para livrar o ex-presidente de uma condenação no processo que investiga a trama golpista e coagir a atuação do Supremo Tribunal Federal (STF). 


O documento, entregue pela PF na sexta-feira, detalha o conteúdo explosivo que estava arquivado no celular de Bolsonaro, apreendido após a decretação da prisão domiciliar do ex-presidente pelo ministro Alexandre de Moraes. Os técnicos da Polícia Federal conseguiram recuperar mensagens apagadas nas contas de Bolsonaro que estavam ligadas ao aparelho apreendido, além de arquivos de áudio, texto e vídeo que também haviam sido deletados. 


O conteúdo do celular mostra que Bolsonaro descumpriu repetidamente as ordens judiciais impostas a ele nos últimos meses, manteve contato com outros investigados pela tentativa de golpe e escancara um segredo de polichinelo: toda a articulação dos bolsonaristas no Brasil e nos Estados Unidos tinha como principal objetivo livrar o ex-presidente da prisão. (Folha)


Foto: Reinaldo Campos / AGIF via AFP


Leia Mais >>

Foragido condenado por homicídio é preso em Salvador



Ação foi realizada no bairro Jardim das Margaridas contra um Polícial Militar


Um homem de 62 anos, condenado a 12 anos de reclusão em regime fechado pelo crime de homicídio, foi preso pela Polícia Civil da Bahia, por meio do Departamento Especializado de Investigação e Repressão ao Narcotráfico (Denarc), na tarde desta terça-feira (19).


A prisão ocorreu por volta das 14h, em um apartamento localizado na Rua Acácia, bairro Jardim das Margaridas, em Salvador. O mandado de prisão expedido contra o condenado, com validade até março de 2027, já havia transitado em julgado. O homem, é um Policial Militar. Após a captura, ele foi submetido a exame de corpo de delito e, em seguida, transferido para o Presídio Militar/CCP, em Lauro de Freitas, onde permanecerá à disposição da Justiça.


Fonte

Pedro Moraes / Ascom PCBA


Leia Mais >>

Empresa adota biomassa de coco de piaçava na produção de biodiesel

 

Em iniciativa inédita, Binatural adota biomassa de coco de piaçava na produção de biodiesel e fortalece agricultura familiar na Bahia

 

Ação beneficia 100 famílias na região, impulsiona desenvolvimento local e reforça compromisso da empresa com a transição energética sustentável

 

No Brasil, a agricultura familiar é responsável por cerca de 70% dos alimentos consumidos no país e representa um eixo essencial da economia rural, especialmente nas regiões Norte e Nordeste. Apoiadora de mais de 25 mil famílias de agricultores, a Binatural, empresa brasileira especialista na produção de biodiesel, anuncia uma iniciativa inédita que busca fortalecer a agricultura familiar e inovar no setor industrial brasileiro: o uso do coco de piaçava como biomassa para o aquecimento de caldeiras em sua unidade de Simões Filho, na Bahia. A ação alia inovação energética, sustentabilidade ambiental e impacto social, ao mesmo tempo em que beneficia diretamente 100 famílias agricultoras da região, por meio da parceria com uma cooperativa local. 


“Essa parceria com a Coopafbasul é a materialização de um modelo de negócio que acredita no poder da inovação sustentável com inclusão social. Estamos valorizando um recurso até então desperdiçado, impulsionando o desenvolvimento local e promovendo energia limpa e renovável em escala industrial”, afirma André Lavor, CEO e cofundador da Binatural.




Agricultura familiar e economia circular


Após testes bem-sucedidos iniciados em dezembro de 2024, a matéria-prima — tradicionalmente descartada após a extração das fibras da piaçava — passou a substituir a lenha na geração de energia térmica da planta industrial. O coco de piaçava demonstrou alto poder calorífico, otimizando a eficiência das caldeiras com ganho de produtividade, redução de custos operacionais e diminuição da pegada de carbono da operação. 


Além do ganho industrial, o impacto social da iniciativa é expressivo. Com investimento de R$ 562 mil no contrato vigente, a Binatural garante a compra de 200 toneladas anuais de coco de piaçava, gerando renda para os agricultores em função do volume colhido. A produção local excede a demanda regional, e a empresa tem absorvido esse excedente, assegurando que nenhum produto seja descartado.


