Seja bem-vindo. Hoje é

sábado, 20 de julho de 2013

Especialista alerta sobre segurança da cirurgia plástica

O Brasil ocupa o segundo lugar no ranking mundial de cirurgias plásticas


Submeter-se a uma cirurgia plástica para melhorar algum aspecto estético é uma decisão pessoal. Por isso, é fundamental definir metas realistas, esclarecer com  o cirurgião todas as dúvidas, e avaliar com ele os benefícios e os riscos de uma intervenção cirúrgica. O Brasil ocupa o segundo lugar no ranking mundial de cirurgias plásticas. O país só perde para os Estados Unidos, segundo pesquisa realizada pela Sociedade Internacional de Cirurgia Plástica Estética (Isaps) com participação da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBPC). A lipoaspiração e a cirurgia para aumento das mamas são as mais realizadas no país, afirma o cirurgião Tiago Amoedo, membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBPC). 

A escolha de um cirurgião qualificado e que tenha o título de especialista em cirurgia plástica da SBCP é o primeiro passo para garantir um bom resultado. “A cirurgia plástica avançou muito nos últimos anos e se tornou menos invasiva e mais segura, mas a medicina não é uma ciência exata e qualquer procedimento cirúrgico tem riscos”, esclarece o cirurgião Tiago Amoedo, reforçando a importância da qualificação profissional adequada para a realização de qualquer procedimento cirúrgico. De acordo com estudo realizado pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, grande parte dos erros médicos atribuídos a cirurgias plásticas é proveniente de procedimentos realizados por médicos sem  especialização. Um especialista em cirurgia plástica se prepara durante onze anos, entre faculdade, residência médica e especialização. 

A confiança deve ser a base da relação entre o paciente e o médico. É fundamental que o paciente informe ao médico quais os remédios que está usando antes de se submeter a qualquer intervenção cirúrgica, uma vez que alguns medicamentos interferem na coagulação do sangue e podem causar hemorragias. "Algumas medicações devem ser suspensas por até três semanas antes do procedimento cirúrgico", explica o médico. 

Os fumantes, os obesos e mulheres que fazem terapia de reposição hormonal na menopausa são pacientes de maior risco para a realização de qualquer procedimento cirúrgico, pois têm mais propensão para doenças tromboembólicas. 

A recomendação é parar de fumar e suspender determinadas medicações que podem prejudicar a cicatrização e a oxigenação dos tecidos e aumentar o risco de complicações como sangramento excessivo. 

De acordo com as normas de segurança da SBCP, o tempo estimado para a duração de uma cirurgia plástica deve ser de até seis horas. A recomendação da SBCP é uma forma de evitar que vários procedimentos combinados sejam realizados numa mesma operação, aumentando os riscos para o paciente. 

Os exames pré-operatórios que atestem as condições de saúde do paciente para se submeter a uma cirurgia também são vitais assim como todos os cuidados do  pós-operatório. 

A escolha do local adequado e com recursos para a realização da cirurgia é outro fator importante. Nem todas as cirurgias podem ser realizadas em locais sem suporte de UTI. No caso de determinados procedimentos ou cirurgias combinadas e mais longas, recomenda-se que a cirurgia seja realizada num hospital, já que sua estrutura com Unidade de Terapia Intensiva (UTI) garante mais segurança caso haja intercorrências durante o procedimento.

0 comentários :

 

Paparazzo

Paparazzo
É DO SALVADOR NOTÍCIAS!

Carnaval

Carnaval
Blog do Carnaval

Eventos

Eventos
Revista (Let's Go)

São João

São João
Arraiá do Salvador Notícias é aqui!
SALVADOR NOTÍCIAS
Todos os direitos reservados desde 2000-2023 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com Instagram: @salvador_noticias_oficial
- Topo ↑