<;h2>

Translate

INSTAGRAM

INSTAGRAM
@salvadornoticiasofc

Não deixe de ler isso! GOLPE DO AMOR pode acabar com você!

Salvador Notícias foi conferir show do A-Ha em Salvador

EXCLUSIVO! Caso Joevellyn: De volta pra casa!

Seja bem-vindo. Hoje é

Denúncia

Cidade

Brasil

Mundo

Municípios

Segurança

Esporte

Política

Economia

Turismo

Saúde

Gastronomia

Utilidade Pública

Cultura

domingo, 7 de junho de 2026

Procon-BA reforça fiscalização para proteger consumidores no Dia dos Namorados

 


Operação Afrodite’’: Procon-BA reforça ações de fiscalização para proteger consumidores no Dia dos Namorados


A Superintendência de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon-BA) realiza, até o dia 12 de junho, a “Operação Afrodite”, em alusão à deusa grega do amor e ao Dia dos Namorados, uma das datas de maior apelo para o comércio nacional. A ação tem como objetivo proteger os consumidores na aquisição dos presentes trocados na data comemorativa, além de assegurar que os estabelecimentos cumpram as normas de transparência e as boas práticas comerciais, promovendo um ambiente mais justo e seguro nas relações de consumo.


A operação, deflagrada em Salvador, iniciou em 25 de maio com fiscalizações em grandes shoppings da cidade, com vistorias em lojas de roupas, perfumarias e estabelecimentos de presentes. Com a proximidade da data, a fiscalização também será ampliada em motéis, que registram maior movimento neste período e concentram parte das irregularidades identificadas pelo órgão.


Para o diretor de Fiscalização do Procon-BA, Iratan Villas Boas, a operação é fundamental para assegurar o cumprimento da legislação consumerista e a garantia dos direitos da população.



“A Operação Afrodite busca assegurar que os estabelecimentos sigam as normas de transparência e as boas práticas comerciais para quem deseja celebrar a data. A ação também objetiva combater práticas abusivas, como a comercialização de produtos com prazo de validade vencido, a venda casada, a ausência de precificação adequada, entre outras irregularidades previstas no CDC - Código de Defesa do Consumidor”, destacou.


A iniciativa integra o calendário anual de ações fiscalizatórias do Procon-BA e possui caráter preventivo, buscando assegurar relações de consumo mais equilibradas, transparentes e seguras para consumidores e fornecedores. O órgão orienta os consumidores a exigir nota fiscal, verificar atentamente preços, condições de pagamento e informações sobre troca de produtos antes da compra. Em caso de irregularidades ou descumprimento dos direitos do consumidor, denúncias podem ser registradas pelo e-mail denuncia.procon@sjdh.ba.gov.br ou pelo portal ba.gov.br.



Leia Mais >>

Pelourinho recebe Tríduo de Santo Antônio

 



Pelourinho recebe Tríduo de Santo Antônio com celebrações de fé, cultura popular e tradições juninas


Entre os dias 10 e 12 de junho, acontecerá no Centro de Culturas Populares e Identitárias - CCPI, no Largo do Pelourinho, Centro Histórico, o projeto “Tríduo de Santo Antônio: Fé, Cultura e Tradição no Pelourinho”, iniciativa que agrega manifestações religiosas, artísticas e culturais em homenagem a Santo Antônio, um dos santos mais populares e reverenciados da tradição nordestina e da cultura baiana.


Durante os três dias de programação gratuita, moradores, trabalhadores do Centro Histórico e visitantes poderão participar de momentos de devoção, apresentações culturais e atividades de convivência comunitária. A programação cultural religiosa acontece nos dias 10, 11 e 12, sempre às 18h, culminando, na noite de encerramento, com a apresentação do tradicional Samba Duro da Ladeira, expressão cultural de grande relevância para a identidade e a memória popular baiana.


Durante os três dias de encontros, acontece a tradicional reza conduzida em conformidade com a liturgia, tendo como elemento central a participação ativa da comunidade, que será convidada a vivenciar momentos de fé, devoção e celebração coletiva. O público será recepcionado ao som da sanfona, reforçando a ambiência festiva e acolhedora característica dos festejos juninos.


Com o tema “Viva Santo Antônio, protetor do povo da Bahia”, o projeto junino propõe um encontro entre fé, tradição e identidade cultural, reafirmando o Centro Histórico como um território vivo de memória, pertencimento, festividade e produção cultural contínua.