Outro diferencial da iniciativa é o fortalecimento da economia circular: os sacos de juta utilizados no transporte da biomassa são confeccionados pela própria cooperativa, agregando valor à cadeia produtiva e promovendo o empreendedorismo comunitário.


O cultivo do coco de piaçava realizado pela cooperativa parceira segue práticas agroecológicas que favorecem a conservação ambiental e o uso sustentável dos recursos naturais da Mata Atlântica. Entre os métodos aplicados, destacam-se sistemas agroflorestais, que prevê a integração de árvores e cultivos; manutenção de áreas de vegetação nativa e cobertura vegetal (conhecida como mulching, a técnica de cobrir o solo com materiais orgânicos ou inorgânicos), que contribui para a conservação da umidade do solo, redução da erosão e controle natural de plantas invasoras.

 



Inovação que nasce do campo

 

Embora existam estudos acadêmicos sobre o uso do coco de piaçava como fonte energética, não há registros de sua aplicação em escala industrial no Brasil. Com esta iniciativa, a Binatural se posiciona como pioneira na utilização da biomassa de piaçava em caldeiras de usinas de biodiesel, reforçando seu papel de liderança na transição energética justa e regenerativa.


A ação se soma a outras frentes da empresa voltadas à valorização de resíduos agrícolas, como o uso da casca do baru em caldeiras e o reaproveitamento de óleo de cozinha usado (UCO) como matéria-prima do biodiesel. Juntas, essas iniciativas evidenciam como a indústria de biocombustíveis pode atuar como vetor de transformação social e ambiental no Brasil.

 


Sobre a Binatural


A Binatural é especializada na produção de biodiesel desde 2006. Registra crescimento exponencial desde o início de suas atividades marcando presença como agente transformador da matriz energética brasileira, fortalecendo a agricultura familiar e com atuação decisiva na defesa do meio ambiente, contribuindo para a redução da emissão de poluentes prejudiciais à saúde e ao planeta.


Sob o slogan “ENERGIA BOA”, o propósito da empresa é transformar o biodiesel em um negócio sustentável por respeito à vida e ao meio ambiente, gerando desenvolvimento social e econômico para o país. 


Além do biodiesel, sua especialidade, que é distribuído a todas as regiões do País, a Binatural também produz glicerina, ácido graxo e borra, distribuídos nacionalmente e, no caso específico da glicerina, também exportada para diversos países. 

Leia Mais >>

Maestro Ubiratan Marques comanda a Orquestra Afrosinfônica



O maestro Ubiratan Marques comanda a Orquestra Afrosinfônica, em emocionante noite da volta da Cidade do Saber, em Camaçari


Durante o espetáculo, a orquestra recebeu artistas locais e Russo Passapusso 




A Orquestra Afrosinfônica celebrou com o grande público a reabertura da Cidade do Saber, ontem (20), em Camaçari. Uma noite muito especial para o maestro Ubiratan Marques, que marca o seu retorno para o mesmo palco, onde, de 2011 a 2016, criou e comandou a Orquestra Sinfônica Popular Brasileira. Agora, à frente da Afrosinfônica, ele volta a emocionar os convidados no encerramento da festa que lotou o Teatro da Cidade do Saber. Na cerimônia, Luiz Caetano, prefeito de Camaçari, e Elci Freitas, secretária de Cultura, autoridades e convidados em geral.

“A arte realmente desperta a alma do ser humano. Ontem, no olhar de cada um que estava ali, eu senti e vi a alegria de ter a felicidade de volta com a Cidade do Saber. De ter os encontros criativos, de estar ali numa relação direta com a arte, de poder estar ali se desenvolvendo cada vez mais, não só como artistas, mas principalmente como ser humano”, afirma o maestro Ubiratan Marques. 


