Seja bem-vindo. Hoje é

sábado, 30 de janeiro de 2016

Professor participa de debate em homenagem ao Dia da Visibilidade Trans

Professor participa de debate em homenagem ao Dia da Visibilidade Trans e lança campanha para realizar mamoplastia. 

O professor, ativista e estudante de história pela Universidade Federal da Bahia (Ufba), Bento Chastinet, 23 anos, participa no domingo (31), do debate Ser transgênero - uma ontologia. Homem trans, Bento lançou uma campanha na internet para realizar a cirurgia de mamoplastia (retirada total da mama). A atividade integra a programação do evento Da Alegria, do Mar e de Outras Consciências – Ano III, que ocorre de 29 a 31 de janeiro, no Teatro Gregório de Mattos e celebra o Dia Nacional da Visibilidade Trans. Para participar da campanha, acesse http://migre.me/sNTtc.           

Bento vai relatar todas as dificuldades vivenciadas por um homem trans. “O momento em que me descobri como homem foi muito particular. Além da questão estética, de não se enxergar num corpo feminino, surgem varias outras questões. Ao longo desse tempo decidi não adiar mais o meu momento, iniciei o tratamento hormonal e pretendo realizar a mamoplastia na rede privada de saúde ainda este ano, até o mês de julho, possivelmente em Brasília, que é referência no procedimento”, relata. Ele também critica o despreparo do Sistema Único de Saúde para tratar a questão, tornando-o inacessível, principalmente por não existir um serviço especializado.            

Sobre as dificuldades e o preconceito quando se discute a questão, ele acredita que o evento é uma excelente oportunidade para desmistificar algumas questões. “Quando falamos sobre a comunidade trans, é impossível não praticar o ativismo, pois convivemos com o preconceito todos os dias, todo o tempo, seja na linguagem, no olhar ou na questão corporal. Este evento é muito importante, essa semana, em especial, é um marco para todos nós. Devemos nos fazer presente para estimular a construção de um novo pensamento, pois existe muito desconhecimento”, avalia Chastinet.       

No final de 2015, ao participar de um mutirão do Poder Judiciário para a comunidade trans na Bahia, Bento conseguiu adequar todos os seus documentos pessoais com o novo gênero. “No meu caso, o parecer da Justiça foi favorável para a mudança, mas nem sempre todos conseguem. Apesar de louvável, o processo se arrastou muito, com muitas falhas internas. Foi um período de muito sofrimento, pois ainda existe uma transfobia muito grande em todo o sistema para tratar as nossas questões”, finaliza.  


O evento – A terceira edição do Da Alegria, do Mar e de outras Consciências, que firma-se no cenário LGBT local e nacional como um espaço de discussões aprofundadas, tem como tema-central o Universo Trans e o Mercado de Trabalho. Multidisciplinar, com vocação à expressão artística, busca amplificar as discussões sobre o universo trans, suas nuances e peculiaridades. Sempre com um recorte temático, busca discutir questões como inclusão social, acesso a oportunidades, visibilidade e permanência social.             

Serviço
O Que: Transhomem lança campanha para realizar mamoplastia e participa de debate em homenagem ao Dia da Visibilidade Trans      
Quando: 31 de janeiro, às 18h                      
Onde: Teatro Gregório de Mattos (Praça Castro Alves, s/n – Centro Histórico, Salvador/Bahia) 
Facebook: www.fb.com/DaAlegriaDoMarEdeOutrasConsciencias           
Entrada gratuita!    


0 comentários :

 

Paparazzo

Paparazzo
É DO SALVADOR NOTÍCIAS!

Carnaval

Carnaval
Blog do Carnaval

Eventos

Eventos
Revista (Let's Go)

São João

São João
Arraiá do Salvador Notícias é aqui!
SALVADOR NOTÍCIAS
Todos os direitos reservados desde 2000-2024 / Salvador-Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com Instagram: @salvador_noticias_oficial
- Topo ↑