Seja bem-vindo. Hoje é

sexta-feira, 29 de janeiro de 2016

SAC Móvel emite documentos para desabrigados em Riachão do Jacuípe

Uma semana após perder todos os bens e ter sua casa invadida pela água, João Martins da Paixão foi um dos primeiros a ser atendido pelo SAC Móvel, em Riachão do Jacuípe, na manhã desta sexta-feira (29). O lavrador, de 57 anos, morava no Loteamento Bela Vista, onde estava com a família no último dia 22, quando no meio da tarde, viu sua casa ser invadida em poucos minutos pela água. As fortes chuvas que caíram no município fez o volume dos rios Jacuípe e Verde transbordar, inundando casas e deixando cerca de 600 famílias desabrigadas. 

A carreta que faz atendimento itinerante aos cidadãos está instalada na Praça Marcolino Mascarenhas, onde irá atender de hoje (29) até a próxima quarta-feira (3), inclusive sábado e domingo (30 e 31). O SAC Móvel tem funcionamento das 8h, até às 18h, oferecendo gratuitamente a emissão dos documentos de RG, CTPS e CPF. A prioridade é atender aqueles cidadãos cujos documentos foram perdidos durante as fortes chuvas.

João Martins da Paixão e a família foram em busca de novos documentos. “Quando recebi minha nova carteira de identidade senti como se renascesse hoje”, disse João, que junto com os filhos e a esposa estão abrigados provisoriamente no Parque de Exposições da cidade. Para quem só pode salvar a vida, restabelecer a condição civil, através da retirada de documentos, possibilita o exercício da cidadania e garante acesso aos direitos.    

Com a dona de casa Letícia Bacelar Santos não foi diferente. Só teve tempo de salvar a si e ao filho, que estava em casa no momento da enchente. Ela, o marido e a criança viram, já do lado de fora de casa, a água passar do telhado e consumir tudo. “Agora vou tirar RG e Carteira de Trabalho porque vou precisar de um emprego pra recuperar tudo que perdemos”.  

Cerca de vinte servidores capacitados para atender às demandas foram deslocados para Riachão do Jacuípe, junto com a unidade móvel nesta ação de emergência, determinada pelo governador Rui Costa, após visitar a cidade. As carretas do SAC Móvel possuem tecnologia via satélite, integrada com a Rede Governo e conta com o apoio do Sistema Atende para gerenciamento de filas e controle de atendimento. A capacidade é de 250 documentos emitidos por dia.

A unidade móvel conta ainda com infraestrutura completa, ar-condicionado, sistema de som, televisão e área de espera coberta para 100 pessoas. Mais informações sobre a Rede SAC podem ser acessadas pelo endereço www.sac.ba.gov.br e os números 0800 071 5353 (telefone fixo) e 4020 5353 (telefone móvel).

0 comentários :

 

Paparazzo

Paparazzo
É DO SALVADOR NOTÍCIAS!

Carnaval

Carnaval
Blog do Carnaval

Eventos

Eventos
Revista (Let's Go)

São João

São João
Arraiá do Salvador Notícias é aqui!
SALVADOR NOTÍCIAS
Todos os direitos reservados desde 2000-2024 / Salvador-Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com Instagram: @salvador_noticias_oficial
- Topo ↑