Seja bem-vindo. Hoje é

quarta-feira, 3 de fevereiro de 2016

Educadores planejam ações para o ano letivo na Jornada Pedagógica 2016

Para discutir e planejar ações para o Ano Letivo 2016, que terá início no dia 15 de fevereiro, professores, gestores, representantes do Colegiado Escolar e líderes de classe começaram, nesta segunda-feira (1°), a Jornada Pedagógica 2016. A ação acontece nas escolas da rede estadual de ensino até quarta-feira (3) e tem como tema ‘Práticas que educam: responsabilidade de todos, compromisso da escola’. Nos três dias serão tratadas questões sobre o trabalho pedagógico, metas, projetos estruturantes e atividades para a melhoria da qualidade da educação – foco do programa Educar para Transformar.

No Colégio Estadual Ministro Aliomar Baleeiro, localizado no bairro de Pernambués, em Salvador, o primeiro dia foi de balanço das ações realizadas no ano anterior e estruturação de novas atividades. “Para esse momento inicial foram exibidos vídeos motivacionais, seguido de apresentação dos resultados do ano letivo de 2015, destacando eventos, projetos e práticas exitosas, para abrir discussões de como melhorar ainda mais a nossa prática pedagógica”, disse a diretora, Andréia Passos.

Dorismar Andrade é representante dos professores no Colegiado Escolar e acredita que este período é essencial para os educadores. “É fundamental essa troca de experiências entre o corpo docente porque de fato definimos o que a gente vai desenvolver na prática, a exemplo das avaliações aplicadas durante as quatro unidades”, afirma a educadora.

Interior - No Colégio Estadual de Malhada de Pedra, no município baiano de Malhada de Pedra, a jornada instigou a participação de todos, de acordo com a orientadora de Estudos da unidade, Célia Rocha. “O formato da jornada foi algo que animou muito os educadores, já que as discussões das diretrizes partem da realidade de cada escola, contemplando as dificuldades de cada uma”, ressaltou. Já no Colégio Estadual Anísio Teixeira, na cidade de Palmas de Monte Alto, o diretor do Núcleo Regional de Educação (NRE 13), André Moreira Brandão, diz que os participantes estão empolgados com a proposição de ações para o incentivo à leitura. “A ideia é que as escolas construam o seu projeto de leitura para o ano todo, aumentando a proficiência leitora dos estudantes”.

Participação de líderes - Pela primeira vez, os estudantes líderes de classe da rede estadual de ensino estão participando da Jornada Pedagógica. A líder de classe Laise Conceição da Silva, 16 anos, que irá cursar o 2° ano do ensino médio no Colégio Estadual Ministro Aliomar Baleeiro, em Salvador, diz que o encontro é muito estimulante. “Estou honrada em poder representar minha turma nesta atividade onde irei mediar com os educadores as opiniões dos estudantes”, destaca a líder.

Quem também estará nas férias em busca de melhorias para a sua unidade escolar e seus colegas é a líder de classe Christian Beatriz Alves, 17, que vai estudar em uma das turmas do 3º ano do Colégio Estadual Evaristo da Veiga, na capital baiana. “A participação na Jornada Pedagógica será significativa pelo simples fato de poder contribuir com ideias voltadas para a elaboração de ações do ano letivo e eu enquanto líder vou poder representar bem a minha classe estudantil”, garante a estudante.

Programação – Durante os três dias de jornada haverá mesas-redondas, rodas de conversas com relatos de funcionários, estudantes e pais de alunos e exposição sobre práticas exitosas de estudantes da rede estadual, além de apresentações culturais e oficinas. Em um dos painéis, envolvendo os professores, a discussão será sobre ‘A leitura nas diferentes áreas do conhecimento’. A programação completa está disponível no www.educacao.ba.gov.br/jornadapedagogica2016.



Fotos: Emerson Santos

0 comentários :

 

Paparazzo

Paparazzo
É DO SALVADOR NOTÍCIAS!

Carnaval

Carnaval
Blog do Carnaval

Eventos

Eventos
Revista (Let's Go)

São João

São João
Arraiá do Salvador Notícias é aqui!
SALVADOR NOTÍCIAS
Todos os direitos reservados desde 2000-2024 / Salvador-Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com Instagram: @salvador_noticias_oficial
- Topo ↑