ORGANIZAÇÃO - O Centro de Culturas Populares e Identitárias (CCPI), equipamento vinculado à Secretaria de Cultura da Bahia (SecultBA), além de valorizar as tradições populares dedicadas a Santo Antônio, busca ampliar o acesso gratuito às atividades culturais no Centro Histórico, incentivar a participação de artistas locais e fortalecer os vínculos entre comunidade e território nesses três dias de evento.


O projeto reafirma a importância das manifestações juninas como patrimônio cultural vivo da Bahia, promovendo encontros entre tradição, arte e espiritualidade no coração do Centro Histórico de Salvador.


Leia Mais >>

Seagri homenageia produtores e lideranças da agropecuária baiana

 

Seagri homenageia produtores e lideranças da agropecuária baiana no primeiro dia da Bahia Farm Show


No primeiro dia da 20ª Bahia Farm Show, a Secretaria da Agricultura, Pecuária, Irrigação, Pesca e Aquicultura (Seagri) vai homenagear agricultores, produtores rurais e lideranças do setor agropecuário do Oeste baiano com a Medalha de Mérito Joaquim Ignácio Costa Filho. A cerimônia acontece na abertura do Seminário Bahia Agro Sustentável 2026, nesta segunda-feira (8), às 15h30, no auditório da Associação Baiana dos Produtores de Algodão (Abapa).


Para o titular da Seagri, Vivaldo Góis, a iniciativa é um reconhecimento a todos os que contribuíram para que o Oeste da Bahia se transformasse em uma potência do agro no país. A região hoje é uma das maiores produtoras de soja e algodão do Brasil, e vem despontando também na fruticultura e pecuária.


"A medalha é uma forma de reconhecer esses entes que realizaram estudos, investimentos, introdução de novas tecnologias e, principalmente, acreditaram na potencialidade da região. Hoje, o Oeste tem uma nova configuração, com alta capacidade de produção, de serviços e de geração de emprego e renda", pontua Góis.


Homenagem - A honraria foi instituída pela Seagri através do Decreto Estadual nº 11.112, de 27 de junho de 2008, e valoriza servidores, cidadãos e entidades que prestaram serviços relevantes à agropecuária baiana. A medalha leva o nome de Joaquim Ignácio Tosta Filho (1860–1936), agrônomo e político baiano, fundador da Sociedade Agrícola da Bahia, em 1902, e do Instituto de Cacau da Bahia, primeira instituição brasileira de apoio à cacauicultura.


Meio ambiente - O Seminário Bahia Agrosustentável 2026 será realizado pela Seagri, Secretaria do Meio Ambiente (Sema) e Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba), em alusão à Semana do Meio Ambiente. A mesa de abertura será composta por representantes da Seagri, Sema, Aiba, Abapa e Federação da Agricultura e Pecuária da Bahia (Faeb), e contará com os painéis "O Futuro Sustentável do Oeste Baiano", com o diretor geral do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos do estado (Inema), Eduardo Topázio, e "Inovação e Crédito de Carbono", com o gerente de Sustentabilidade da Aiba, Enéas Porto.


Bahia Farm Show - Com o tema "Somos Um Só", a Bahia Farm Show 2026 acontece entre os dias 8 de 13 de junho, no município de Luis Eduardo Magalhães, tendo como foco este ano o reforço à integração entre tecnologia, sustentabilidade e desenvolvimento. Entre as novidades estão soluções de mobilidade elétrica, monitoramento por inteligência artificial e conectividade por fibra óptica em todo o parque de exposições.


Organizada pela Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba) com apoio do Governo do Estado, a feira reúne os principais atores do agronegócio nacional e apresenta inovações voltadas às cadeias produtivas da soja, algodão, milho, café, pecuária e agroenergia. O evento será realizado em uma área de 380 mil metros quadrados, reunindo mais de 500 expositores e expectativa de movimentar cerca de R$ 180 milhões na economia regional.

Leia Mais >>

sábado, 6 de junho de 2026

Operação contra o Instituto Conhecer Brasil (ICB)



A Polícia Civil de São Paulo realizou uma operação contra o Instituto Conhecer Brasil (ICB), organização suspeita de irregularidades na execução de um contrato de R$ 108 milhões anuais firmado com a Prefeitura de São Paulo para a instalação de pontos de internet gratuita na cidade. 


O instituto pertence à empresária Karina Ferreira da Gama, sócia da produtora Go UP, responsável pelo filme Dark Horse, que retrata a trajetória do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Segundo as investigações, o contrato previa a instalação de 5 mil pontos de wi-fi gratuito em regiões periféricas até junho de 2025. Até o momento, porém, apenas cerca de 3,2 mil pontos teriam sido entregues. 


