Segundo dia do Festival Brasil Nordeste destaca inovação, sustentabilidade e formação colaborativa
O segundo dia do Brasil Nordeste – Festival de Economia Popular e Solidária, nesta quinta-feira (8), foi marcado por debates sobre sustentabilidade, atividades de capacitação voltadas ao empreendedorismo digital e iniciativas de formação política e técnica. A programação gratuita segue até domingo (11), no Centro de Convenções Salvador.
Transição ecológica no centro do debate - A programação teve início ainda pela manhã, com a aula magna “Rumo ao Plano Nordeste de Transformação Ecológica: Quais Perspectivas?”, conduzida pela professora Dra. Tarin Mont’Alverne, da Universidade Federal do Ceará (UFC), com tradução em Libras.
Tarin trouxe reflexões sobre os desafios da transição energética global e seus impactos diretos no Brasil. Segundo ela, é preciso considerar o papel da mineração nesse processo: “A gente está falando de transição energética, estamos falando em eletrificação da indústria, mas para que a gente consiga essa descarbonização, nós precisamos de quê? De minério. Por incrível que pareça, a Europa não tem minério — ela vai querer importar de algum lugar. E por isso precisamos ficar atentos a essa realidade. Como é que essa mineração vai ser feita no Brasil?”
A especialista também reforçou a necessidade de articular meio ambiente e direitos humanos nas discussões sobre o tema. “Meio ambiente é direitos humanos — isso foi declarado recentemente pela ONU. Então, todo debate de direitos humanos atualmente insere também o eixo ambiental, e não apenas o social. Por isso é importante que, quando iniciarmos essas discussões sobre a importância e a necessidade dos minérios para uma ação ou uma transição energética, a gente pense também no social.”
Ela chamou atenção ainda para um dos principais gargalos da transformação ecológica no país: o acesso ao financiamento. “Quem vai pagar a conta dessa transformação ecológica? O grande carregador de todas as discussões sobre mudanças climáticas é o financiamento. Como é que os municípios do sertão conseguem acessar esse tipo de recurso? Como capacitá-los para acessar o financiamento climático e o financiamento azul?”
Na sequência, o Consórcio Nordeste e os governos estaduais apresentaram o esboço do Plano Brasil Nordeste de Transformação Ecológica — documento estratégico que vem sendo construído de forma colaborativa e será entregue ao Ministério da Fazenda durante a COP-30, em novembro.
Oficinas incentivam empreendedorismo digital - Ainda no turno matutino, foram promovidas formações voltadas à comunicação e ao empreendedorismo digital. Rafael Lopes, da organização humanitária Cáritas, conduziu um encontro sobre mídias digitais na economia solidária. Paralelamente, a plataforma Shopee, uma das patrocinadoras do evento, realizou a atividade “Trilhas de Conhecimento”, voltada para a capacitação de novos empreendedores da sua rede.
Um dos momentos inspiradores do dia foi a conversa com a empreendedora sergipana Deise Dória, vencedora do Prêmio Mulher Empreendedora do Ano da Shopee. Ela compartilhou a trajetória que transformou uma iniciativa solidária em um negócio de impacto: a loja Palha Decor, que hoje beneficia mais de 100 famílias de artesãos quilombolas e indígenas de Sergipe.
À tarde, o seminário “Desenvolvimento Temporal da Caatinga: Desafios e Perspectivas do Bioma” reuniu especialistas como Alexandre Pires (Ministério do Meio Ambiente), a professora Fernanda Leal (UFCG) e Juliana Bavuzo (ASA), com mediação de Glauber Piva, do Consórcio Nordeste. Além de uma importante contextualização sobre a caatinga e a degradação do bioma, o debate ressaltou a importância de políticas públicas voltadas ao semiárido, o combate à desertificação, com foco nas pessoas, nas comunidades identitárias, na valorização da biodiversidade e nas tecnologias de convivência com a seca.
“A caatinga nada mais é que o seu povo também. Os modos de vida dos seus povos são inspirados nesse bioma. Catingueiros e catingueiras são pessoas formadas pelas condições desse bioma. E outras formas de vida, como barranqueiros e barranqueiras, pescadores e pescadoras artesanais, povos quilombolas e povos indígenas, que têm o seu modo de vida construindo a partir da convivência com esse bioma”, afirma Juliana Bavuzo.
Encerrando a programação formativa, a atividade “Conexões que Transformam: Redes de Economia Popular e Solidária”, ministrada por Anne Sena e Arildo Motta da Central de Cooperativas e Empreendimentos Solidários (Unisol), promoveu a articulação entre participantes de diferentes territórios, reforçando o papel das redes no fortalecimento do setor.
A programação cultural também movimentou os espaços do festival, com apresentações do Coral de Vaqueiros de União, no Piauí, a vibração do Rixô Elétrico, a Quadrilha Junina Buscapé, da Bahia, e o show do cantor baiano Pedro Pondé, que encerrou a noite no palco principal.