Na noite de quarta-feira, a programação foi aberta com a apresentação solo da orquestra Afrosinfônica nas canções Gira Girar, Caminhos do Mar e Obaluaê. Em seguida, o maestro anunciou a participação dos artistas de Camaçari: recebeu os artistas Itana Rosa, interpretando Ainda Lembro; Edy Xote, com Vida de Viajante; Nadja Meireles, cantando Quinem Jiló; Simpa, com Azul da Cor do Mar; e Elly Nascimento, com As Canções Que Você Fez Pra Mim. No encerramento dessa parte, eles cantaram juntos Um Novo Tempo.


No encerramento do show, a Afrosinfônica recebeu Russo Passapusso, um dos convidados mais esperados da noite. Parceiro do maestro Ubiratan Marques, o vocalista da BaianaSystem empolgou o público com os hits: Navio, Invisível, Emoriô e Água.



A presença da orquestra na volta do complexo cultural Cidade do Saber, criado em 2007, símbolo de transformação em Camaçari, fortalece a parceria com a organização social Casa da Ponte Maestro Ubiratan Marques, com sede no Largo do Pelourinho. A organização social, que abriga a orquestra, se dedica à formação musical, à valorização das culturas afro-brasileiras e à preservação do patrimônio cultural, em suas dimensões materiais e imateriais. 


O projeto de formação musical desenvolvido pelo maestro na cidade e no litoral de Camaçari o inspirou a criar o “Ponte Para a Comunidade”, projeto desenvolvido pela Casa da Ponte, com cursos gratuitos e polos que fortalecem orquestras em territórios afrodescendentes de Salvador.


“É emocionante estar presente na reabertura de um lugar que teve e vai voltar a ter o cuidado com a educação, a cultura, a arte brasileira e a educação. Um respeito enorme pelo povo, um respeito pela troca de conhecimento, principalmente com o público de Camaçari. Recebi ligações de alunos que lá atrás fizeram parte desse projeto, uns que estão no Rio e em Brasília, e outros aqui presentes parabenizando por esta reabertura. São alunos que estabeleceram suas carreiras na música e em outras áreas por conta da Cidade do Saber”, comenta o maestro. 


Afrosinfônica

A Orquestra Afrosinfônica, sob o comando de Ubiratan Marques, é um coletivo de pessoas negras que se expressa a partir de uma abordagem decorrente de pesquisas sonoras e conceitos intimamente ligados à música afro-brasileira. Reunindo cerca de 30 músicos e estruturada por piano, percussão, sopros, contrabaixos e vozes femininas, a orquestra leva o conceito “afrosinfônico”, designado pelo maestro, às últimas consequências pela consciência do processo cultural da diáspora africana e pelo processo de pesquisa e estudo de repertório.


Casa da Ponte


No Centro Histórico de Salvador, a Casa da Ponte Maestro Ubiratan Marques atua com base na convicção de que a cultura, a memória e o patrimônio são ferramentas efetivas de transformação social. Criada em 2018, a Casa da Ponte abriga o Núcleo de Difusão de Música Afrosinfônica e o Núcleo de Preservação do Patrimônio Cultural. No largo do Pelourinho, um casarão do século XVIII abriga a Orquestra Afrosinfônica, o NMM – Núcleo Moderno de Música, e um centro cultural que promove diálogos entre artistas, pensadores e comunidades de Salvador e de outras regiões. O Ponte Para a Comunidade, um de seus principais projetos, oferece cursos gratuitos e fortalece orquestras em territórios afrodescendentes. Em sua primeira edição, o projeto atendeu mais de 3 mil pessoas e entregou oito Orquestras Afrobaianas a instituições e blocos afro da cidade.

Leia Mais >>

Eduardo Bolsonaro responde pastor Silas Malafaia


 Eduardo Bolsonaro responde pastor Silas Malafaia após ser chamado de 'babaca' em áudio


Declarações do líder religioso ocorreram em conversa com Jair Bolsonaro sobre tarifas dos EUA impostas ao Brasil


O deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP) gravou um vídeo com uma mensagem a Silas Malafaia, horas depois de vir a público um áudio em que o pastor o chama de "babaca" e ameaça "arrebentar" com ele gravando um vídeo. O líder da Assembleia de Deus Vitória em Cristo fez as declarações em uma conversa com o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), pai do parlamentar, sobre as tarifas impostas pelo governo dos Estados Unidos contra o Brasil.


