Após apresentações na Bélgica e na Holanda em 2011, o ano de 2012 já começa agitado para o Samba Chula de São Braz. O grupo de Santo Amaro volta à Europa em fevereiro, desta vez para shows na Inglaterra e na França. Focado na tradição oral do samba de roda, o grupo já se apresentou em diversas cidades do Brasil e da Europa.
Após um ano de diversas apresentações de sucesso em cidades brasileiras e europeias, mais uma vez o grupo é convidado para tocar no velho continente. Dessa vez, a turnê passa pela Inglaterra e França, abrindo com duas apresentações em Londres pelo Destination The Holiday & Travel Show, e dando continuidade no Momo, e logo embarcando para as cidades francesas de Toulouse, Marseille e Paris.
O Samba Chula de São Braz possui uma trajetória profissional que inclui participações em shows e programas de Maria Bethania, Gilberto Gil, Regina Casé, Antônio Nóbrega, como também várias viagens para a realização de apresentações musicais em São Paulo (SESCs e ITAU Cultural), Goiás e várias cidades da Bahia (Salvador, Recôncavo, Ilhéus, Jequié).
O reconhecimento para este grupo musical, que continua preservando e aprimorando o samba chula de raiz da região de Santo Amaro, passou a ser significativo com o Premio Pixinguinha – Bahia, 2008-2009, que resultou na gravação do disco “Quando dou minha risada, há, há…”. Em 2010, o grupo Samba Chula de São Braz realizou uma série de apresentações importantes, com destaque para a participação na Womex Copenhague 2010, a maior feira das músicas do mundo. A turnê passou também por Lisboa (Centro Cultural Interacidade) e São Paulo (Museu AfroBrasil).
O Samba Chula de São Braz foi convidado durante a Womex 2010 em Copenhague para ser um dos destaques do Festival, com dois shows e diversas Rodas de Samba durante sua estadia. Em maio de 2011, o grupo participou do Spring Festival – Rishon Le Zion 2011, em Israel, dando continuidade à tradição do festival de levar dança e música do mundo inteiro para diversos palcos.
O ano de 2011 encerrou para o Samba Chula de São Braz mais uma vez no velho continente, como parte da programação do Europalia Brasil (http://www.europalia.be/), com apresentações em palcos da Bélgica e Holanda. Originado da pequena vila de pescadores de São Braz, o grupo mantém viva a cultura do Samba de Roda do Recôncavo, reconhecido pela UNESCO desde 2005 como Patrimônio Imaterial da Humanidade.
0 comentários :
Postar um comentário