O Brasil Nordeste – 1º Festival de Economia Popular e Solidária é uma iniciativa do Governo do Estado da Bahia, por meio das secretarias do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), e do Desenvolvimento Econômico (SDE), e apoios do Instituto Federal da Bahia (IFBA), do Centros Públicos de Economia Solidária da Bahia (CESOL). O evento é produzido pela MK Produções e tem como correalizadores Caderno 2 Produções, Polo Cultural, Associação de Assistência à Produção e ao Desenvolvimento Sustentável (AAPDS), Organização de Estados Ibero-americanos (OEI) e Open Society Foundations (OSF), com Patrocínios de Shopee, Sebrae, Fundação Banco do Brasil, Banco do Nordeste, Caixa, e de Bahiagás, através da Lei Rouanet de Incentivo à Cultura. Realização do Consórcio Nordeste, Ministério do Empreendedorismo e da Empresa de Pequeno Porte, Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome e Ministério da Cultura do Governo Federal.
Confira a programação dos próximos dias:
Sexta-feira - 9 de maio
10h30 - Manifestação cultural popular: Show Folclórico Capoeira em Movimento Bahia - CMB (BA)
10h30 às 12h - Oficina: Inovação e Tecnologia Social na Economia Popular e Solidária | Prof. Dayvid Souza - Instituto Federal Goiano
10h30 às 12h - Oficina Shopee: Trilhas de Conhecimento
10h às 13h - AUDITÓRIO I - PAINEL I: Parlamento e Economia Popular e Solidária
FERNANDO MINEIRO - Deputado - Frente Parlamentar de Economia Solidária do Congresso Nacional
ANGELO ALMEIDA - SDE/Governo da Bahia
FERNANDO ZAMBAN - Senaes/MTE
RENAN RIDLEY - Governo do Ceará
OLIVIA SANTANA - Deputada - Frente Parlamentar de Economia Solidária da ALBA
DÉBORA RODRIGUES - Fórum Brasileiro de Economia Solidária
MILTON BARBOSA - Com. Ecosol CNE
ALADILCE SOUZA - Vereadora - Câmara Municipal de Salvador
MEDIAÇÃO: Secretária IRIS OLIVEIRA - Governo do Rio Grande do Norte
10h às 13h - AUDITÓRIO II - PAINEL II: Inclusão e Geração de Renda nos Festejos e Eventos Populares
KLEYTTON MORAIS - Fundação Banco do Brasil
CLAUDETE COSTA - Unicopas/MNCR
JOÃO JORGE RODRIGUES - Fundação Palmares
ILEANA NEIVA - Ministério Público do Trabalho
JACARÉ DiALABAMA - Capoeira em Movimento Bahia (CMB)
MANOELZINHO SALUSTIANO - Maracatu de Baque Solto
EDSON LEITE - Gastronomia Periférica
JÚLIO SANTANA - Setre/Governo da Bahia
LÍDICE BERMAN - MRF e Diretora Executiva da LB Cultura Circular
MEDIAÇÃO: Secretário LUIZ HENRIQUE LULA - Governo do Maranhão
13h - Manifestação cultural popular - Tambor de Crioula (MA)
13h - Repasse Metodologia Sebrae de Análise Situacional de Cooperativas para agentes da Setre -Ba | Luciana Lopes - Sebrae
14h às 18h - Oficina Shopee na Estrada
14h às 17h - AUDITÓRIO I: PAINEL III: Economia Solidária e Agricultura Familiar: Arranjos e Cadeias Produtivas na Cidade e no Campo
REGILANE FERNANDES - SAF/MDA
CLAUDIA ZULMIRA CARDOSO OLIVEIRA - Fundação Banco do Brasil
DANIEL ALMEIDA - Deputado - Câmara Federal
OSNI CARDOSO - SDR/Governo da Bahia
NENEIDE LIMA - Rede Xique-Xique
LUIZ COSTA - Rede Aresol
NELSA NESPOLO - Rede Justa Trama
WILSON DIAS - Unicafes
MEDIAÇÃO: FÁTIMA TORRES - Unicafes
14h às 17h - AUDITÓRIO II - PAINEL IV: Outra Economia é Possível: Sistema Nordestino de Finanças Solidárias.
