Transalvador premia vencedores da 12ª edição do Concurso de Desenhos Infantis
Os destaques da 12ª edição do Concurso de Desenhos Infantis da Superintendência de Trânsito de Salvador (Transalvador) foram premiados nesta quinta-feira (11). A cerimônia aconteceu no Shopping Bela Vista. Participaram do evento estudantes de escolas das redes pública e privada, além de gestores municipais.
No grupo da Educação Infantil, o destaque foi Pedro Paulo Santos, de apenas 5 anos, aluno da Escola Marissol. Entre os estudantes do 1º ano, as vencedoras foram Maria Clara Nascimento Cardoso, 6 anos, da Escola Mirassol, e Laura de Alcântara Costa, 7 anos, da Escola Augusto Comte. No 2º ano, a premiada foi Valentina Lopes, 7 anos, da Escola Municipal Ruy de Lima Maltez.
Já no 3º ano, quem se destacou foi Thauana Abreu Silva, 8 anos, da Escola Municipal Desportiva Santa Rita. Da mesma instituição, Ysadora Gonzaga Diogo de Brito, 9 anos, venceu na categoria do 4º ano. Representando o 5º ano, a ganhadora foi Tarcylla Melony da Cruz Campos, 12 anos, também da Escola Municipal Desportiva Santa Rita. Cada uma delas recebeu uma bicicleta como premiação.
“Ficamos muito felizes em ver o quanto as crianças conseguem traduzir, por meio da arte, a importância de um trânsito mais seguro. Cada desenho revela um olhar sensível e atento para o cuidado com a vida, que é exatamente o que buscamos estimular. Investir na educação para o trânsito desde a infância é plantar sementes que vão refletir em uma cidade mais humana e responsável no futuro”, afirma Diego Brito, superintendente de Trânsito de Salvador.
A seleção dos desenhos vencedores foi realizada por uma comissão julgadora e tinha como principais critérios a técnica, expressividade, originalidade, criatividade e adesão ao tema. Os participantes demonstraram como enxergam o trânsito em seu cotidiano. Para Ciciliane Gonzaga Diogo, mãe de Ysadora, a atividade contribuiu para a formação educativa da filha. “Ela aprendeu sobre responsabilidade no trânsito e as regras de circulação. Eu amei essa atividade”, diz.
Desde seu surgimento, o concurso tem como objetivo fazer as crianças aprenderem, de maneira lúdica, práticas adequadas nas ruas. Para Priscila Nascimento, professora da Escola Mirassol, a iniciativa ajuda a promover práticas responsáveis no trânsito. “Essa parceria da Transalvador com as escolas é muito importante, porque as crianças acabam aprendendo desde cedo sobre a educação para o trânsito. Elas aprendem mais sobre como se comportar nas ruas, como respeitar os sinais”, afirma.
Cerca de 20 mil estudantes já participaram do concurso desde a sua criação. “Esse concurso de desenhos visa estimular a criatividade, imaginação e raciocínio lógico, melhorar a coordenação motora, favorecer a expressão de sentimentos que as crianças não conseguem verbalizar, desenvolver a percepção no trânsito e a capacidade de observação para a prevenção de sinistros. Serve também como uma linguagem pré-escrita, ajudando a organizar ideias e entender o mundo, auxiliando no processo de alfabetização e no autoconhecimento”, destaca Mirian Bastos, gerente de Educação para o Trânsito da Transalvador.
Por mais um ano, a edição do Concurso de Desenhos conta com o apoio da Iniciativa Bloomberg para a Segurança Viária, entidade internacional parceira da Prefeitura de Salvador na promoção de estratégias para um trânsito mais seguro. Este ano, o evento contou ainda com os apoios da Ares Motos Honda e do Shopping Bela Vista.
Foto: Otávio Santos / Secom PMS
Ascom Transalvador

0 comentários :
Postar um comentário