Seja bem-vindo. Hoje é

terça-feira, 20 de dezembro de 2022

Cidade Mineira ganha projeção com a 26° Mostra de Cinema de Tiradentes



Pelo 26º ano, a Mostra de Cinema de Tiradentes se apresenta como palco privilegiado de obras do cinema nacional e uma plataforma de apresentação do cinema feito no Brasil para o exterior. Além disso, a Mostra de Cinema de Tiradentes projeta a pequena cidade mineira e seus encantos mundo afora, ampliando seu potencial turístico com nove dias de programação gratuita e diversificad



Os mais de 100 filmes em pré-estreias e mostras temáticas, acompanhado das atividades paralelas, são certamente, um atrativo para quem busca um roteiro para as férias de janeiro. A eles se somam as belezas de Tiradentes, conhecida pela sua arquitetura da era colonial barroca, que agrada públicos diversos e de todas as idades. Tombada pelo Patrimônio Histórico e Artístico Nacional em 1938, Tiradentes tem seu centro histórico como a maior atração para turistas brasileiros e estrangeiros que se encantam com seus becos e ruas, igrejas e edificações características, como o Largo das Fôrras, a Igreja do Rosário dos Pretos e o Chafariz de São José.



CIDADE MINEIRA GANHA PROJEÇÃO COM A 26a MOSTRA DE CINEMA DE TIRADENTES


De 20 a 28 de janeiro de 2023, evento que abre o calendário audiovisual brasileiro coloca em cena a pequena cidade histórica repleta de encantos e atrações 


Pelo 26º ano, a Mostra de Cinema de Tiradentes se apresenta como palco privilegiado de obras do cinema nacional e uma plataforma de apresentação do cinema feito no Brasil para o exterior. Além disso, a Mostra de Cinema de Tiradentes projeta a pequena cidade mineira e seus encantos mundo afora, ampliando seu potencial turístico com nove dias de programação gratuita e diversificada. 


Os mais de 100 filmes em pré-estreias e mostras temáticas, acompanhado das atividades paralelas, são certamente, um atrativo para quem busca um roteiro para as férias de janeiro. A eles se somam as belezas de Tiradentes, conhecida pela sua arquitetura da era colonial barroca, que agrada públicos diversos e de todas as idades. Tombada pelo Patrimônio Histórico e Artístico Nacional em 1938, Tiradentes tem seu centro histórico como a maior atração para turistas brasileiros e estrangeiros que se encantam com seus becos e ruas, igrejas e edificações características, como o Largo das Fôrras, a Igreja do Rosário dos Pretos e o Chafariz de São José. 


“A Mostra de Cinema de Tiradentes é um programa para toda a família numa cidade que é um cenário de filme. É um festival que traz experiências enriquecedoras de encontros, compartilhamentos e celebração do cinema e da nossa cultura. Teremos, mais uma vez, uma programação abrangente e gratuita para convidados, moradores e turistas numa cidade que conta com ótima estrutura hoteleria e uma cena gastronômica reconhecida mundialmente”, destaca Raquel Hallak, coordenadora geral da 26a Mostra Tiradentes e CEO da Universo Produção.


 


 


TURISMO DE EXPERIÊNCIAS 


Distante 188km de Belo Horizonte, Tiradentes carrega em suas construções - os antigos casarões e igrejas - um pedaço do passado do país. Visitar o município mineiro, localizado aos pés da Serra de São José, é como voltar no tempo e viver alguns dias como se estivesse no século XVIII, apreciando a arquitetura do período e passeando pelas ruas de pedras da cidade. 


Mas não só de passado vive Tiradentes. A cidade oferece para seus visitantes experiências como uma tarde animada de bate-papos em meio a charretes e o pipoqueiro no Largo das Fôrras; apreciar galerias de arte, o artesanato local, manifestações culturais como o Congado e a beleza da fé em celebrações religiosas. O prazer de conhecer uma rica gastronomia, visitar museus, tomar banhos de cachoeira e contemplar o charme e as cores dos casarões coloniais são também experiências que Tiradentes proporcionam aos visitantes.


 


E, de 20 a 28 de janeiro de 2023, assistir a dezenas de filmes inéditos e participar da programação da Mostra de Cinema de Tiradentes que reúne cinema, teatro, circo, música, literatura, dança, artes plásticas e visuais são mais algumas das experiências que esperam pelo público na cidade.


