![]() |
Foto Exame |
O dia 2 de julho é dedicado à Independência da Bahia, com várias mudanças nos horários de funcionamento de lojas em Salvador e na Região Metropolitana (RMS).
Lojas e quiosques funcionarão em horários especiais, incluindo âncoras e praças de alimentação, das 12h às 21h, enquanto outros serviços podem ter horários flexíveis.
Também se esperam alterações no tráfego, principalmente em regiões que receberão as celebrações cívicas, como Pirajá e Campo Grande.
A Independência da Bahia, também chamada de Independência do Brasil na Bahia, é uma consequência da Independência do nosso país. Na realidade, a Independência da Bahia foi a luta travada pela população baiana contra os portugueses e as autoridades locais, que permaneceram fiéis à metrópole.
Histórico do contexto da Independência da Bahia
O movimento de Independência da Bahia está inserido no cenário da Independência do Brasil, iniciado no início do século XIX. Existia descontentamento com Portugal em algumas áreas da Colônia, porém ainda não era generalizado, e existiam áreas que apoiavam a autoridade portuguesa.
Ademais, ainda não havia uma consciência nacional, ou seja, um sentimento de identificação dos colonos como brasileiros claramente estabelecido. Por exemplo, podemos citar os dois movimentos de independência que ocorreram em Minas Gerais e Bahia no final do século XVIII.
Informações adicionais sobre "Independência da Bahia" podem ser encontradas em: https://brasilescola.uol.com.br/historiab/independencia-bahia.htm
No início do século XIX, o Brasil e, particularmente, o Rio de Janeiro experimentaram profundas mudanças. Essas alterações resultaram das medidas tomadas pelo príncipe regente, D. De João. O progresso e a independência alcançadas pelo Brasil durante esse período, denominado Joanino, desagradou a burguesia de Portugal, que ansiava por recolonizar o Brasil, submetendo-o novamente às regras do Pacto Colonial.
Informações adicionais sobre "Independência da Bahia" podem ser encontradas em: https://brasilescola.uol.com.br/historiab/independencia-bahia.htm
0 comentários :
Postar um comentário