Seja bem-vindo. Hoje é

quarta-feira, 13 de abril de 2016

Mata de São João participa de projeto que levará estudantes à Europa

Alunos do oitavo ano da rede municipal participam do ‘Era Uma Vez... Brasil’, que levará estudantes para um intercâmbio em Portugal em novembro. 

Adolescentes de Mata de São João terão a oportunidade de conhecer Lisboa – Portugal e, durante dez dias, reviver os caminhos da família real e da corte portuguesa antes da chegada ao Brasil. O município é a sexta cidade a integrar o ‘Era uma Vez... Brasil’, projeto de arte-educação voltado para adolescentes do oitavo ano da rede pública municipal de ensino que, além do município baiano, será realizado também nas cidades de Salvador (BA), Rio de Janeiro (RJ), São Paulo (SP), Novo Horizonte (SP) e Belo Jardim (PE).  Em Mata de São João, serão 18 escolas, com 20 professores e cerca 831 alunos envolvidos no projeto.

Com inscrições abertas até o dia 30 de abril, o ‘Era Uma Vez... Brasil’ tem como objetivo estimular a compreensão dos alunos sobre a história do Brasil e seus reflexos atuais e, para isso, traz como tema a transferência da família real e da corte portuguesa para o país, tendo como base o livro 1808, do escritor Laurentino Gomes. Além da sede municipal, alunos das localidades de Praia do Forte, Imbassaí, Diogo, Sauípe e da zona rural também podem participar. As inscrições para estudantes das escolas parcerias, indicadas pela secretaria de Educação do município, e o regulamento estão disponíveis no site oficial: www.eraumavezbrasil.com.br.

“Mata de São João tem sua história intimamente ligada à colonização e à independência do Brasil. Esse projeto traz a oportunidade dos nossos alunos conhecerem e interpretarem a sua história recorrendo a meios de representação pouco usuais, como as histórias em quadrinhos. A perspectiva de vivenciar um intercâmbio cultural, certamente será um imenso estímulo para esta garotada”, destaca o prefeito municipal Marcelo Oliveira.

Já em andamento, o ‘Era Uma Vez... Brasil’ é composto por três etapas, sendo a primeira delas destinada à preparação do corpo docente. Já foram realizados dois encontros com professores de história de todas as escolas participantes. No último deles, que aconteceu no dia 1º de abril, os professores de Mata de São João já estiveram presentes. Em sala, os professores passam a propor aos alunos atividades de pesquisa, leitura e culturais, tendo como resultado a produção histórias em quadrinhos e vídeos com a temática do projeto.

Os trabalhos melhor avaliados seguem para a etapa do campus, que acontecerá durante sete dias, em meados de julho. Nessa fase, oficinas culturais de teatro, música, audiovisual, capoeira e HQs resultarão na produção de tirinhas em quadrinhos. Esse material irá integrar o livro Era uma vez... Brasil, que será distribuído em escolas e bibliotecas no Brasil e em Portugal. Essa etapa é decisiva para a seleção dos estudantes que seguirão para a etapa final do projeto, a viagem a Portugal.

Criado pela Origem Produções, empresa de gestão de projetos criativos que atua desde 2007 no Brasil, o ‘Era Uma Vez... Brasil’ conta com parceria da Prefeitura Municipal de Mata de São João e o apoio importante do Tivoli Ecoresort Praia do Forte. “A rede Tivoli Hotels & Resorts foi fundada em Portugal e a Praia do Forte foi escolhida por Garcia d'Ávila para se estabelecer ao chegar no país, ou seja, nossa relação com Portugal é muito forte e a chance que os nossos estudantes terão de conhecer e vivenciar essa história é”, resume João Eça Pinheiro, diretor geral do hotel.

Nacionalmente, o projeto conta com parceiros importantes como Bateria Moura, Usina São José da Estiva e Estácio, como patrocinadores, apoio cultural da CVC, além de apoio do Ministério da Cultura, Associação Comercial da Bahia (ACB) e Grupo Pestana.

0 comentários :

 

Paparazzo

Paparazzo
É DO SALVADOR NOTÍCIAS!

Carnaval

Carnaval
Blog do Carnaval

Eventos

Eventos
Revista (Let's Go)

São João

São João
Arraiá do Salvador Notícias é aqui!
SALVADOR NOTÍCIAS
Todos os direitos reservados desde 2000-2023 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com Instagram: @salvador_noticias_oficial
- Topo ↑