Em vídeo publicado nas redes sociais, Eduardo Bolsonaro contemporizou a situação. Disse que os áudios foram obtidos numa suposta "fishing expedition" contra o pai, em que autoridades, segundo ele, "pegam o celular e vazam o que interessa". O deputado classificou a divulgação das informações nesta quarta-feira como uma "cortina de fumaça para o que realmente importa".


— Moraes e Dino estão tendo um tempo muito ruim com os bancos, sabem que não vão ganhar essa parada, pois não existe cenário de vitória para o STF. Diante disso tudo, estou aqui para dizer o seguinte: pastor Silas Malafaia, tamo junto [sic]. O senhor está sofrendo os últimos atos desse regime — disse Eduardo.


O deputado se referiu à aplicação da Lei Magnitsky contra o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes e às ameaças de medida semelhante contra o também ministro Flávio Dino — sem citar diretamente as sanções americanas, o magistrado determinou em um processo de outro tema a dependência de "expressa autorização" da Corte para eventuais cancelamentos de contratos e bloqueios de ativos e transferências para o exterior. A decisão deixou bancos num dilema.


Eduardo Bolsonaro disse que as medidas cautelares contra Malafaia são um ato de "desespero".


— É aquela situação do desespero, que não sabem mais o que fazer. Tem gente até achando que o [Donald] Trump vai mudar de ideia ou pensando que é igual o Brasil, que a depender do escritório de advocacia que você contrate eles podem reverter as coisas. Nos Estados Unidos, a banda toca diferente. Tamo junto, pastor. O senhor, igual a mim, está preocupado com Brasil e com os brasileiros. Bola para frente — destacou o parlamentar.


Os áudios foram encontrados pela Polícia Federal (PF) no celular de Bolsonaro e enviados nesta quarta-feira ao Supremo Tribunal Federal (STF), junto com o relatório no qual o ex-presidente e seu filho foram indiciados por coação no curso do processo e tentativa de abolição do Estado Democrático de Direito.


— A faca e o queijo estão na tua mão, cacete, e nós não podemos perder isso, pô. E vem o teu filho babaca falar merda, dando discurso nacionalista, que eu sei que você não é a favor isso. Dei um esporro, cara, mandei um áudio para ele de arrombar. E disse para ele: "a próxima que você fizer, eu gravo um vídeo e te arrebento". Falei para o Eduardo — disse Malafaia, num dos arquivos.

As informações são do EXTRA

Leia Mais >>

Baianos disputam competições internacionais de canoagem e paracanoagem

 


Foto: Divulgação

A canoagem baiana está em alta nesta semana, representando o país com força total em competições internacionais de canoagem de velocidade e paracanoagem. Sete canoístas estão nas águas da Itália e do Paraguai conquistando medalhas e buscando lugares mais altos no pódio, respectivamente, pelo Campeonato Mundial de Canoagem Velocidade e Paracanoagem 2025, em Milão, e pelo Jogos Pan-americanos Junior 2025, em Assunção.


O primeiro dia em ambas as competições foi de destaque para três atletas oriundos de versões anteriores do projeto Remando em Águas Baianas, uma parceria entre a Federação Baiana de Canoagem (Febac) e a Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), autarquia da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre). Gabriel Assunção Nascimento, do núcleo de Ubatã, venceu sua bateria no C1 500m do mundial, enquanto Lorrane Santos, de Ubatã, e Mateus Nunes, de Itacaré, conquistaram respectivamente, um bronze e uma prata, pelos Jogos Pan-Americanos.


Estreando em mundiais, Gabriel realizou sua prova em 1:52.56, garantindo o melhor tempo da eliminatória. “Saí forte no começo, fui administrando a prova e mantive o domínio. Peguei um pouco de onda no final, mas deu tudo certo. Fazer o melhor tempo me traz mais confiança para as semifinais. Estamos de olho no Brasileiro, vamos chegar embalados pelo Mundial e estou muito feliz. Em casa, tem muita gente torcendo por nós: amigos, parentes e o pessoal da Bahia. Agora é focar nas semifinais.”


