Seja bem-vindo. Hoje é

sábado, 9 de abril de 2016

Ocupação cultural vai movimentar a Ladeira da Misericórdia nos próximos dois meses


Com o objetivo de promover a revitalização do centro da cidade, o conjunto arquitetônico da Ladeira da Misericórdia, uma das ligações entre as partes alta e baixa de Salvador, vai receber, a partir deste sábado (9), uma série de atividades artísticas e culturais reunidas no projeto Ocupação Coaty. 

Com a participação de artistas e produtores culturais baianos e de outros estados, a iniciativa tem o apoio financeiro do Fundo de Cultura da Bahia (FCBA), mecanismo de fomento à cultura administrado pelas secretarias estaduais de Cultura (Secult) e da Fazenda (Sefaz-BA). 

Na abertura do projeto, que acontece às 16h de sábado, a artista visual gaúcha Elaine Tedesco fará uma palestra sobre aspectos ligados à ocupação artística de espaços públicos. Em seguida, o fotógrafo e artista alemão Klaus W. Eisenlohr vai falar sobre o tema ‘Artistas Explorando o Espaço Urbano Contemporâneo’. Depois, o músico americano Arto Lindsay, conhecido por suas parcerias com artistas brasileiros, a exemplo de Caetano Veloso, se apresenta para o público.

Atividades 

Serão dois meses de ocupação, com a realização de cursos, oficinas, palestras, performances musicais e exposições artíticas. Todas as atividades são gratuitas e vão se concentrar na área onde funcionou o bar e restaurante Coaty (depois Zanzibar), como também nas ladeiras e platôs. 

O projeto conta com recursos de cerca de R$ 18 mil, captados através de editais do Fundo de Cultura. De acordo com a produtora cultural Lanussi Pasquali, uma das organizadoras da ocupação, o recurso do Governo do Estado foi essencial para a realização do evento. 

A proposta tem como inspiração o grupo Arte Contemporânea, que atuou nos anos 1990, ocupando importantes espaços urbanos em estado de abandono e degradação em diversas capitais brasileiras, como Rio de Janeiro, São Paulo e Porto Alegre. A Ocupação Coaty propõe uma intervenção poética da memória de Salvador e do legado de Lina Bo Bardi na Ladeira da Misericórdia. 

Reocupação 

Segundo Lanussi Pasquali, a finalidade da reocupação do espaço onde funcionou o restaurante Coaty, seu entorno e a Ladeira da Misericórdia é trazer de volta à região olhares e intenções afastadas gradativamente pelo acelerado mecanismo de urbanização da cidade de Salvador. 

Participam do projeto artistas que atuam em diversos campos do conhecimento e que desenvolveram linguagens e abordagens próprias. Entre eles estão os artistas visuais Elaine Tedesco, Fernando Limberger, Lanussi Pasquali, Joãozito, Klaus W. Eisenlohr, Adriana Araújo, Fábio Gatti e Mayra Lins. E ainda os músicos Arto Lindsay e Gilberto Monte, além da escritora Katherine Funke, da arquiteta Carla Zollinger e do coletivo de arte GIA. Mais informações estão disponíveis na página do projeto no Facebook.

0 comentários :

 

Paparazzo

Paparazzo
É DO SALVADOR NOTÍCIAS!

Carnaval

Carnaval
Blog do Carnaval

Eventos

Eventos
Revista (Let's Go)

São João

São João
Arraiá do Salvador Notícias é aqui!
SALVADOR NOTÍCIAS
Todos os direitos reservados desde 2000-2023 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com Instagram: @salvador_noticias_oficial
- Topo ↑