Seja bem-vindo. Hoje é

sexta-feira, 26 de fevereiro de 2016

Benefícios do Óleo de coco extra virgem


Além de inúmeras propriedades terapêuticas, o óleo de coco extra virgem é também considerado o mais saudável para cozinhar. Não tem gordura trans, que está presente em todos os óleos de origem vegetal, como os de soja, canola, milho e até o de oliva, que é considerado o óleo mais saudável.

São encontradas diversas substâncias no óleo de coco, entre elas, os ácidos graxos essenciais e o glicerol, que é importante para o organismo – com ele, o corpo produz ácidos graxos saturados e insaturados de acordo com suas necessidades. O óleo de coco extravirgem apresenta um alto índice de ácido láurico, mirístico e caprílico, entre outros importantes ácidos.

1. Ação antioxidante 

Colabora na diminuição da produção de radicais livres e menos estresse oxidativo. Isto se deve, principalmente, à ação direta da Vitamina E, combinada em tocoferóis + tocotrienóis. A gordura de coco diminui as necessidades de Vitamina E do organismo.

2 . Colesterol e resistência insulínica

Ajuda na redução do mau COLETEROL – LDL e evita que ele oxide. Por outro lado, promove a elevação do bom COLESTEROL – HDL, contribuindo como um “detergente das artérias” e prevenindo doenças cardiovasculares e cerebrais. Controla a compulsão por CARBOIDRATOS. Assim como os alimentos ricos em fibras ajudam a manter níveis estáveis de insulina no sangue, a gordura de coco proporciona uma sensação de saciedade ainda maior e, acima de tudo, não estimula a liberação de insulina, o que contribui para diminuir a compulsão por carboidratos, principalmente doces. Contrário aos demais óleos poli-insaturados, que dificultam a entrada da insulina e nutrientes para dentro das células, a gordura de coco abre as membranas das células, não somente permitindo que os níveis de glicose e insulina se normalizem.

3 . Emagrecimento

De fácil absorção, a gordura de coco é a melhor fonte de TCM (triglicerídeos de cadeia média), que não necessita de enzimas para sua digestão e metabolismo. No fígado, estes triglicerídeos rapidamente se transformam em energia. Desta maneira, não se depositam no organismo. A gordura de coco é considerada “termogênica”, ou seja, capaz de gerar calor e queimar calorias. Esta propriedade, aliada à capacidade que a gordura de coco tem de estimular a glândula tireoide, aumenta o metabolismo basal. Isso, quando aliado a um padrão de alimentação saudável, emagrece consequentemente.

4 . Sistema imunológico

A gordura de coco apresenta a maior concentração de Ácido Láurico, dentre todas as gorduras vegetais. Ele é o mesmo ácido graxo presente no leite materno, estimulando o equilíbrio imunológico. No organismo, o Ácido Laurico é convertido em monolaurin, que tem ações para combater inúmeras infecções. Dentre centenas de trabalhos científicos, hoje a gordura de coco extra virgem é capaz de ajudar a combater uma infinidade de bactérias, leveduras, fungos e vírus. É excelente para o tratamento de candidíase, que tanto acomete as mulheres, por ser fonte de ácido caprílico. Esse ácido dissolve a membrana da célula do fungo, causando mudanças nos fluídos e na permeabilidade, o que gera uma desagregação.

5 . Função intestinal

Tanto nos casos de prisão de ventre ou mesmo nas diarreias, os componentes da gordura de coco agem normalizando as funções intestinais. Ao mesmo tempo, o ácido láurico, através do monolaurin, ajuda a eliminar as bactérias patogênicas (inimigas), protegendo e favorecendo o equilíbrio da flora intestinal.

6 . Antienvelhecimento

A gordura de coco estimula a função da glândula tireoide. O bom funcionamento da tireoide e da supra renal produzem os hormônios antienvelhecimento: pregnenolona, progesterona e dhea (dehidroepiandrosterona). Todas estas substâncias são necessárias para a prevenção de doenças cardiovasculares, senilidade, obesidade, câncer, dentre outras doenças crônicas relacionadas à idade.

7 . Ação dermatológica

Além do poder bactericida na pele, pode ser utilizada como cicatrizante de feridas, picadas de insetos, alívio em queimaduras e, sobretudo, nos eczemas e dermatites de contato, bem como no tratamento do herpes e candidíase (já citada). 


Fonte Universo Jatobá.

0 comentários :

 

Paparazzo

Paparazzo
É DO SALVADOR NOTÍCIAS!

Carnaval

Carnaval
Blog do Carnaval

Eventos

Eventos
Revista (Let's Go)

São João

São João
Arraiá do Salvador Notícias é aqui!
SALVADOR NOTÍCIAS
Todos os direitos reservados desde 2000-2023 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com Instagram: @salvador_noticias_oficial
- Topo ↑