A execução do serviço foi prorrogada por meio de ao menos três aditivos contratuais. (g1)



A investigação alega haver “consistentes suspeitas de confusão patrimonial” envolvendo Karina Ferreira da Gama e apura se recursos públicos repassados pela prefeitura de São Paulo ao ICB foram desviados para financiar a produção de Dark Horse. Segundo o documento, a suspeita é de que valores públicos tenham sido desviados por meio de empresas subcontratadas pelo instituto e de outras organizações administradas por Karina. (Globo)


A trajetória empresarial de Karina ganhou impulso nos últimos anos e coincide com sua aproximação do deputado federal Mario Frias (PL-SP). A empresária de 47 anos comanda atualmente ao menos seis empresas. Seus negócios se expandiram para além do setor cultural e da capital paulista. Neste ano, Karina criou a holding Gama Participações Ltda., em Aracaju, e tornou-se sócia da Upcon Serviços Especializados Ltda., empresa do setor da construção civil sediada em Salvador. Karina conheceu Frias em 2020, quando o ex-ator assumiu a Secretaria Especial da Cultura no governo Jair Bolsonaro. (Folha)


O ICB de Karina Gama também utilizou recursos de uma emenda parlamentar de R$ 1 milhão destinada por Frias para contratar o advogado pessoal do parlamentar e adquirir material didático de um projeto educacional em Pirassununga (SP) que, segundo responsáveis locais, não teria sido entregue aos beneficiários. (Estadão)


Depois de um dia para lá de turbulento, Karina Gama recebeu o apoio do prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes (MDB). Em entrevista a jornalistas, Nunes afirmou considerar Karina uma pessoa “decente” e “trabalhadora” e levantou a hipótese de que a investigação possa estar relacionada à proximidade da empresária com o ex-presidente Jair Bolsonaro. (g1)


Na prefeitura paulistana, a operação contra Karina foi tratada internamente como “fogo amigo”, com críticas nos bastidores à atuação da Polícia Civil, subordinada ao governador bolsonarista Tarcísio de Freitas (Republicanos). A ação policial não teria passado pela cúpula da Secretaria de Segurança. (Globo)


Já o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) afirmou esperar que a operação da Polícia Civil de São Paulo contra o ICB não esteja sendo utilizada com objetivos eleitorais. Flávio disse que, pelas informações que recebeu, o contrato investigado pela polícia teria sido integralmente executado e não guardaria relação com a produção do longa sobre o ex-presidente Jair Bolsonaro. (Metrópoles)


Leia Mais >>

Tarifaço de 25% sobre o Brasil

 


O presidente Luiz Inácio Lula da Silva quer abrir um canal direto de diálogo com Donald Trump para defender uma atuação conjunta no combate ao crime organizado e minimizar possíveis impactos da decisão americana de classificar o PCC e o Comando Vermelho como organizações terroristas. 


No Palácio do Planalto, a preocupação é que a nova classificação adotada por Washington amplie o escrutínio sobre operações financeiras e empresas que atuam em setores considerados vulneráveis à infiltração do crime organizado. (g1)


Pedro Doria: “Hoje eu vou te explicar por que o Lula cobra a democracia da direita com rigor e perdoa a da esquerda — de Maduro a Ortega, e agora a Gustavo Petro, que ontem fez igualzinho ao Bolsonaro de 2022. E por que esse vacilo não é problema da Colômbia. É problema seu, meu, de todo brasileiro”. Veja a análise completa no Ponto de Partida. (Meio)

Leia Mais >>

Principote promove jantar exclusivo à beira-mar

 

Dia dos Namorados: Principote promove jantar exclusivo à beira-mar com menu em quatro etapas

 

Uma noite marcada por boa gastronomia, ambiente intimista e vista privilegiada para o mar. Essa é a proposta do Principote para celebrar o Dia dos Namorados, em 12 de junho, com um jantar exclusivo criado especialmente para a data mais romântica do ano. 


Em uma das áreas mais charmosas da orla de Salvador, na Praia do Buracão, o restaurante preparou uma experiência gastronômica em quatro etapas, reunindo couvert, entrada, prato principal e sobremesa em um menu elaborado para proporcionar uma verdadeira jornada de sabores. 


O jantar será servido em dois horários: das 19h às 21h30, no primeiro turno, e das 21h45 às 00h15, no segundo. O valor é de R$ 350 por pessoa, mediante reserva antecipada. Durante a noite, os menus à la carte e da Restaurant Week não estarão disponíveis. 


A experiência começa com um couvert composto por mix de pães artesanais, grissini, queijos nobres, presunto Parma, coalhada seca, caponata e manteiga especial da casa. 