 


TURISMO REAL


 


Tiradentes foi a antiga Vila São José, um dos principais pontos da atividade mineradora de Minas Gerais, na rota do ouro e do diamante, no caminho da velha Estrada Real, hoje um dos principais projetos turísticos em execução no Brasil. A Estrada Real tinha a função de via oficial de acesso às minas de ouro e diamante, com vistas à fiscalização direta da Coroa Portuguesa sobre a produção das Minas Gerais, evitando o contrabando e facilitando a cobrança dos impostos que terminaram por provocar a Inconfidência Mineira.


 


São mais de 1.600 quilômetros de extensão, que combinam patrimônio, natureza e cultura. São dois caminhos oficiais: o Caminho Velho corta o mapa de Minas desde Diamantina até Paraty, no estado do Rio; o Caminho Novo chega até o porto do Rio de Janeiro. São mais de 170 municípios, a maior parte deles localizados em Minas.


 


INFRAESTRUTURA


 


A infraestrutura da 26a edição da Mostra de Cinema de Tiradentes contará com quatro espaços de exibição. O Largo das Fôrras volta a receber o charmoso Cine-Praça, espaço de exibição de filmes ao ar livre, com capacidade para mais de 1 mil espectadores.


 


No Largo da Rodoviária, o Complexo de Tendas recebe um novo layout e a instalação do Cine-Tenda - sala de exibição com ar-condicionado e som digital e projeção de alta qualidade; e o Cine-Lounge, espaço onde serão realizadas rodas de conversa e bate-papos com realizadores, e circulação do público.


 


***


 


SOBRE A MOSTRA DE CINEMA DE TIRADENTES


PLATAFORMA DE LANÇAMENTO DO CINEMA BRASILEIRO


 


Maior evento do cinema brasileiro contemporâneo em formação, reflexão, exibição e difusão realizado no país e chega a sua 26ª edição de 20 a 28 de janeiro de 2023, em formato online e presencial. Apresenta, exibe e debate, em edições anuais, o que há de mais inovador e promissor na produção audiovisual brasileira, em pré-estreias mundiais e nacionais – uma trajetória rica e abrangente que ocupa lugar de destaque no centro da história do audiovisual e no circuito de festivais realizados no Brasil.


 


O evento exibe mais de 100 filmes brasileiros em pré-estreias nacionais e mostras temáticas, presta homenagem a personalidades do audiovisual, promove seminário, debates, a série Encontro com os filmes, oficinas, Mostrinha de Cinema e atrações artísticas. Toda a programação é gratuita. Maiores informações www.mostratiradentes.com.br


 


 


link para fotos


https://www.flickr.com/photos/universoproducao/


 


***


Acompanhe o programa Cinema Sem Fronteiras 2023.


Participe da Campanha #EufaçoaMostra


Na Web:  mostratiradentes.com.br


No Instagram: @universoproducao   No Youtube: Universo Produção


No Twitter: @universoprod   No Facebook: mostratiradentes / universoproducao


No LinkedIn: universo-produção


 


SERVIÇO


26a MOSTRA DE CINEMA DE TIRADENTES | 20 a 28 de janeiro de 2023


 


LEI FEDERAL DE INCENTIVO À CULTURA


LEI ESTADUAL DE INCENTIVO À CULTURA


Patrocínio Master: INSTITUTO CULTURAL VALE


Patrocínio: CBMM, CEMIG


Apoio: PREFEITURA DE TIRADENTES, INSTITUTO UNIVERSO CULTURAL


Idealização e realização: UNIVERSO PRODUÇÃO


SECRETARIA DE ESTADO DE CULTURA E TURISMO | GOVERNO DE MINAS GERAIS


SECRETARIA ESPECIAL DE CULTURA, MINISTÉRIO DO TURISMO - GOVERNO FEDERAL| PÁTRIA AMADA BRASIL


PROGRAMAÇÃO GRATUITA

0 comentários :

 

Paparazzo

Paparazzo
É DO SALVADOR NOTÍCIAS!

Carnaval

Carnaval
Blog do Carnaval

Eventos

Eventos
Revista (Let's Go)

São João

São João
Arraiá do Salvador Notícias é aqui!
SALVADOR NOTÍCIAS
Todos os direitos reservados desde 2000-2023 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com Instagram: @salvador_noticias_oficial
- Topo ↑