Seja bem-vindo. Hoje é

quarta-feira, 3 de fevereiro de 2016

Saúde sem Fronteiras encerra mais uma etapa de atendimento em oftalmologia


A 90ª etapa do programa Saúde sem Fronteiras Oftalmologia, na região de Guanambi, no centro sul da Bahia, foi encerrada no último domingo (31). Tendo o município de Caetité como local de execução das ações, o programa realizou, entre os dias 25 e 31 de janeiro, 2.625 consultas e 1.537 cirurgias de catarata. De acordo com Enádio Moraes, diretor de Programas Estratégicos (Dipro) da Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), a forte chuva na região impediu mais atendimentos.

Uma equipe integrada por mais de 100 profissionais, entre médicos oftalmologistas, anestesiologistas, enfermeiros, técnicos e profissionais de apoio, atendeu ao público-alvo do Saúde sem Fronteiras, formado por alunos do programa Todos pela Alfabetização (Topa), beneficiando pessoas com idade a partir de 60 anos.

Tracoma e triquíase

Na ocasião, foi realizado um curso para profissionais da Atenção Básica, focalizando a prevenção, detecção e tratamento das doenças tracoma e triquíase, com a participação de 19 técnicos dos 21 municípios da região.

Tracoma é uma afecção ocular crônica, considerada a doença de maior disseminação no mundo e responsável por muitos casos de cegueira. A faixa etária mais acometida é de crianças de 1 a 10 anos, que apresentam a forma ativa da doença. Nas faixas etárias mais altas, a prevalência da forma ativa é baixa, entretanto, as formas cicatriciais predominam. Já a triquíase é uma enfermidade caracterizada pelo desvio do crescimento das pestanas para dentro, ou seja, em direção ao globo ocular.

Fonte: Ascom/Secretaria da Saúde do Estado (Sesab)

0 comentários :

 

Paparazzo

Paparazzo
É DO SALVADOR NOTÍCIAS!

Carnaval

Carnaval
Blog do Carnaval

Eventos

Eventos
Revista (Let's Go)

São João

São João
Arraiá do Salvador Notícias é aqui!
SALVADOR NOTÍCIAS
Todos os direitos reservados desde 2000-2024 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com
- Topo ↑