Mundial – O campeonato, considerado o mais importante da temporada, iniciou nesta quarta-feira, 20, reunindo os melhores atletas dos cinco continentes, incluindo campeões e medalhistas olímpicos de Paris 2024, e segue até domingo, 24. O Brasil está totalmente representado pela Bahia, com Gabriel, Jacky Goodmann e Valdenice Conceição.


Entre os convocados, Gabriel terá um duplo desafio no C1 500m e no C2 500m ao lado de Jacky. O atleta chega motivado após bons resultados na Copa do Mundo em maio, realizada na Polônia, com o 4º lugar no C1 500m e o bronze no C2. Ele retorna à categoria individual pela semifinal nesta quinta-feira, 21, às 8h30.


Para Jacky, apoiado pelo programa Bolsa Esporte, do Governo do Estado da Bahia, a competição será também uma estreia marcante em território italiano: “Treinamos forte e estamos confiantes. É uma grande chance e vamos buscar colocar todo o trabalho em prática para representar bem o Brasil.” A dupla estreia às 5h33 desta quinta-feira, 21.


No feminino, Valdenice Conceição chega embalada pela semifinal inédita nos Jogos Olímpicos Paris 2024. Agora, no C1 200m, quer ir além. “Ganhei muita experiência nos Jogos e isso me fortaleceu. Venho focada para buscar a final e brigar pelas primeiras colocações.” Ela estreia também nesta quinta-feira, 21, às 4h05 pelas eliminatórias.


Mais do que preparados, o trio assume a responsabilidade de representar o país em meio à ausência de Isaquias Queiroz. O campeão olímpico, que estava na lista de convocados, foi poupado após enfrentar um quadro gripal que comprometeu sua preparação nos últimos meses. A decisão foi tomada em conjunto com a comissão técnica para priorizar sua recuperação plena e a preparação para a temporada de 2026.


Paracanoagem – Para as disputas paralímpicas da competição internacional, a equipe brasileira mistura jovens estreantes e nomes consagrados, com grande potencial de briga por medalhas. Entre eles, o estreante baiano Gabriel Paixão Porto, revelado no Projeto Remando em Águas Baianas no núcleo de Itacaré e apoiado pelo Bolsa Esporte, vive a expectativa de seu primeiro mundial adulto.


Gabriel Porto disputa sua categoria KL3M 200m a partir desta quinta-feira, 21, às 11h05, pelas eliminatórias. “É sempre um frio na barriga competir em um torneio desse porte, mas treinamos muito bem, inclusive na própria raia de Milão. Agora é entrar nas provas e buscar, etapa por etapa, a classificação até a final A”, disse o atleta.


A presidente da Febac, Camila Lima, comemora e ressalta a importância de políticas públicas de incentivo e fomento ao esporte para o surgimento de tantos talentos. “É uma alegria imensa ver nossos atletas baianos mais uma vez no topo do cenário esportivo, representando o nosso país, o nosso Estado. A gente sabe o quanto a caminhada esportiva é complexa. São vários desafios a serem superados para chegar ao alto rendimento e vermos nossos atletas nesse patamar é muito gratificante. O apoio do poder público, principalmente a Sudesb, é fundamental para termos descobertos esses grandes nomes”.


Jogos Pan-Americanos Junior – O primeiro dia de competição da Canoagem nos Jogos Pan-Americanos Júnior foi de pódio para o Brasil, com Mateus cruzando a linha de chegada em 4:23.98, conquistando a segunda colocação da categoria C1M 1000m. “Hoje foi um dia bem intenso para nós. Estou feliz em garantir a segunda colocação, fiquei 6.8 segundos atrás do argentino primeiro colocado, mas ainda tenho outras competições no C1 500m e C2 500m. Se hoje dei o meu melhor, amanhã vou remar ainda mais para buscar o ouro”, destacou o atleta de Itacaré.


Na disputa feminina, Lorrane começou o dia com uma eliminatória sólida, marcando o segundo melhor tempo (52.89s) e avançando direto para a final do C1 200m. Já na decisão, em uma prova equilibrada e definida por milésimos de segundo, a atleta de Ubatã (BA) conquistou o bronze com o tempo de 50.67s.


