Seja bem-vindo. Hoje é

segunda-feira, 28 de março de 2016

MAB Comemora anivbersário de Salvador com exposição

O Museu de Arte da Bahia abre nesta terça-feira (29), às 19h, a exposição "A Iconografia da Cidade do Salvador" que homenageia os 467 anos de fundação da cidade-mãe do Brasil com essa mostra de 20 peças, todas do acervo do Museu, que retratam a cidade Alta, Baixa e a Baía de Todos os Santos a partir do século XVI a XIX através de uma riquíssima coleção de gravuras, aquarelas e desenhos criadas por artistas e viajantes estrangeiros que por aqui passaram. Entre eles, obras do fotógrafo Victor Frond que retratou o trecho da antiga Alfândega e a Igreja de N.S. da Conceição,  numa litografia assinada em Paris de 1861; a aquarela - edição fac-simile - do álbum do artista Emeric Essex Vidal com "Vista panorâmica de São Salvador da Bahia de Todos os Santos" (1835 - 1837; quatro gravuras do perfil de Salvador durante a invasão Holandesa (1624) do autor Claus Jans Visseher (impressa em Amsterdã em 1657); litogravura colorida produzida na Holanda do séc. XVII retratando "Tomada de um carregamento de açúcar na Baía de Todos os Santos ".

Segundo o curador da exposição e diretor do MAB, Pedro Arcanjo, esta mostra "é significativa para divulgar o acervo do museu e atrair visitantes que poderão participar de ações complementares como a palestra do antropólogo-artista, Renato da Silveira, que falará e exibirá imagens de aproximadamente 300 cidades do mundo, redesenhadas por ele e uma roda de conversa onde serão discutidas as últimas intervenções paisagistas realizadas nesses grandes centros urbanos e bairros de Salvador como Rio Vermelho e Barra".
O MAB é vinculado ao Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural - IPAC - autarquia da SecultBA.

Durante a exposição estarão expostos, também, livros raros do acervo da Biblioteca do MAB José Pedreira, e possibilitam uma melhor compreensão dos fatos históricos, da evolução da cidade em diferentes aspectos. Entre eles, "Centro Histórico de Salvador", esta obra é um testemunho de respeito a Cidade de São Salvador de 1946 a 1952, fotografada por Pierre Verger. "Notícia Geral da Bahia", uma preciosidade, é uma edição fac-símile, que informa sobre a Capitania da Bahia desde o seu descobrimento até o ano de 1759.

A entrada é gratuita. E a exposição ficará aberta para visitação até 30 de abril das 13h às 19h, de segunda a sexta-feira e das 14h às 18h, fins de semana e feriados.

0 comentários :

 

Paparazzo

Paparazzo
É DO SALVADOR NOTÍCIAS!

Carnaval

Carnaval
Blog do Carnaval

Eventos

Eventos
Revista (Let's Go)

São João

São João
Arraiá do Salvador Notícias é aqui!
SALVADOR NOTÍCIAS
Todos os direitos reservados desde 2000-2023 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com Instagram: @salvador_noticias_oficial
- Topo ↑