Seja bem-vindo. Hoje é

sábado, 5 de março de 2016

Edital da Secult lança site sobre vida e obra de Carybé

O projeto de criação do site sobre a vida e obra do artista plástico Carybé, idealizado pelo seu neto - Gabriel Bernabó - e vencedor do Edital Setorial de Museus, do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural Bahia (Ipac), com recursos do Fundo de Cultura (FCBA), será lançado na próxima quarta-feira (9), às 17h, no Palacete das Artes, em Salvador. 

“A ideia surgiu do desejo de levar o artista Carybé, grande muralista brasileiro e com vasta representação em museus no mundo, para que todos pudessem ter acesso à sua obra. O site é um tributo a memória dele”, afirma Bernabó. O produto funciona como um portal e um ‘museu digital’ do artista e o internauta pode acessá-lo em português e espanhol. 

Com reconhecimento internacional, Carybé influenciou o imaginário e a propagação da cultura baiana em diversos países. O site traça um panorama histórico, biográfico e estilístico. De acordo com o diretor-geral do Ipac, João Carlos de Oliveira, os editais integram a política pública de fomento à cultura implantada pela Secretaria de Cultura do Estado (Secult) à qual o Ipac está vinculado. “São ferramentas transparentes e democráticas na distribuição de recursos públicos que possibilitam aos especialistas, artistas e produtores atuarem na política cultural de maneira concreta e efetiva com recursos do Fundo de Cultura”.

Restauração

O Ipac já promoveu várias ações com obras ou sobre o artista Carybé, como exposições no Museu de Arte da Bahia (MAB) e no Museu de Arte Moderna da Bahia (MAM/BA), e a mostra ‘100×100 Carybé Ilustra Jorge Amado’, que ficou em cartaz no Solar Ferrão, em 2013. Também realizou atividades de restauro e educação patrimonial, a exemplo da restauração do painel ‘Panorâmica da Cidade do Salvador’ de Carybé, no Complexo Educacional Carneiro Ribeiro, onde se encontra a Escola Parque, tombada pelo Ipac como Patrimônio da Bahia.

João Carlos destaca que Carybé foi artista de excelência, extremamente atuante, trabalhando com dezenas de técnicas, com obras de arte em espaços públicos e privados, monumentos e edificações, na cidade de Salvador. “Estamos satisfeitos em participar de mais um produto para preservar a memória e obra desse grande artista”. A coordenadora de Editais do Ipac, Ana Coelho, destaca que, com a digitalização e disponibilização online, o projeto contribui para a democratização do acesso aos bens culturais. Mais informações estão disponíveis no site do Ipac. 

Artista

Hector Júlio Paride Bernabó foi um artista plástico, pintor, gravador, escultor, ceramista, ilustrador e desenhista argentino, naturalizado brasileiro. Nasceu na cidade de Lanús, em 7 de fevereiro de 1911, e faleceu em Salvador, em 2 de outubro de 1997. Apaixonado pela Bahia, Carybé tornou-se conhecido com suas obras que valorizavam a cultura baiana, os rituais afro-brasileiros, a capoeira, as belezas naturais e arquitetônicas da Bahia. 

O artista fez ilustrações para livros de escritores famosos brasileiros como Jorge Amado e Mário de Andrade, e do colombiano Gabriel Garcia Márquez, em ‘Cem Anos de Solidão’. Uma de suas obras mais conhecidas é o conjunto de painéis ‘Os povos afros’, os ‘Ibéricos’ e ‘Libertadores’, de 1988. As obras fazem parte da decoração do mural do Memorial da América Latina, situado no bairro da Barra Funda em São Paulo. Entre suas principais obras estão São Jorge (1956), Baianas (1957), Feira (1964), Capoeira (1974), Murais do Memorial da América Latina (1988) e Os Conjurados (1995).


Fonte: Ascom/Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural Bahia (Ipac) 

0 comentários :

 

Paparazzo

Paparazzo
É DO SALVADOR NOTÍCIAS!

Carnaval

Carnaval
Blog do Carnaval

Eventos

Eventos
Revista (Let's Go)

São João

São João
Arraiá do Salvador Notícias é aqui!
SALVADOR NOTÍCIAS
Todos os direitos reservados desde 2000-2023 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com Instagram: @salvador_noticias_oficial
- Topo ↑