Seja bem-vindo. Hoje é

quinta-feira, 21 de janeiro de 2016

Religiosos entregam presente ecológico para Iemanjá


A comunidade do Solar do Unhão, mais conhecida como Gamboa de Baixo, vai festejar, no dia 30 de janeiro (sábado), a terceira edição da entrega do presente ecológico para Iemanjá. O evento tem início marcado para 9h, com um café da manhã, e chega ao seu ponto alto às 11h, com um cortejo religioso em homenagem à divindade do mar. Assim como no ano passado, a ação é uma iniciativa do Museu Street Art Salvador (Musas), do Coletivo de Entidades Negras (CEN), entidade nacional do movimento negro, contando com a participação ilustre do afoxé feminino Filhas de Gandhy.

Coordenadora estadual de Religiões de Matriz Africana do CEN e responsável pela organização da atividade, a equede Noélia Pires, do Terreiro Omi Tolá, explica que o balaio arriado para Iemanjá é formado apenas por objetos não-poluentes, mantendo a relação tradicional e essencial entre o candomblé e a proteção do meio-ambiente.

Elementos como sabonete e perfume, comumente jogados no mar pela população para saudar a orixá, ficam de fora do presente ecológico. “Como o candomblé trabalha pelo equilíbrio do meio-ambiente, não colocamos objetos que agridem a natureza, para que não fujamos da tradição”, explica a líder religiosa.

Noélia explica, ainda, que a realização da atividade em dias anteriores às famosas festividades no Rio Vermelho tem o objetivo de dar destaque aos dois eventos, ambos considerados “muito importantes para o povo de santo”, segundo palavras dela.

“Esperamos que a imprensa reserve espaço para uma iniciativa tão positiva como essa, que realizamos anualmente por conta própria, sem patrocínios, e que agora felizmente passou a ser copiada por diversos grupos”, afirmou ela, alertando também para a necessidade de cuidarmos melhor do meio-ambiente. “O presente ecológico é uma forma educativa de saudar nossa ancestralidade. As pessoas precisam cuidar da natureza e buscar o equilíbrio das energias”, conclui Noélia.



O QUE: Entrega do presente ecológico para Iemanjá

QUANDO: 30 de janeiro (sábado), a partir de 9h

ONDE: Comunidade Solar do Unhão (Gamboa de Baixo), Avenida Contorno

0 comentários :

 

Paparazzo

Paparazzo
É DO SALVADOR NOTÍCIAS!

Carnaval

Carnaval
Blog do Carnaval

Eventos

Eventos
Revista (Let's Go)

São João

São João
Arraiá do Salvador Notícias é aqui!
SALVADOR NOTÍCIAS
Todos os direitos reservados desde 2000-2024 / Salvador-Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com Instagram: @salvador_noticias_oficial
- Topo ↑