Entre as entradas, os clientes poderão escolher entre o tartar de salmão fresco com morangos curados, creme de avocado cítrico, óleo de manjericão e crocante de arroz negro; o polvo grelhado com purê de castanha; ou o carpaccio de rosbife com gremolata, espuma de parmesão e mix de folhas. 


Nos pratos principais, as opções incluem peixe branco grelhado com beurre blanc de champagne, purê de couve-flor defumada e aspargos grelhados; filé mignon grelhado ao jus com cogumelos frescos, demi-glace de vinho do Porto e purê de mandioquinha trufado; ou risoto clássico de crustáceos com camarão e lagosta grelhada. 


Para encerrar a noite, o menu traz duas sobremesas criadas especialmente para a ocasião. O Jardim de Baunilha combina genoise de baunilha, creme diplomata, morangos marinados, gel cítrico de limão-siciliano, crocante de amêndoas e espuma leve de espumante rosé. Já o Ébano Rubi reúne mousse intenso de chocolate meio amargo, namelaka de chocolate, compota de frutas vermelhas e tuile de cacau. 


As reservas podem ser realizadas antecipadamente por meio do link disponível no perfil oficial do restaurante: @@principote_salvador. As vagas são limitadas.

Leia Mais >>

Relatório dos EUA propõe tarifaço de 25% sobre o Brasil



Foto: Nelson Almeida/AFP


Pouco mais de seis meses depois de o presidente Donald Trump suspender o tarifaço de 40% sobre os produtos brasileiros, o Escritório do Representante Comercial dos Estados Unidos (USTR na sigla em inglês) propôs nesta segunda-feira que o Brasil seja alvo de uma taxação de 25% por conta de “práticas irrazoáveis” que onerariam o comércio exterior dos EUA. 


A recomendação entra agora em consulta pública e tem até 25 de julho para entrar em vigor. Um dos pontos destacados pelo relatório do USTR é o “favorecimento” a serviços locais de pagamento eletrônico, o Pix. 


O documento também cita “ordens secretas” de tribunais para remoção de conteúdo por plataformas digitais americanas, demora na análise de patentes, taxação de etanol dos EUA, acordos comerciais mais favoráveis com países como México e Índia e até a anulação das sentenças da Lava Jato. 


Por outro lado, produtos como aeronaves e peças, terras raras e alguns itens agropecuários ficariam de fora da eventual nova taxação. (g1)

Leia Mais >>

Crise em Sapeaçu: Prefeito Ramon de Sena anuncia São João "modesto"

 


Crise em Sapeaçu: Prefeito Ramon de Sena anuncia São João "modesto" enquanto cidade agoniza com salários atrasados e falta de gestão


A cidade de Sapeaçu, no coração do Recôncavo Baiano, vive um momento de profunda instabilidade. Em um anúncio que causou revolta, a gestão do prefeito Ramon de Sena confirmou a realização de um São João "modesto" e apelou publicamente por ajuda ao empresariado local para custear a festa. O pedido foi recebido com desdém pela classe produtiva: associações comerciais de Sapeaçu e da região foram categóricas ao afirmar que não há clima, nem confiança, para investir em uma cidade onde o gestor não transmite credibilidade, principalmente com o comércio local asfixiado pela falta de circulação de dinheiro.


O pedido de socorro aos empresários contrasta com a realidade das contas públicas: servidores acumulam quase três meses de salários atrasados e fornecedores amargam seis meses sem receber. Passados dois anos de governo, seis meses após a renúncia do ex-prefeito Dr. George e um ano e meio de sua gestão eleita, a administração de Ramon de Sena é marcada pela paralisia e falta de obras. Setores como saúde e educação pedem socorro e o isolamento político do prefeito é crescente. Eleito com o apoio do ex-prefeito Dr. George, Ramon rompeu com seu mentor e outros aliados, o que, segundo o próprio Dr. George, que governou quatro vezes com salários em dia e comércio forte, demonstra o erro na escolha de um sucessor despreparado para o cargo.


O desgaste administrativo transbordou para o legislativo. A população exige que os vereadores de situação e oposição se juntem e levem o caos administrativo e as irregularidades ao Ministério Público e TCM. O foco principal é a lisura dos contratos da prefeitura, especialmente com a empresa Pompéia, responsável pela folha de pagamento, que estaria concentrando cerca de 95% dos recursos anuais do FPM.


O apelo do prefeito por apoio privado para o São João é visto pela população como uma tentativa de manter uma fachada festiva em uma cidade que, na prática, parou de funcionar. Enquanto a gestão busca recursos para o festejo, o funcionalismo e os fornecedores seguem sem previsão de pagamento, aguardando que os órgãos de controle, como o Ministério Público e Tribunal de Contas da Bahia (TCM), intervenham para cessar o que consideram um descaso com os cofres e a dignidade do povo de Sapeaçu.


