Seja bem-vindo. Hoje é

quinta-feira, 21 de setembro de 2017

Satisfação dos pacientes marca a passagem do Mutirão por Ibotirama

No primeiro dia de atendimento do Mutirão de Cirurgias em Ibotirama, que ocorreu nesta segunda-feira (18), 152 pessoas saíram com suas cirurgias marcadas.

 Além da população de Ibotirama, foram contemplados também os moradores de Muquém de São Francisco, Ipupiara, Oliveira dos Brejinhos, Paratinga e Brotas de Macaúbas e de pacientes de outros municípios da região, que ficaram sabendo do Mutirão e se mobilizaram para serem atendidos, mesmo por conta própria, como ocorreu com as amigas Maria Divina de Souza e Denisia da Silva, que vieram de Wanderley, que fica a 160km de Ibotirama e saíram com a consulta marcada para o dia 5 de setembro.

A satisfação era evidente no rosto das duas, mas para Denisia da Silva, que há cinco anos sofria com as dores causadas pelo problema na vesícula, a felicidade era ainda maior. “Eu só tenho a agradecer a Deus e também ao Rui (governador) que apareceu aí para nos ajudar, pois eu não tinha condições de pagar pra fazer essa cirurgia”.

Já Maria Divina descobriu há oito meses, mas também ressaltou não tinha condição de pagar pelo procedimento e nem esperança de realizar “tão cedo pelo SUS. Por isso dou graças a Deus que veio esse Mutirão e eu já estou marcada, também, para o dia 5 de setembro”, disse Divina.

A triagem dos pacientes, em Ibotirama, encerra nesta terça-feira (19) e, na sexta-feira (22), o Mutirão de Cirurgias chega no município de Barra.  O atendimento será realizado nas unidades móveis que ficarão estacionadas na Praça Barão de Cotegipe (Barra). O atendimento será diário para 180 pacientes, começando às 7h. Os pacientes vão passar pela consulta com o cirurgião e realizar exames de RX, eletrocardiograma e ultrassonografias. Além disso, já vão sair com uma das seguintes cirurgias agendadas: hérnias (umbilical, inguinal, epigástrica) histerectomia, colecistectomia.

Para ser atendido no Mutirão, que é um programa do Governo do Estado, executado pela Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab), os pacientes devem ser cadastrados pelas Secretarias Municipais de Saúde em uma lista única, ou devem ter exames laboratoriais indicando a necessidade de realizar uma das cirurgias oferecidas pelo programa.

No caso de cirurgia de vesícula, os pacientes precisam estar em jejum para a realização do exame de ultrassonografia (USG). Para as mulheres que farão o procedimento de histerectomia, será preciso levar o exame preventivo atual e, se ainda menstruam, devem levar também o exame Beta HCG.

Para saber se a pessoa está cadastrada para passar pela cirurgia, basta consultar a lista única, disponível no seguinte endereço: http://mutiraodecirurgias.saude.ba.gov.br/. Também, o paciente ou responsável poderá ir até a Secretaria Municipal de Saúde de seu município, para saber se o seu nome consta na lista para a realização do procedimento.

 As cirurgias começam a ser feitas a partir do dia 25, no Hospital regional de Ibotirama.


0 comentários :

 

Paparazzo

Paparazzo
É DO SALVADOR NOTÍCIAS!

Carnaval

Carnaval
Blog do Carnaval

Eventos

Eventos
Revista (Let's Go)

São João

São João
Arraiá do Salvador Notícias é aqui!
SALVADOR NOTÍCIAS
Todos os direitos reservados desde 2000-2023 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com Instagram: @salvador_noticias_oficial
- Topo ↑