O diretor-geral da Sudesb, Vicente Neto, comemora a continuidade da hegemonia baiana na modalidade. “O resultado de uma política pública de fomento ao esporte é esse. Grandes talentos como Gabriel Nascimento, Gabriel Porto, Mateus e Lorrane ajudam a mostrar a importância desse projeto Remando em Águas Baianas, que já foi Remando em Rio de Contas e Remando no Litoral Sul, para a canoagem brasileira. Eles já estão aí somados a grandes nomes, baianos também, da modalidade, como Isaquias, Jacky e Valdenice”.


As competições na Baía de Assunção seguem nesta quinta-feira, 21, com Lorrane disputando o C1W500m a partir das 9h20, com possibilidade de semifinal às 10h50 e final às 12h10. Às 12h, Mateus também compete a final do C1M500m. A delegação brasileira também conta com Maria do Livramento de Sousa Cunha, de José de Freitas, do Piauí; e o baiano de Itacaré Lucas Espírito Santo Santos. A equipe retorna competir no sábado, dia 23, com Maria e Lorrane na prova C2W500m; Lucas e Mateus no C2M500m; e também Lucas e Lorrane Santos Souza no C2 Misto 500m, encerrando a participação nos jogos.


Leia Mais >>

FLIPELÔ 2026 será realizada de 5 a 9 de agosto



A FLIPELÔ chega à 10 edição e se consolidada como a grande festa literária da Bahia e uma das principais do Brasil


A saudade ainda nem teve tempo de bater em nossa porta e a Fundação Casa de Jorge Amado já anuncia a data da Festa Literária Internacional do Pelourinho (FLIPELÔ) - 2026. A 10ª edição da FLIPELÔ será realizada de 5 a 9 de agosto.

 

“2026 será um ano especial. Vamos celebrar a 10ª edição da FLIPELÔ e os 40 anos da Fundação Casa de Jorge Amado. Por isso, resolvemos anunciar a data para que escritores e o público que vêm de outras cidades e estados possam se organizar com tranquilidade, já que a festa integra o calendário nacional de eventos literários”, destaca Angela Fraga, presidente da Fundação Casa de Jorge Amado, instituição cultural responsável pela realização da FLIPELÔ.

 

A edição 2025 reuniu cerca de 300 mil pessoas, durante os cinco dias de festas, no Centro Histórico de Salvador. “Tivemos um FLIPELÔ solar. O tempo contribuiu e o público veio aproveitar a rica e intensa programação. Desde o primeiro dia, o público foi maior em comparação com a edição anterior. Várias mesas de debates tiveram lotação máxima. Portões de algumas praças foram fechados devido o alcance do número de pessoas permitidas. Ficamos felizes que toda a essa movimentação foi para debater livros”, comemora Angela Fraga.


Balanço

Algumas novidades da edição 2025 serão mantidas, a exemplo de bate-papos no palco principal da festa no Largo do Pelourinho. “Este ano apostamos em conversas no palco principal. Deu muito certo. O Largo do Pelourinho, sempre associado à música, foi ocupado por um público ávido por debater literatura”, pontua a presidente da Fundação Casa de Jorge Amado.


De acordo com Angela Fraga, os novos espaços incorporados ao evento, a exemplo da Vale do Dendê e do CRIA, devem permanecer com programação oficial do evento. “Sempre buscamos ir incorporando novos espaços, acompanhando o crescimento da festa. A cada edição a FLIPELÔ fica maior e a incorporação de espaço que já atuam no Pelourinho, que ajudam a manter o Centro Histórico vivo e pulsante, é fundamental. Somos uma festa coletiva”. 


Outro acerto da curadoria do evento foi a escolha do homenageado, o escritor e dramaturgo baiano Dias Gomes: “Trouxemos Dias Gomes para o lugar de destaque que ele merece. Apresentamos suas obras e seu legado à geração atual e reavivamos lembranças nas gerações anteriores. Foi uma homenagem linda, justa e merecida”, ressalta Angela. 

