Seja bem-vindo. Hoje é

terça-feira, 2 de fevereiro de 2016

Entre o religioso e o profano, procissão de N. S. das Neves agita o Subúrbio




“Acompanhamento” da imagem reuniu dezenas de embarcações, mantendo a tradição dos moradores de Ilha de Maré



Uma procissão marítima entre a São Thomé de Paripe e a Ilha de Maré saudou na tarde desta segunda-feira (01) a imagem de Nossa Senhora das Candeias. A tradição é centenária, com pescadores e marisqueiras pedindo a benção à santa protetora. Outros dois eventos movimentam ainda a ilha nesta semana: nesta terça-feira, os fieis levam presentes à Iemanjá, na comunidade de Praia Grande, e na quarta-feira acontece a Festa de São Gonçalo, na Igreja de Nossa Senhora de Santana, também com procissão marítima, saindo de Maré em direção à Passé e retornando ao templo.

O “Acompanhamento da imagem de Nossa Senhora das Candeias”, como é chamada a procissão, é uma verdadeira festa no mar. Saveiros e embarcações dos mais diversos tipos, de lanchas a canoas e barcos menores, foram reunidos na praia de São Thomé de Paripe para acompanhar o retorno da imagem da santa a Praia Grande, na Igreja de Nossa Senhora das Neves. Muitos fogos e “quebradeira” garantiram a animação na parte profana da festa que também se estendeu para o mar.

Segundo o percussionista e produtor cultural Renato Neves, trata-se de uma tradição secular que a cada ano vem crescendo, sendo atualmente uma das principais festas da comunidade de Ilha de Maré, que é distrito de Salvador. “As pessoas se organizam em grupos e os barcos são decorados. A parte religiosa começa com a procissão de acompanhamento da imagem de Praia Grande a São Thomé de Paripe e é na volta que a festa profana toma conta”.

Vários grupos participam uniformizados: marinheiros, músicos, “minies”, “Mulher Maravilha”, cada um conduzido por uma embarcação diferente. Com som mecânico, sangram o mar da Baia de Cotegipe em direção à Ilha de Maré no “trá-tra-trá” da metralhadora da banda Vingadora e com os últimos sucessos da “quebradeira” baiana. Na quarta-feira uma nova festa está prometida para o “acompanhamento da imagem de São Gonçalo” ao distrito de Passé, em Candeias, com saída prevista para o final da manhã após missa na capela de Nossa Senhora de Santana.





0 comentários :

 

Paparazzo

Paparazzo
É DO SALVADOR NOTÍCIAS!

Carnaval

Carnaval
Blog do Carnaval

Eventos

Eventos
Revista (Let's Go)

São João

São João
Arraiá do Salvador Notícias é aqui!
SALVADOR NOTÍCIAS
Todos os direitos reservados desde 2000-2024 / Salvador-Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com Instagram: @salvador_noticias_oficial
- Topo ↑