Jean-Michel Cousteau inaugura Estação Ambiental Braskem no Parque Sauípe no Dia Mundial do Meio Ambiente.
Conferencista do Fronteiras Braskem do Pensamento, o ambientalista e oceanógrafo Jean-Michel Cousteau, participa da inauguração do espaço que terá Viveiro Escola e exposições sobre diversos assuntos ligados a sustentabilidade.
No próximo dia 5 de junho, data em que se comemora o Dia Mundial do Meio Ambiente, das 9h às 11h30, o ambientalista e oceanógrafo Jean-Michel Cousteau, participará da inauguração da Estação Ambiental Braskem no Parque Sauípe. Localizada a 77 km de Salvador, no município de Mata de São João, a Estação visa estimular a conscientização de crianças e adultos para a conservação do Meio Ambiente e a compreensão dos mecanismos de vida na Terra, como as influências climáticas. No mesmo dia, às 20h, Cousteau fará conferência na sala principal do Teatro Castro Alves, na capital baiana, dentro do projeto Fronteiras Braskem do Pensamento.
Situada no Parque Sauípe, uma área de 66 hectares de florestas, nascentes, lagos e ampla biodiversidade, a Estação Ambiental Braskem faz parte do projeto da Braskem Ativando o Conhecimento, que visa contribuir na educação de jovens estudantes, moradores das comunidades vizinhas do Polo Industrial de Camaçari, beneficiando, principalmente, as cidades de Camaçari, Simões Filho, Dias D’Ávila e Mata de São João. A Estação, que integra o Programa de Educação Ambiental do Instituto Fábrica de Florestas (IFF), por meio da parceria entre Braskem e Cetrel, tem como público alvo estudantes e professores. Para Emmanuel Lacerda, gerente de Relações Institucionais da Braskem na Bahia, incentivar ações sócio-educativas e ambientais faz parte da política de responsabilidade social da empresa. “É uma premissa constante da Braskem fomentar iniciativas que contribuam para criação e o fortalecimento de uma consciência mais cidadã. Neste contexto, nada melhor que utilizar os estudantes como multiplicadores desta ação”, ressalta Lacerda.
A Estação terá 750 m² de área construída, distribuída em três módulos. O primeiro será dedicado à utilização do plástico, ao ciclo do plástico e a sustentabilidade, com destaque para o PE verde, plástico produzido a partir do etanol de cana-de-açúcar, uma matéria-prima 100% renovável (I’m green™). O plástico verde estará presente na grama sintética instalada no piso e, também, em alguns produtos que já utilizam a matéria-prima. Neste ambiente, o público encontrará informações audiovisuais sobre a temática expostas em painéis com uso de led e em dispositivo interativo, os frequentadores ainda poderão fazer o registro fotográfico de sua visita e compartilhar a imagem na fan page do IFF.
O segundo módulo é o Espaço Interativo da Sustentabilidade, destinado a atividades práticas relacionadas à sustentabilidade, com foco em temas como: Água, Energia e Resíduos. Já o terceiro e último módulo será o Viveiro Escola, onde os alunos visitantes receberão informações sobre botânica, de produção e plantio de mudas nativas da Mata Atlântica e conservação das florestas.
“Todas as atividades do Instituto Fábrica de Florestas têm essa dimensão educativa e buscam informar e sensibilizar pessoas para a temática ambiental e para o seu engajamento em ações sustentáveis”, ressalta Álvaro Oyama, diretor executivo do IFF. Para cumprir este caráter educativo, a Estação Ambiental Braskem contará com uma equipe multidisciplinar formada por biólogos, técnicos ambientais e viveiristas do Parque Sauípe que guiarão os visitantes pelo espaço. As visitas acontecerão de segunda a sexta-feira, das 9h às 12h. Os agendamentos podem ser feitos pelo telefone (71) 8117-3656 ou pelo e-mail: pea@fabricadeflorestas.org.br.
Serviço:
Evento: Inauguração Estação Ambiental Braskem com Jean-Michel Cousteau
Data: Dia 05/06 (Quinta-feira)
Horário: 9h às 11h30
Local: Parque Sauípe - Estrada Rural Sauípe a Entre Rios, KM 01, S/N, Sauípe, Mata de São João
Sobre a Braskem
A Braskem é a maior produtora de resinas termoplásticas das Américas. Com 36 plantas industriais distribuídas pelo Brasil, Estados Unidos e Alemanha, a empresa produz anualmente mais de 16 milhões de toneladas de resinas termoplásticas e outros produtos petroquímicos. Maior produtora de biopolímeros do mundo, a Braskem tem capacidade para fabricar anualmente 200 mil toneladas de polietileno derivado de etanol de cana-de-açúcar.
Sobre o Instituto Fábrica de Florestas
O IFF foi criado em 2005 para promover o desenvolvimento sustentável e a conservação ambiental da região ao longo do Litoral Norte e do Anel Florestal de Camaçari. A organização é mantida pela Braskem, Cetrel e Comitê de Fomento Industrial de Camaçari (Cofic).
0 comentários :
Postar um comentário