Seja bem-vindo. Hoje é

quarta-feira, 24 de fevereiro de 2016

Ipac lança digitalização e catálogo do acervo do Parque Histórico Castro Alves

Em comemoração ao nascimento de Castro Alves, o Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural (Ipac), órgão da Secretaria de Cultura do Estado (Secult), lança, até 14 de março próximo, a digitalização completa e catálogo do acervo do Parque Histórico, localizado na antiga fazenda onde o poeta nasceu, em Cabaceiras do Paraguaçu, município do Recôncavo, e que é administrado pelo órgão, responsável também pelos principais museus baianos, como o Palácio da Aclamação, Solar Ferrão, museus de Arte (MAB) e de Arte Moderna (MAM), entre outros. 

O diretor- geral do Ipac, João Carlos de Oliveira, informa que, além dessa ação, haverá o concurso de poesias, realizado tradicionalmente em 14 de março, e será disponibilizado na internet o acervo do parque para consulta de especialistas, pesquisadores e estudantes. São desenhos do poeta, parentes e amigos, cartas de familiares, cartões postais, estampas, gravuras e pinturas. Documentos, fotografias, diploma de Castro Alves, sua matrícula na faculdade de direito, móveis, objetos e até carta de alforria também estão na coleção.

No dia 14, em Cabaceiras, a diretoria de Museus (Dimus) do Ipac anunciará o blog ou o site onde o acervo será veiculado. Tradicional na região, o concurso de poesias já é realizado por 15 anos. Já o catálogo e a digitalização do acervo foram viabilizados por dois projetos do Edital Setorial de Museus do Ipac, com recursos do Fundo de Cultura da Bahia (FCBA).

De acordo com a diretora da Dimus/IPAC, Ana Liberato, o concurso anual atrai crianças, adultos e idosos. “O objetivo é aproximar os jovens e estimular os adultos para a produção poética e literária, difundindo a história e o talento de Castro Alves”. Pessoas de diversas regiões participam e até de outros estados declamando versos. 

O Parque Histórico Castro Alves fica aberto de terça a sexta-feira, das 9 às 12h e das 14 às 17h. Sábados, domingos e feriados, das 9 às 14h. Para saber mais sobre os museus do Ipac há o vídeodocumentário ‘Visita Virtual’, no youtube, e o site do instituto.  

Fonte: Ascom/ Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural (Ipac)

0 comentários :

 

Paparazzo

Paparazzo
É DO SALVADOR NOTÍCIAS!

Carnaval

Carnaval
Blog do Carnaval

Eventos

Eventos
Revista (Let's Go)

São João

São João
Arraiá do Salvador Notícias é aqui!
SALVADOR NOTÍCIAS
Todos os direitos reservados desde 2000-2023 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com Instagram: @salvador_noticias_oficial
- Topo ↑