Seja bem-vindo. Hoje é

sexta-feira, 29 de abril de 2016

Projeto "Leia Mulheres, Salvador" dia 30.4 no Museu de Arte da Bahia

Clube de leitura que promove encontros para debater a literatura feita por mulheres, o Leia Mulheres Salvador realiza a sua quarta edição, desta vez no auditório do Museu de Arte da Bahia, no Corredor da Vitória, museu vinculado ao Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural - IPAC -autarquia da SecultBa. O evento tem entrada gratuita e será realizado no dia 30 de abril, sábado, às 14h30.

O livro do mês de abril é o romance “As Meninas”, de Lygia Fagundes Telles. Escrito em 1973, a obra de ficção venceu o prêmio Jabuti em 1974 e é um registro dos desafios e embates de mulheres e da juventude brasileira durante a Ditadura Militar.

Em 2016, ano que completa 93 anos, Lygia Fagundes Telles foi indicada pela União Brasileira de Escritores para concorrer ao Prêmio Nobel de Literatura. Em a homenagem à sua obra, composta de quatro romances e dezenas de coletânea de contos, o Leia Mulheres Salvador escolheu "As Meninas" como ponto de partida da discussão.

O Leia Mulheres é um clube de leitura específico para o debate de autoras. Criado em São Paulo, em 2015, é inspirado no projeto da escritora inglesa Joanna Walsh, que em 2014 propôs o #readwomen2014, um chamado para que as pessoas lessem mais escritoras. O mercado editorial ainda é muito restrito e as mulheres ainda não possuem a mesma visibilidade que os homens. A ideia é uma provocação para que homens e mulheres reavaliem as suas estantes de livros e estejam abertos a ler, reler, discutir e descobrir autoras novas ou consagradas.

Após o sucesso em São Paulo, a ideia foi se espalhando de forma espontânea e mais cidades formaram os seus próprios clubes. O Leia Mulheres Salvador começou em janeiro de 2016 e já discutiu os livros "Americanah", da escritora nigeriana Chimamanda Ngozi Adichie, "A Amiga Genial", de Elena Ferrante, e "Poética", da poeta brasileira Ana Cristina Cesar. 

Atualmente 19 cidades brasileiras já aderiram ao clube de leitura. Em Salvador, a realização e a mediação são feitas por Eduarda Sampaio, Ilmara Fonseca, Jeniffer Geraldine, Joana Mutti e Paula Janay. Os encontros são mensais, realizados preferencialmente no último sábado de cada mês. Recomendamos a leitura prévia do livro antes do encontro, mas todos os interessados são bem-vindos.

Leia Mulheres Salvador

Data: 30 de abril de 2016

Local: Auditório do Museu de Arte da Bahia, no Corredor da Vitória. (Av. Sete de Setembro, 2331 ). O Museu possuiu estacionamento para visitantes.

Horário: 14h30

Nome do livro: As Meninas
Autora: Lygia Fagundes Telles
Mediadoras: Eduarda Sampaio, Ilmara Fonseca, Jeniffer Geraldine, Joana Mutti e Paula Janay.

Entrada: Gratuita

0 comentários :

 

Paparazzo

Paparazzo
É DO SALVADOR NOTÍCIAS!

Carnaval

Carnaval
Blog do Carnaval

Eventos

Eventos
Revista (Let's Go)

São João

São João
Arraiá do Salvador Notícias é aqui!
SALVADOR NOTÍCIAS
Todos os direitos reservados desde 2000-2023 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com Instagram: @salvador_noticias_oficial
- Topo ↑