2026


Os preparativos para edição 2026 já iniciaram, informa Angela Fraga: “Além da data, que estamos divulgando hoje, já escolhemos a pessoa homenageada. Também, definimos a participação de um grande nome da atual literatura brasileira como primeiro escritor convidado da 10ª edição”.


De acordo com a presidente da Fundação Casa de Jorge Amado, está definido o seguinte calendário:


– Agosto/2025: anúncio da data da realização da 10ª edição da FLIPELÔ – 2026;

– Setembro/2025: anúncio da pessoa homenageada;

– Outubro/2025: anúncio do primeiro convidado confirmado;

– Agosto/2026: 10ª edição da FLIPELÔ (5 a 9 de agosto)


Novas informações serão sempre anunciadas pelo Instagram da FLIPELÔ (@flipelo) e da Fundação Casa de Jorge Amado (@casadejorgeamado).


FOTOS: Guilherme Web de Lima/Fundação Casa de Jorge Amado


---

Leia Mais >>

Setur-BA qualifica turismo histórico-militar em Salvador


Capacitação oferecida pela Setur-BA qualifica turismo histórico-militar em Salvador


A Secretaria de Turismo do Estado (Setur-BA) ofereceu a capacitação em história e cultura das fortificações militares de Salvador, voltada para os guias que atuam na cidade, com registro no cadastro nacional que regulamenta a profissão (Cadastur). O curso intensivo foi realizado, na segunda-feira (18), e dividido em atividades no posto do Serviço de Atendimento ao Turista (SAT), no Terreiro de Jesus, e visita de campo.


Pela manhã, os participantes tiveram aulas com o professor e historiador Rafael Dantas sobre as características das construções militares na capital baiana, durante o período colonial, e o impacto delas no turismo. “As intervenções militares ajudam a contar a história da Bahia e seu protagonismo no mundo atlântico, em contato direto com a África e Europa, ao longo do colonialismo. Essa ação fortalece o turismo de experiência, que tem sido valorizado pela Setur-BA”, destacou Dantas.


No período da tarde, eles visitaram o Espaço Cultural Marechal Cantuária, no Quartel da Mouraria, sede do Comando da 6ª Região Militar. O local abriga um acervo da memória do Exército e sua ligação com a Independência da Bahia. “Para nós, é uma honra receber esse grupo de guias. Agradecemos à Setur-BA, pela iniciativa, que é um passo importante para o incremento do turismo militar”, declarou o assessor cultural do Comando, coronel Motta Lima.


“Essa é uma excelente oportunidade para oferecer um novo produto a quem visita Salvador. Isso vai ser mais uma frente de trabalho para o guia, que poderá trazer turistas e estudantes de escolas públicas e privadas, para conhecer as curiosidades das fortificações”, disse a presidente do Sindicato dos Guias de Turismo (Sigtur), Rivanete Rodrigues.


A capacitação integra as ações da Setur-BA para a diversificação da oferta de experiências aos turistas, incluindo a criação de um roteiro de visitação aos fortes de Monte Serrat (Boa Viagem), São Pedro (Campo Grande), São Diogo e Santa Maria (Barra), em parceria com a 6ª Região Militar.


Foto: Laís Rocha/Ascom Setur-BA

Fonte: Ascom/Setur-BA

Leia Mais >>

Moqueca de Peixe e atrações culturais da Bahia no 9º Salão do Turismo



 Moqueca de Peixe e atrações culturais da Bahia são destaques no 9º Salão do Turismo


O evento é aberto ao público, com entrada gratuita, e conta ainda com shows musicais, experiências culturais, artesanato, gastronomia, áreas de negócios e muito mais


 


A tradicional Moqueca de Peixe, preparada ao vivo por chef convidado no espaço Cozinha Show, e apresentações culturais que celebram a identidade baiana estão encantando o público na 9ª edição do Salão do Turismo. A Bahia está representada no Salão do Turismo, maior evento do setor turístico brasileiro, promovido pelo Ministério do Turismo.

 


O evento, aberto ao público com entrada gratuita, acontece de 21 a 23 de agosto no Distrito Anhembi, em São Paulo, reunindo gastronomia, música, artesanato e experiências imersivas de todo o país. Nesta edição o tema “Diversidade, Inclusão e Sustentabilidade no Turismo” e conta com a participação das 27 unidades da Federação.