ANTONINO CARDOSO - Cooperagri - Alagoas
BÁRBARA HAMER - Rede Nordestina de Fundos Rotativos Solidários
FERNANDO ZAMBAN - Senaes/MTE
JOAQUIM MELO - Rede Brasileira de Bancos Comunitários
JOSÉ PAULO CRISÓSTOMO - Setre/Governo da Bahia
ADINALDO NASCIMENTO - Banco Popular de Indiaroba
MARCELA VIEIRA - Cáritas Brasil – FBES
GENAUTO FRANÇA - Ites/UFBA
CARINA VITRAL - Gerente de Projetos da Secretaria Executiva do Ministério da Fazenda
MEDIAÇÃO: GELVANE SANTIAGO - Cogefur
16h às 18h - Oficina: A Experiência da Fundação Banco do Brasil (FBB) em Editais
Mariana Oliveira - FBB
17h - Manifestação Cultural Popular - Filhos de Gandhy (BA)
18h30 - Show - Juliana Linhares (RN)
20h - Show - Otto (PB)
Sábado - 10 de maio
10h às 13h - AUDITÓRIO I - PAINEL V: Ciência, Tecnologia, Desenvolvimento Social e Economia Solidária
ANDRÉ JOAZEIRO - SECTI
TATIANA SOUZA - SG da Presidência da República
LUZIA MOTA - Reitora do IFBA
PAULO CÂMARA - Banco do Nordeste
LUCIANA BAGNO - Fundação Banco do Brasil
AILTON CARDOSO - CNE
GABRIEL KRAYCHETE - VSBA
ANNE SENA - Unisol
ALICE PORTUGAL - Deputada – Câmara Federal
MEDIAÇÃO: WENCESLAU JÚNIOR - SETRE/Governo da Bahia
10h30 às 13h00 - Oficina: Sustentabilidade Ambiental na Economia Popular e Solidária | Lorena Nascimento - Setre/Governo da Bahia e Luciana Lopes - Sebrae
10h às 13h - AUDITÓRIO II - PAINEL VI: Sustentabilidades na Economia Solidária: O Papel das Incubadoras Tecnológicas
RONALDA BARRETO - Incuba UNEB
ROWENNA BRITO - SEC/Governo da Bahia
MAURÍCIO SARDÁ - Incubacoop - UFRPE
ALZIRA MEDEIROS - Rede Autogestionária de Educação Popular/FBES
RICHARD SANTOS - UFSB
WILLIANE VIRIATO ROLIM - IFPB
VICTÓRIA R. ARRAIS DE PAIVA - UFCA / Governo do Ceará
MEDIAÇÃO: PROFª TATIANA VELLOSO - Rede de Incubadoras da Bahia/VSBA
11h - Cozinha Identitária Show - Culinarista Rose da Silva (BA)
13h - Show: Ivison Santos e Arthur Lorenzo (PB)
14h às 17h - AUDITÓRIO I - PAINEL VII: Turismo Comunitário e Economia Solidária
ANANIAS VIANNA - Centro de Valorização da Vida do Vale do Iguape
MARIA APARECIDA - Rede TUCUM- Ceará
MAURICIO BACELAR - Setur /Governo da Bahia
TATIANE ANJOS - Rede BATUC - Bahia
VICTÓRIA RÉGIA ARRAIS DE PAIVA - UFCA / Rede de Gestores
JAIRO SANTOS - Rede de Gestores
MEDIAÇÃO: NIVEA CERQUEIRA - IFBA
14h às 17h - AUDITÓRIO II - PAINEL VIII: Ancestralidade e Resistência: A luta Feminista e Antirracista e a Economia Solidária
ITANACI DE OLIVEIRA - Casa da Mulher do Nordeste - PE
ÂNGELA GUIMARÃES - Sepromi/Governo da Bahia
NEUSA CADORE - SPM/Governo da Bahia
KARKAJU PATAXÓ - CGPPC/Ministério dos Povos Indígenas
NILZA NASCIMENTO - Terreiro Ilê Axé Yepandá Odé
KARINE OLIVEIRA - Coletivo Ângela Davis / UFRB
LIDIANE FREIRE - Senaes/MTE
MEDIAÇÃO: MARINA DUARTE - Unegro / CNPIR
16h às 19h - Encontro da Rede Autogestionária de Educação Popular
17h - Manifestação Cultural Popular - Coco de Roda Babaçu (AL)
18h30 - Show - Priscila Carvalho (MA)
20h - Show - Del Feliz (BA)
DOMINGO - 11 de maio
11h - Show Infantil - Canela Fina
11h - Cozinha Identitária Show - Jonatas Bonfim (Bahia)
13h às 14h Manifestação Cultural Popular Itinerante - a confirmar
14h às 15h - Cozinha Identitária Show - Chef Júlia Vieira (Bahia)
15h - Show - Clariana (Bahia)
16h - Show - Yayá Massemba (Bahia)
17h - Encerramento
*Programação sujeita a alterações.
SERVIÇO
Brasil Nordeste – 1º Festival de Economia Popular e Solidária
Data: 7 a 11 de maio
Local: Centro de Convenções Salvador (Av. Octávio Mangabeira, 5.490 - Boca do Rio – Salvador - Bahia)
Entrada gratuita
Ingressos via Sympla: https://www.sympla.com.br/evento/brasil-nordeste---1-festival-de-economia-popular-e-solidaria/2926514.
0 comentários :
Postar um comentário