Translate

INSTAGRAM

INSTAGRAM
@salvadornoticiasofc

Entrevista

Entrevista
O poder da mulher nordestina: "Luciene, a Artesã de Irará"

Salvador Notícias foi conferir show do A-Ha em Salvador

EXCLUSIVO! Caso Joevellyn: De volta pra casa!

Curiosidades Amamentação

Seja bem-vindo. Hoje é

sexta-feira, 12 de dezembro de 2025

Projeto OSBA na Estrada leva a Santo Amaro o concerto “Barroco Afrofonia”

 

Projeto OSBA na Estrada leva a Santo Amaro o concerto “Barroco Afrofonia”, neste domingo (14), com entrada gratuita


Apresentação acontece às 17h, na Igreja Matriz de Nossa Senhora da Purificação, e destaca obras de compositores afrodescendentes do período barroco


O OSBA na Estrada, projeto que leva a Orquestra Sinfônica da Bahia para cidades do interior do estado, chega a Santo Amaro, no Recôncavo Baiano, neste domingo (14/12), às 17h, com o concerto “Barroco Afrofonia”. A apresentação será realizada na Igreja Matriz de Nossa Senhora da Purificação, com entrada gratuita (sujeita à lotação do espaço). 


O programa “Barroco Afrofonia” celebra a presença e a contribuição de compositores afrodescendentes na música barroca produzida no Brasil e na Europa entre os séculos XVII e XIX. Construído a partir da união entre “afro” (afrodescendência) e “fonia” (som/voz), o título sintetiza o propósito da apresentação: dar protagonismo a vozes históricas que influenciaram profundamente a música de concerto, mas que nem sempre receberam o devido reconhecimento. 


No programa estão presentes obras de compositores como os baianos Damião Barbosa de Araújo (1778-1856) e José Pereira Rebouças (1789-1843), o pernambucano Luís Álvares Pinto (1719-1789), o mineiro Emérico Lobo de Mesquita (1746-1805) e o carioca José Maurício Nunes Garcia (1767-1830). O repertório inclui ainda composições de representantes da Diáspora Negra que atuaram na Europa, como Vicente Lusitano (c. 1520 – pós-1561), Ignatius Sancho (c. 1729-1780) e Chevalier de Saint-George (1745-1799).

 



Instrumentos de época 


O concerto "Barroco Afrofonia" será apresentado pelo Núcleo de Música Antiga da Bahia, projeto realizado em parceria pela Orquestra Sinfônica da Bahia (OSBA) e pela Escola de Música da UFBA (EMUS-UFBA). O grupo, formado pelos músicos José Maurício Brandão (cravo e teclados de época), Lucas Robatto (traverso), Thomaz Rodrigues (violoncelo barroco), Marco Catto (violino e viola barrocos) e Hugo Prio (oboé barroco), dedica-se à interpretação com instrumentos de época, ampliando repertórios e valorizando obras clássicas sob uma perspectiva histórica. 


Segundo o flautista Lucas Robatto, professor da UFBA e músico da OSBA, o concerto também incorpora elementos cênicos e narrativos para amplificar a experiência musical. “Além do componente musical, ‘Barroco Afrofonia’ apresenta trechos de textos e falas dos próprios compositores e de seus contemporâneos, abordando suas trajetórias e contribuições históricas. Para essa dimensão cênica e narrativa, teremos a presença enriquecedora da atriz e dramaturga Dani Souza, que ajuda a reviver as vozes da presença africana em nosso passado musical”, afirma Robatto. 


Sobre a OSBA: Criada em 30 de setembro de 1982, a Orquestra Sinfônica da Bahia (OSBA) é um corpo artístico do Teatro Castro Alves e que teve seu processo de publicização consolidado em abril de 2017. Desde então, a Associação Amigos do Teatro Castro Alves (ATCA) – entidade sem fins lucrativos qualificada como Organização Social(OS) – realiza a gestão da OSBA, que permanece como corpo artístico público, sendo mantida com recursos diretos do Estado da Bahia, através da Secretaria de Cultura (SecultBA) e Fundação Cultural do Estado da Bahia (Funceb).


 



Serviço: 


14/DEZ (DOMINGO) – OSBA NA ESTRADA APRESENTA: ‘BARROCO AFROFONIA’ EM SANTO AMARO


Horário: 17h


Local: Igreja Matriz de Nossa Senhora da Purificação (Santo Amaro)


Entrada: Gratuita (sujeita à lotação do espaço)


Solistas: Lucas Robatto (traverso), Hugo Prio (oboé barroco), Marco Catto (violino e viola barroca), Thomaz Rodrigues (violoncelo barroco) e José Maurício Brandão (cravo)


Participação especial: Dani Souza (atriz e dramaturga)


Programa:


Vicente Lusitano - Allor Che Ignuda


Ignatius Sancho - The Complaint/Air in G


Luís Álvares Pinto - Cinco Divertimentos Harmônicos


Joseph Bologne, Chevalier de Saint George - Ária de “Ernestine”


José Joaquim Emérico Lobo de Mesquita - Missa Para Quarta Feira de Cinzas


José Maurício Nunes Garcia - Missa dos Mortos CPM 184


Damião Barbosa de Araújo - Memento Baiano


José Pereira Rebouças - Fuga A Coatro

0 comentários :

 

Solenidades

Gastronomia

Eventos

Teatro

SALVADOR NOTÍCIAS
©Todos os direitos reservados desde 2000-2025 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com
- Topo ↑