Seja bem-vindo. Hoje é

terça-feira, 20 de julho de 2021

Simpósio sobre Memória e Revitalização do Museu de Ciência e Tecnologia


 Inscrições abertas para Simpósio sobre Memória e Revitalização do Museu de Ciência e Tecnologia


Estão abertas as inscrições para participar do Simpósio Memória e Revitalização do Museu de Ciência e Tecnologia da Bahia, que acontece no dia 29 de julho (quinta-feira), das 9h às 17h, com transmissão pelo Canal do Youtube da Secti Bahia. O evento, organizado pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação, em parceria com a Academia de Ciências da Bahia (ACB), conta com diversos atores do ecossistema de CT&I, como estudantes, professores, pesquisadores, dentre outros. Além disso, a diretora do Centro Cultural da Ciência, na Argentina, Guadalupe Díaz Costanzo, tem presença confirmada para realizar uma apresentação focada em Memória e Revitalização, principais temas que norteiam o Simpósio.


De acordo com a secretária da Secti, Adélia Pinheiro, a proposta é abrir um diálogo com atores sociais que fizeram e fazem parte das mais de quatro décadas de história e legado da instituição. “Requalificar o Museu de Ciência e Tecnologia já é um anseio da Secti há um tempo. Através desse simpósio, avançamos no planejamento para requalificação e na construção de estratégias que possam agregar novos parceiros e permitir que continuemos construindo e promovendo a história não só do Museu, mas de todo o Ecossistema de CTI”, disse Adélia.


Para o presidente da Academia de Ciências da Bahia, Jailson Bittencourt, este evento é de grande importância, pois o Museu de Ciência e Tecnologia da Bahia, criado pelo professor e cientista Roberto Santos, quando Governador da Bahia e inaugurado em 17 de fevereiro de 1979, foi o primeiro Museu de Ciência e Tecnologia da América Latina. “A locomotiva da entrada do MCT e o seu acervo destacando a transição da Bahia Agrícola para a Bahia Industrial, encantou gerações de Baianos. O Simpósio Memória e Revitalização do Museu de Ciência e Tecnologia da Bahia, promovido pela Secti, é um passo significativo para requalificar o nosso Museu de Ciência e Tecnologia, bem como para atingir um dos sonhos recentes da Academia de Ciências da Bahia: Rebatiza-lo com Museu de Ciência e Tecnologia Professor Roberto Santos!”


Embora tenha transmissão liberada pelo Youtube, a organização orienta que os interessados em participar do evento realizem inscrição, preenchendo o formulário que está disponível na página inicial do site da Secti. As mesas temáticas contarão com certificado de participação. A programação conta com mesas temáticas compostas por convidados que apresentarão temas como Estratégias de Fomento para os Museus, As Ciências Humanas, Sociais e as Artes no Museu de Ciência e Tecnologia, a Importância dos Museus para a Popularização e Difusão da Ciência, e Visita Virtual aos Museus de Ciências.


SERVIÇO


O que: Simpósio Memória e Revitalização do Museu de Ciência e Tecnologia da Bahia


Quando: Dia 29 de julho (quinta-feira), das 9h às 17h


Onde: Canal do Youtube da Secti Bahia (youtube.com/sectibahia)


PROGRAMAÇÃO


Manhã

Mesa 1- Solenidade de Abertura 9h

Mesa 2- Estratégias de Fomento para os Museus – 9h30

Mesa 3 – As ciências humanas, sociais e as artes no Museu de Ciência e Tecnologia. 10h50

Tarde

Mesa 4 – Importância dos Museus para a Popularização e Difusão da Ciência – 14h

Mesa 5 -Visita virtual aos Museus de Ciências – 15h40


Fonte: Ascom/ Secti

0 comentários :

 

Paparazzo

Paparazzo
É DO SALVADOR NOTÍCIAS!

Carnaval

Carnaval
Blog do Carnaval

Eventos

Eventos
Revista (Let's Go)

São João

São João
Arraiá do Salvador Notícias é aqui!
SALVADOR NOTÍCIAS
Todos os direitos reservados desde 2000-2023 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com Instagram: @salvador_noticias_oficial
- Topo ↑