Seja bem-vindo. Hoje é

terça-feira, 15 de março de 2016

Segunda 'Superterça' sela rumo da disputa pela indicação à Casa Branca


Uma nova rodada de prévias nesta terça (15) pode selar o rumo das disputas dentro dos partidos pela candidatura à Presidência dos EUA.

As urnas definirão o fôlego do republicano Donald Trump, e o 'establishment' do Partido Republicano já se prepara para a possível desistência de sua última esperança: o senador Marco Rubio, da Flórida.

Paul Sancya/Associated Press
Aliados de Trump esperam a chegada do magnata ao comício em Boca Raton, na Flórida, no domingo
Aliados de Trump esperam a chegada do magnata ao comício em Boca Raton, na Flórida, no domingo
Do lado democrata, a expectativa é sobre a resistência do senador independente Bernie Sanders, de Vermont, que atrasa os planos da ex-secretária de Estado Hillary Clinton de pavimentar sua candidatura nacionalmente.

Cinco Estados e um território no oceano Pacífico vão às urnas. Do lado republicano, 358 delegados serão disputados nos Estados e em só duas das prévias, a da Carolina do Norte e do Missouri, o sistema é proporcional.

Nas demais —Ohio, Flórida, Illinois e ilhas Mariana do Norte—, o vencedor leva todos os representantes partidários para as convenções que definirão os presidenciáveis, em julho.



Se Trump vencer a Flórida, como indicam as pesquisas, e Ohio, onde a disputa com o governador do Estado, John Kasich, está acirrada, ele não apenas abre vantagem indiscutível de delegados, como terá embalo popular —duas condições para chegar bem posicionado à convenção e ser declarado candidato.

Nesse caso, o único adversário no páreo será o senador ultraconservador Ted Cruz, do Texas, considerado pela cúpula republicana apenas menos pior do que Trump, mas igualmente desalinhado com Washington.

Uma derrota de Trump em Ohio pode tirar um pouco do gás de sua campanha, mas não alivia as tensões, porque aumenta a possibilidade de a convenção ser disputada.

Se isso acontecer, será a primeira vez desde 1948 em que os delegados farão nova votação para decidir o candidato republicano à Casa Branca sem obedecer os resultados das prévias.

Com tais perspectivas, ironicamente, o único alento da oposição ao presidente Barack Obama é o senador democrata Bernie Sanders.

"Ele é o melhor amigo do Partido Republicano, porque não pode ganhar, mas pode fazer [a disputa interna pela nomeação] ser dolorosa para Hillary", disse Allan Lichtman, professor de história da Universidade Americana.

A reviravolta em Michigan, na semana passada, em que Sanders derrotou Hillary com uma margem de dois pontos percentuais, deu força política ao senador, que afirma que daqui para frente o mapa eleitoral joga a seu favor.

Sanders tem tido bons resultados entre o eleitorado branco e de classe média —o resultado em Ohio será um termômetro de seu alcance.

Pesquisas divulgadas pelo senador democrata mostram disputas apertadas também em Illinois e no Missouri. Hillary deve levar a Flórida e a Carolina do Norte.

MARCO RUBIO

A desistência de Marco Rubio só seria evitada se ele ganhasse na Flórida, mas as pesquisas mostram Trump com 20 pontos de vantagem.

Sua saída significaria mais do que uma derrota pessoal, mas um revés à cúpula do Partido Republicano, que apostou no jovem e ambicioso político quando seu preferido, Jeb Bush, ex-governador da Flórida, desistiu.

"O fenômeno Marco Rubio é quase tão notável quanto o fenômeno Donald Trump", disse Lichtman.

No terceiro dos quatro comícios na Flórida da última segunda (14), em West Palm Beach, Rubio não lotou o ginásio, e o público, comportado em comparação com os entusiastas de Trump e Sanders, soou, por vezes, desconectado. No início de sua fala, o pré-candidato republicano foi aplaudido na hora errada, enquanto reproduzia a lógica do discurso de Trump.

Quando ele começou a dizer: "se depositamos nossa braveza e frustração uns nos outros para assim conseguir votos...", a plateia se empolgou e começou a ovacioná-lo. Rubio, contudo, ainda precisava concluir o argumento: "Isso não é liderança".

EstadoFavoritos (entre os Republicanos)Delegados em jogo (entre os Republicanos)Favoritos (entre os Democratas)Delegados em jogo (entre os Democratas)
FlóridaTrump99**Hillary246
Carolina do NorteTrump72Hillary121
OhioTrump/Kasich66**Hillary159
IllinoisTrump69**Hillary182
MissouriTrump52Sanders84
Total-358-792

0 comentários :

 

Paparazzo

Paparazzo
É DO SALVADOR NOTÍCIAS!

Carnaval

Carnaval
Blog do Carnaval

Eventos

Eventos
Revista (Let's Go)

São João

São João
Arraiá do Salvador Notícias é aqui!
SALVADOR NOTÍCIAS
Todos os direitos reservados desde 2000-2023 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com Instagram: @salvador_noticias_oficial
- Topo ↑