Translate

INSTAGRAM

INSTAGRAM
@salvadornoticiasofc

Seja bem-vindo. Hoje é

sábado, 10 de maio de 2025

Maio Roxo: saiba como identificar doenças inflamatórias intestinais


Maio Roxo: saiba como identificar as principais doenças inflamatórias intestinais


Gastroenterologista do Itaigara Memorial Gastro-Hepato Endoscopia ressalta a importância do diagnóstico precoce das DIIs


Com o avanço dos casos e o impacto direto na qualidade de vida dos pacientes, as Doenças Inflamatórias Intestinais (DIIs) ganham destaque durante a campanha Maio Roxo. A iniciativa chama atenção para enfermidades crônicas que acometem o trato gastrointestinal e que têm se tornado cada vez mais frequentes, principalmente em razão do estilo de vida moderno. 


“Entre as principais DIIs estão a Retocolite Ulcerativa e a Doença de Crohn. Ambas são doenças crônicas, imunomediadas e de origem multifatorial, caracterizadas por um processo inflamatório persistente no trato gastrointestinal. Elas exigem diagnóstico precoce e acompanhamento contínuo para controle dos sintomas e prevenção de complicações”, explica a gastroenterologista do Itaigara Memorial Gastro-Hepato Endoscopia, Flora Fortes.


A Doença de Crohn pode afetar qualquer parte do sistema gastrointestinal, desde a boca até o ânus. Já a Retocolite Ulcerativa afeta o cólon e o reto. De acordo com Fortes, os principais sintomas das DIIs são diarreia persistente; dor abdominal; muco ou sangramento nas fezes; perda de peso e abscessos e fístulas na região anal. 


“Alguns fatores, como histórico familiar, tabagismo, uso prolongado de anti-inflamatórios e consumo excessivo de álcool, podem aumentar o risco de desenvolver doenças inflamatórias intestinais. Embora não tenham cura, essas doenças podem ser controladas com o tratamento adequado, que ajuda a reduzir a inflamação e aliviar os sintomas”, ressalta a médica.


Ainda segundo Flora, hábitos como manter uma alimentação equilibrada, praticar atividade física regularmente, dormir bem e estar atento ao histórico familiar são fundamentais para reduzir o risco de desenvolver doenças inflamatórias intestinais. “O consumo frequente de alimentos como embutidos, enlatados e frituras pode contribuir para a progressão da doença”, alerta.


O Itaigara Memorial Gastro-Hepato Endoscopia conta com a Clínica do Intestino, um serviço especializado no atendimento a pacientes com Doenças Inflamatórias Intestinais. Com uma equipe multidisciplinar, o local oferece um cuidado integral, que inclui consultas com especialistas, avaliação nutricional e psicológica, tratamento clínico e exames complementares, como Endoscopia Digestiva Alta, Vídeo Cápsula Endoscópica e Colonoscopia.


Foto: Freepik

0 comentários :

 
SALVADOR NOTÍCIAS
©Todos os direitos reservados desde 2000-2025 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com
- Topo ↑