Seja bem-vindo. Hoje é

quinta-feira, 9 de novembro de 2017

Inscrições abertas para o curso Geologia – para saber, bem viver e lidar com a terra

O estudo geológico é fundamental para uma melhor compreensão da Terra, da sua constituição, evolução, grandes perspectivas e detalhes menores. Para ajudar a comunidade, estudantes e profissionais a entender a importância da geologia no nosso dia a dia, o Instituto Geográfico e Histórico da Bahia está com inscrições abertas para o curso Geologia – para saber, bem viver e lidar com a terra.

As aulas serão ministradas pelo mestre em Geologia Rubens Antonio (autor do livro História Geológica da Bahia) e serão realizadas no auditório do IGHB (Piedade), de 27 de novembro a 01 de dezembro, sempre das 18h às 21h.

De acordo com o professor Rubens Antonio, as noções fundamentais de Geologia são decisivas, educando o olhar e condicionando o agir, moldando as corretas apreciações e ações, no lidar objetivo com o mundo em torno. “Em suma, saber Geologia é ver e entender, do detalhe ao macro, a superfície da Terra, as condicionantes e os frutos das nossas intervenções”, explica.
Durante o curso serão apresentados temas como: minerais, rochas, intemperismo, erosão, deslocamentos, deslizamentos, desmoronamentos, avalanches, Bacias sedimentares, falhas, dobramentos, rochas metamórficas, gravidade, magnetismo, sísmica, terremotos e maremotos, além da estrutura da Terra.

O IGHB é uma das 15 instituições apoiadas pelo programa Ações Continuadas a Instituições Culturais, iniciativa da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA) através do Fundo de Cultura da Bahia (FCBA). 


Confira a programação do curso:
Dia 27 (segunda-feira)
Minerais – O que são e sua significação, distribuição, variedades.
Rochas – O que são, formação, distribuição, características e utilização.
Rochas ígneas – As rochas formadas a partir do magma, tipos, variações, propriedades. Ocorrência, no tempo.
Intemperismo – O ataque natural às rochas, seus enfraquecimentos físicos e químicos.
Erosão – O deslocamento do material intemperizado e suas consequências. Deslocamentos, dos tênues aos desastrosos. Deslizamentos, desmoronamentos, avalanches.

Dia 28 (terça-feira)
Bacias sedimentares – Como se formam, características, propriedades.
Rochas sedimentares – Rochas formadas a partir da desagregação, transporte e compactação de rochas anteriores.
Estratigrafia – Como se formam, características, tipos, dimensões dos grandes leitos de rochas sedimentares. 

Dia 29 (quarta-feira)
Tectônica – As forças que levam às alterações de grandes pacotes rochosos. Falhas – Os esforços, as partições e deslocamentos de blocos rochosos. Dobramentos – Deformações nas rochas, suas causas, características, origens, consequências.
Rochas metamórficas – Transformações sofridas pelas rochas em condições de altas pressão e temperatura, os tipos, condições, resultados.

Dia 30 (quinta-feira)
Gravidade – Significado, reflexos, diferenças.
Magnetismo – Significado, variações, propriedades.
Sísmica, Terremotos e Maremotos – Origens, propriedades, utilidade, efeitos, previsibilidade.
Estrutura da Terra – Composição, acessibilidade, variações.
Tectônica de Placas – Uma Terra em pedaços e dinâmica. Causas, efeitos, deriva continental, Pangeias. 

Dia 01 (sexta-feira)
História Geológica da Bahia – Modificações dos nossos terrenos de 4,56 bilhões de anos até a atualidade. 
Geologia da Bahia – Distribuição das grandes unidades. 
Geologia de Salvador – Unidades e estruturação. 


Sobre o professor ministrante:
Rubens Antonio da Silva Filho é graduado em Geologia pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (1078-1982), em Licenciatura e Bacharelado em História pela Universidade Federal da Bahia (1995-1999), tendo cursado também Artes Plásticas pela Universidade Federal da Bahia (1989-1993). Mestre em Geologia pela Universidade Federal da Bahia. É servidor público desde 1984, atuando como Geólogo do Museu Geológico do Estado da Bahia, vinculado à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, respondendo por questões relacionadas à Minerologia, à Geologia, à Paleontologia e às Histórias Geológica e daMineração. Autor de livros e mapas, Ministra cursos relacionados a Geologia, História Geológica, Artes, História, com ênfase para o Cangaço, e urbanização de Salvador, no Instituto Geográfico e Histórico da Bahia.

SERVIÇO
Curso Geologia 
Investimento do curso: R$ 120,00 (cento e vinte reais)
Instrutor: Rubens Antonio
Apoio: Secult-BA, Crea-BA, ABENC-BA, SEI-BA, Rádio Metrópole, Consiste, SEMA, Museu Geológico da Bahia.
Inscrição no link: https://www.eventbrite.com.br/e/curso-geologia-para-saber-bem-viver-e-lidar-com-a-terra-tickets-38710926423?aff=es2
IGHB - Avenida Joana Angélica, 43 - Piedade

0 comentários :

 

Paparazzo

Paparazzo
É DO SALVADOR NOTÍCIAS!

Carnaval

Carnaval
Blog do Carnaval

Eventos

Eventos
Revista (Let's Go)

São João

São João
Arraiá do Salvador Notícias é aqui!
SALVADOR NOTÍCIAS
Todos os direitos reservados desde 2000-2023 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com Instagram: @salvador_noticias_oficial
- Topo ↑