 


Para trazer ainda mais axé para o evento, dentro do Mercadão, produtos típicos baianos produzidos por cooperativas e agricultores familiares estarão à venda, incluindo geleias, doces, compotas e cervejas artesanais, oferecendo ao visitante a chance de levar para casa um pedaço dos sabores do estado.

 


PARCERIA – O 9º Salão do Turismo: Conheça o Brasil, a maior vitrine do turismo brasileiro, é promovido pelo Ministério do Turismo em parceria com o Governo do Estado de São Paulo e a Prefeitura Municipal de São Paulo. O evento conta, ainda, com o apoio do SESC , SENAC , Sebrae , além de parceiros como Embratur, Itaipu Binacional, Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal.

 


SERVIÇO

Onde: Distrito Anhembi – São Paulo (SP)

Quando: 21 a 23 de agosto de 2025

Horário: A partir das 12h

Entrada gratuita

 

Leia Mais >>

Mês de agosto ganha relevância no comércio na Bahia

 


Tradicionalmente discreto, mês de agosto ganha relevância no comércio na Bahia


Vendas no varejo cresceram 11,6% em agosto ante o mesmo mês do ano anterior, segundo o IBGE, e movimentação nas maquininhas do comércio superou as expectativas do setor


Agosto deixou de ser visto apenas como um mês de movimento mais fraco entre datas comemorativas e passou a atrair mais consumidores na Bahia, com as vendas do varejo restrito crescendo 11,6% em 2024 em relação ao mesmo mês do ano anterior, segundo revelou o IBGE. 


Especialistas do setor atribuem o crescimento ao efeito do Dia dos Pais, somado a campanhas promocionais e à ampliação do acesso a meios de pagamento digitais. Também destacam que com o maior poder de compra das famílias, os consumidores têm diversificado os gastos nesse período, ampliando as aquisições para segmentos como eletrônicos, moda e alimentação fora de casa.


O aumento também se comprova na movimentação das maquininhas de pagamento usadas no comércio e nos serviços, tanto por pessoas físicas quanto jurídicas. Na Bahia, a movimentação nas maquininhas do Sicredi registrou desempenho 4,3% superior ao de julho. O volume financeiro movimentou cerca de R$ 10,5 milhões em agosto, contra R$ 10 milhões de julho.



O varejo restrito, segundo a definição do IBGE, considera as vendas de atividades como supermercados, lojas de vestuário, móveis e eletrodomésticos, mas exclui setores como veículos, peças e materiais de construção. O indicador é usado para medir o desempenho central do comércio e, quando apresenta alta expressiva, aponta para maior dinamismo no consumo de bens essenciais e duráveis, refletindo diretamente na geração de empregos e na arrecadação de impostos.


Para Jussara Marques, Analista de Desenvolvimento de Negócios da Central Sicredi Nordeste, o mês de agosto tem se tornado cada vez mais importante para o comércio local, especialmente por conta do Dia dos Pais, refletindo no aumento do volume financeiro transacionado pelas maquininhas Sicredi. “Além da data comemorativa, esse crescimento é impulsionado por campanhas focadas principalmente no segmento do comércio, o que contribui para a ampliação da nossa base de associados que possuem o produto e, consequentemente, para o aumento do volume transacionado”, afirma.


Segundo a especialista, os números do Sicredi também se destacam devido ao crescimento do público empresarial, o portfólio de soluções vai além das maquininhas físicas e com tecnologias integradas a aplicativos de vendas e suporte técnico especializado. 


A instituição aposta que ferramentas desse tipo fortalecem as vendas de lojistas em datas específicas, reforçando o desempenho de vendas em períodos estratégicos.“Nossa equipe comercial atua com escuta ativa, garantindo atendimento personalizado, promovendo a inclusão financeira e o desenvolvimento sustentável dos negócios locais”, conclui Jussara.


Leia Mais >>
 

Solenidades

Gastronomia

Eventos

Teatro

SALVADOR NOTÍCIAS
©Todos os direitos reservados desde 2000-2025 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com
- Topo ↑