Seja bem-vindo. Hoje é

sexta-feira, 11 de março de 2016

Equipes de buscas localizam veleiro Windarra‏

A Marinha do Brasil, por meio do Comando do 2º Distrito Naval (Com2ºDN), informa que o Serviço de Busca e Salvamento Marítimo do Leste (SALVAMAR Leste) coordenou, na madrugada de ontem (10), a operação de evacuação médica de um tripulante do
veleiro “Windarra”, de bandeira dos Estados Unidos da América, que navegava com duas pessoas a bordo, a cerca de 65 km da costa, na altura do município de Mucuri, no litoral sul da Bahia.

A operação teve início quando, por volta das 3h, o navio-rebocador “Norsul Caravelas” recebeu pelo rádio um pedido de socorro do veleiro, informando que o Comandante da embarcação, Richard Joseph Jablonski, de 69 anos e nacionalidade norte-americana, estava inconsciente e com dificuldades de respirar. Imediatamente, o “Norsul Caravelas” se dirigiu para a posição do veleiro, a fim de prestar socorro ao enfermo, comunicando a situação à Delegacia da Capitania dos Portos em Porto Seguro (DelPSeguro).

Assim que acionado, o SALVAMAR Leste passou a coordenar a operação de resgate, que contou com o apoio de uma lancha do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e de uma ambulância do Serviço de Atendimento Médico de Urgência  (SAMU) de Caravelas-BA.
Por volta das 4h, o navio-rebocador realizou a evacuação do tripulante enfermo que, às 8h15, foi desembarcado no cais de Caravelas e levado ao Hospital Municipal da cidade, sendo posteriormente transferido para uma unidade de saúde da rede particular em Texeira de Freitas-BA, onde se encontra sob cuidados médicos.

Uma equipe de Inspeção Naval da DelPSeguro foi enviada ao local da evacuação para contribuir com a localização e recuperação do veleiro “Windarra”, a fim de que o mesmo não oferecesse riscos à segurança da navegação na área. Adicionalmente, a Marinha do Brasil emitiu um “Aviso aos Navegantes”, alertando para a presença da embarcação à deriva na região, e utilizou o seu Sistema de Informações Sobre o Tráfego Marítimo (SISTRAM) para apoiar a operação. Por volta das 19h de ontem, o veleiro foi localizado a cerca de 6 km da costa, próximo à divisa entre os estados da Bahia e do Espírito Santo, sendo levado para o porto de Caravelas-BA, aonde chegou por volta das 9h30 de hoje (11).

0 comentários :

 

Paparazzo

Paparazzo
É DO SALVADOR NOTÍCIAS!

Carnaval

Carnaval
Blog do Carnaval

Eventos

Eventos
Revista (Let's Go)

São João

São João
Arraiá do Salvador Notícias é aqui!
SALVADOR NOTÍCIAS
Todos os direitos reservados desde 2000-2023 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com Instagram: @salvador_noticias_oficial
- Topo ↑