Leia Mais >>



Salvador receberá competição internacional de pizza


A Pizzaitalianacademy, tradicional academia italiana liderada por Arturo Mazzeo, realizará pela primeira vez no Brasil uma grande competição de pizza.


📍 Salvador – Bahia

📅 9 de novembro de 2026


O evento reunirá pizzaiolos e profissionais da gastronomia de várias regiões do Brasil, com presença de mestres italianos reconhecidos internacionalmente.


Gostaríamos muito do apoio e divulgação da sua página 🙏


📩 Instagram: @pizzaitalianacademy

Leia Mais >>

sexta-feira, 5 de junho de 2026

Jó Miranda, Virgílio e Léo Estakazero comandam o Arraiá do Bela


Em sua 12ª edição, o evento acontece na Praça Central também com aula de forró e  barraquinhas de comidas típicas


O Arraiá do Bela segue ocupando a Praça Central do Shopping Bela Vista com uma programação gratuita de São João. Neste fim de semana, nos dias 6 e 7 de junho, o público poderá aproveitar os shows de As Marias e de Rafael Santiago, além do Arraiá Inclusivo e a apresentação da Companhia de Dança Adriana Oliveira.


No sábado (06) a programação começa às 18h, com As Marias. Já no domingo, o Arraiá Inclusivo começa às 10h, com a proposta de proporcionar uma experiência mais acolhedora e acessível para pessoas com deficiência e suas famílias. Em seguida, às 16h, tem a Cia de Dança Adriana Oliveira e, às 18h, o show de Rafael Santiago. 



Ao longo da semana, a programação continua com aulão de forró (09/06) e uma programação musical que inclui shows de Jó Miranda (08/06), Virgilio (10/06) e Léo Estakazero (11/06). No dia 12 de junho, uma programação especial celebra o Dia dos Namorados, com shows de Paulo Humildes, às 18h, e Dudu Francis, às 19h30. A partir de 13 de junho, o público poderá acompanhar as apresentações da Quadrilha Pampulha, além de atividades infantis com Tio Paulinho nos dias 14 e 20 de junho. 



O espaço foi transformado em vila junina, contando com decoração temática e barraquinhas de comidas típicas. As atividades tiveram início no dia 28 de maio e já contaram com aulões de forró e apresentações de artistas como Kart Love e Cueca Branca. A programação também incluiu apresentações do Coral Santa Dulce e da Orquestra Sisaleira, em homenagem ao Dia Mundial do Meio Ambiente. 


Já consolidado como um dos principais eventos juninos da capital baiana, o Arraiá do Bela aposta, nesta 12ª edição, em uma programação diversificada, com atrações distribuídas ao longo de quase um mês, indo até o dia 25 de junho. 


“Começamos a 12ª edição do Arraiá do Bela com o pé direito, apresentações maravilhosas e um público muito animado. Continuamos agora com a mesma empolgação e uma programação riquíssima para todas as idades. O projeto já faz parte do calendário afetivo da cidade e para nós é motivo de alegria e orgulho conseguirmos proporcionar o clima real de São João em plena capital”, destaca Juliana Brandão, Gerente de marketing do Shopping Bela Vista. 


Confira a programação de atrações e shows até o dia 12/06:


06/06 (sábado): 18h - As Maria


07/06 (domingo): 10h - Arraiá Inclusivo | 16h - Cia de Dança Adriana Oliveira | 18h - Rafael Santiago


08/06 (segunda-feira): 18h - Jó Miranda | 19h30 - Nandoka


09/06 (terça-feira): 16h - Aulão de Forró (ECOAR) | 18h - DL In Forró | 


10/06 (quarta-feira): 18h - Virgílio | 19h30 - Banda Pisa Macio


11/06 (quinta-feira): 18h - Léo Estakazero | 19h - Vitor Forrozeiro


12/06 (sexta-feira): 18h - Paulo Humildes | 19h30 - Dudu Francis 


SERVIÇO


Arraiá do Bela 2026

Período: 28 de maio a 25 de junho

Local: Praça Central do Shopping Bela Vista (Piso L1)

Entrada gratuita

Programação sujeita a alterações


Crédito da foto: Divulgação


Leia Mais >>
 

Solenidades

Gastronomia

Eventos

Teatro

SALVADOR NOTÍCIAS
©Todos os direitos reservados desde 2000-2025 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com
- Topo ↑