Seja bem-vindo. Hoje é

quinta-feira, 4 de setembro de 2014

Paulo Afonso recebe Salões de Artes Visuais da Bahia

Paulo Afonso recebe Salões de Artes Visuais da Bahia 2014

Segunda exposição da edição deste ano reúne 24 trabalhos no Centro de Cultura Raso da Catarina.

Após a abertura da primeira exposição da edição 2014, na Cidade do Saber, em Camaçari, o município de Paulo Afonso, no norte da Bahia, recebe mostra dos Salões de Artes Visuais da Bahia, projeto consolidado como uma das principais ações de incentivo à criação e difusão de produção artística e à dinamização dos espaços expositivos do interior do estado, com realização da Fundação Cultural do Estado da Bahia (FUNCEB), entidade vinculada à Secretaria de Cultura do Governo do Estado (SecultBA). A exposição reúne 24 obras de diferentes artistas, selecionados através de edital público, dentre 369 inscritos. A abertura ocorrerá no dia 12 de setembro, sexta-feira, às 19 horas, no Centro de Cultura Raso da Catarina, onde a visitação permanece até 26 de outubro, das 9 às 18 horas, com entrada franca.

Nesta etapa, participam artistas de Salvador, Amargosa, Cícero Dantas, Cruz das Almas, Feira de Santana, Ilhéus, Jequié, Juazeiro, Lauro de Freitas e Sobradinho, que apresentam trabalhos em diversos estilos e gêneros, com temática livre. Na noite de abertura, uma comissão de premiação escolherá três obras entre as expostas, que receberão prêmios de R$ 7 mil cada. Haverá também os prêmios simbólicos: as menções especiais, indicadas pela comissão, e o Prêmio do Público, escolhido através do voto dos visitantes, ao final do período de exposição.

Desde 2012, os Salões de Artes Visuais da Bahia vêm ocupando espaços culturais não-vinculados ao governo estadual, findando a restrição de sua circulação apenas em municípios que possuem centros geridos pela SecultBA. Em função disto, Camaçari e Paulo Afonso tiveram a possibilidade de participação no projeto de forma inédita por conta desta abertura.

Novas vias de difusão das Artes Visuais – Fortalecendo a divulgação dos trabalhos destacados, o Museu de Arte Moderna da Bahia (MAM-BA) abrigará uma edição especial dos Salões, prevista para dezembro de 2014, com as obras premiadas e as menções especiais dos anos de 2013 e de 2014, numa parceria entre a FUNCEB e o Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (IPAC). Para completar, todas as obras selecionadas nestes dois anos vão estar nas páginas do Catálogo dos Salões de Artes Visuais da Bahia, publicação bianual de registro e divulgação. Também pela primeira vez, o Catálogo, que tem três edições já lançadas (2007/2008, 2009/2010 e 2011/2012 – além de versões impressas, disponíveis para download no site da FUNCEB), vai apresentar não apenas as obras premiadas, mas todo o conjunto de obras expostas, ampliando sua perspectiva de difusão do cenário das artes visuais baianas, com novas estratégias de distribuição local e nacional.



ARTISTAS E OBRAS PARTICIPANTES DOS SALÕES DE ARTES VISUAIS DE PAULO AFONSO:

Adriano Machado, “Correria” (fotografia); Alex Oliveira, “Cartografia dos afetos” (intervenção urbana); Artur Rios, “Natureza Morta” e “Escoamento I” (pintura); Bernardo Oliveira, “O Habitar” (videoarte); Binha, “Transposição” (instalação); Candice Machado, “O que ficou da cabeceira do meu pai” (assemblage); Carla de Carvalho, “Cordados e a Bilateralidade” (instalação); Clarice Machado, “Subversão dos sentidos” (fotografia); Cleriton Alves (Coletivo Dois em Casa), “Abandono – A Ilha do Fogo” (fotografia); Cristina Damasceno, “Melancolia” (assemblage); Fabio Abu-chacra, “Ocupando para Não Desocupar” (fotografia); Félix Caetanno, sem título (tapeçaria); Fernando Gomes, “Peleja” (fotografia); José Arcanjo, “Vitória” (instalação); Juca Lordelo, “Carta ao Desconhecido 84” (objeto); Lais Guedes, “Instruções para germinar uma pessoa” (desenho); Marco Antonio, “Doce Escultura” (escultura); Marluce Brito, sem título (instalação); Mayra Lins, “Hidráulica 02” (instalação); Mônica Flávia, “Memória” (fotografia); Nilson Moura, “Dinamicamente Sublime” (fotografia); Olímpio Pinheiro, “Releitura de Hendrickje banhando-se num riacho, de Rembrandt” (acrílico sobre tela/pintura); Ramon Rá, “Condomínio Capital” (objeto); Tarcisio Almeida e Suzy Okamoto, “Buracos negros não têm cabelo” (instalação).



Salões de Artes Visuais da Bahia 2014 – Etapa Paulo Afonso

Abertura: 12 de setembro (sexta), 19 horas

Visitação: 13 de setembro a 26 de outubro, das 9 às 18 horas

Onde: Centro de Cultura Raso da Catarina

Quanto: Grátis

0 comentários :

 

Paparazzo

Paparazzo
É DO SALVADOR NOTÍCIAS!

Carnaval

Carnaval
Blog do Carnaval

Eventos

Eventos
Revista (Let's Go)

São João

São João
Arraiá do Salvador Notícias é aqui!
SALVADOR NOTÍCIAS
Todos os direitos reservados desde 2000-2023 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com Instagram: @salvador_noticias_oficial
- Topo ↑