Seja bem-vindo. Hoje é

quinta-feira, 16 de maio de 2013

Onde estão as negras lindas da Bahia?

Trinta candidatas participam e somente duas negras.


A Bahia, é sim sinônimo de negritude. Isso é fato! E é na metrópole, onde reúne mais negros. No estado, prevalece a miscigenação, índios, árabes, caboclos e também brancos, convivem num mesmo planeta. 

Por que a escassez de negras no Miss Bahia? O assunto vem gerando discussão na internet, onde circula pelas redes sociais, uma foto das 30 candidatas ao Miss Bahia 2013, e o que chama a atenção é a falta de negras. 

O assunto "Concurso de Miss Bahia 2013" abriu uma polêmica no território livre da internet. O estado que, como se sabe, tem a maior concentração de negros do país, somente mostra duas candidatas negras. Na foto, entre as 30 candidatas, apenas duas são negras, meio escondidinhas ali no fundo.

O problema do concurso é que ele não traduz o tipo físico majoritário do estado e à exceção dos estados do sul, com predominância branca, nenhum estado da federação, quando escolhe estas moças, busca traduzir o tipo físico local. Será? 

Aqui fica nossa pergunta, onde estão as negras lindas deste estado? Por que não se inscreveram no Missa Bahia?

O missólogo baiano Roberto Macedo afirma que é comum que os concursos de miss no Estado tenham poucas candidatas negras, e que houve edições sem nenhuma negra competindo. Mas ele relembra:

— Algumas negras já foram eleitas. Vera Guerreiro foi a segunda negra a pisar na passarela do Miss Brasil [a primeira foi a "mulata bossa nova", Vera Lúcia Couto, em 1964, pelo Estado da Guanabara] e foi a sucessora estadual de Martha Vasconcellos. Halina Silva em 2000, Oldeane Ribeiro em 2001 e Bárbara Fernandes Moreira em 2002 foram negras muito bonitas que representaram a Bahia no Miss Brasil.

Outras beldades negras que já representaram o Estado no Miss Brasil foram Rose Ribeiro (1993) e Daniele Valadão (2008).

Infelizmente, muitos traços característicos dos negros são incorporados como feios. Em seu blog, o sociólogo Roberto Izoton escreveu a respeito da polêmica no Miss Bahia 2013, e destacou:

— Quem nunca escutou as expressões "nariz de batata", "cabelo ruim", "cabelo de pico", "beiçola", entre outras, em referência a pessoas negras? Isso é característica do racismo de marca vigente no Brasil, de acordo com [o sociólogo] Oracy Nogueira, e também é fruto de um padrão de beleza que valoriza a estética europeia, onde são consideradas lindas, por exemplo, mulheres brancas, com cabelos lisos e louros, olhos azuis e, preferencialmente, magras.

Vale lembrar que, em quase 60 anos do concurso Miss Brasil, apenas uma vez uma negra saiu campeã: a gaúcha Deise Nunes, em 1986.

No ano passado, houve polêmica quando Fernanda Pessan, que é mulata, venceu o Miss Espírito Santo e teve uma foto supostamente "esbranquiçada" publicada num jornal local.

A final do concurso acontece no próximo dia 25, em Salvador.

Queremos sua opinião. Compartilhe e comente. Você acha que o Miss Bahia reflete o preconceito ainda vigente, 125 anos depois da Abolição? Ou não tem nada a ver? Falta sensibilidade na Coordenação do Concurso? Existe um motivo maior por trás disso? Participe da enquete:

Por que as negras estão em falta no Miss Bahia?

-  Porque muita gente associa a beleza a características dos brancos.
-  Não sei, mas não acho que seja por racismo.
- O problema é financeiro (é caro participar).
- Falta sensibilidade na coordenação do concurso.

Por Denise Morais - Repórter

0 comentários :

 

Paparazzo

Paparazzo
É DO SALVADOR NOTÍCIAS!

Carnaval

Carnaval
Blog do Carnaval

Eventos

Eventos
Revista (Let's Go)

São João

São João
Arraiá do Salvador Notícias é aqui!
SALVADOR NOTÍCIAS
Todos os direitos reservados desde 2000-2023 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com Instagram: @salvador_noticias_oficial
- Topo ↑