Seja bem-vindo. Hoje é

domingo, 1 de maio de 2016

As incertezas da ponte para o futuro no PMDB


Em conversas internas no congresso nacional os parlamentares já trabalham para aprovação antecipada de projetos que visem a “ponte para o futuro” de Michel Temer.

Os deputados reconhecem que durante dois anos de trabalhos oposicionistas, a câmara federal esteve embargada em pautas insignificantes. Agora, com a cassação do deputado e presidente da câmara Eduardo Cunha, os interesses do PMDB devem ser pautados como prioridade para maioria dos partidos de oposição (PMDB, PP, PR, PSD e DEM), que já falam em mudar os discursos de obstrução e de projetos que desvinculem as discussões do possível “novo governo”.

De acordo com o deputado federal Mário Quintela (PR-AL) o objetivo dos parlamentares é medir com cautela o que deverá ser aprovado no congresso para não gerar um impacto imediato na economia do novo governo, agindo precisamente alinhado às recomendações do até agora vice-presidente Michel Temer.

Temer parece já ter alcançado a admiração dos líderes dos partidos na câmara, isto devido à opinião de alguns sobre as previsíveis medidas do novo governo.

"existe uma tendência de trabalhar para o próximo governo". "Nesse momento não é nossa intenção trabalhar com um vácuo de governo, com uma presidente que governa sem poderes para isso, sem representatividade".  Disse o líder do DEM Pauderney Avelino (AM). O deputado afirmou também que mesmo se ocorrer um sério risco ao Tesouro Nacional vindo através de algumas medidas, esta decisão deverá ser aprovada na câmara porque “esta é a vontade do vice, então está tudo bem”.

Uma destas medidas visa autorizar aos organismos internacionais o oferecimento do Seguro de Crédito à Exportação (SCE). Esta MP deve ser aprovada a partir da próxima terça-feira. A medida provisória amplia o leque de agentes que oferecem o seguro, atualmente concentrado no Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).   

O vice-presidente passou este final de semana buscando realmente este ambiente de favorecimento para governar, reunido com algumas das principais lideranças sindicais como a União Geral dos Trabalhadores (UGT), a Central dos Sindicatos Brasileiros (CSB) e a Nova Central Sindical de Trabalhadores (NCST). Michel Temer procurou garantir o apoio para aprovação das reformas da previdência e trabalhista.

Temer sabe que diante destas propostas encontrará as resistências e as desconfianças de outros sindicatos e bem como da população que não entende direito como o peemedebista pretende governar.  Desta maneira o vice procura fundamentar outra base sindical que lhe assegure uma opinião popular positiva entre os trabalhadores.  

“As pessoas acham que ele vai entrar e fazer maldades, mas não vai fazer nada, muito pelo contrário. Vai ter de conversar muito”.  Afirmou o presidente da CSB, Antonio Fernandes dos Santos Neto em entrevista ao jornal Estado de S. Paulo.

Fora este cenário acirrado entre os sindicatos existem outras questões envolvendo o vice Michel Temer. O seu suposto envolvimento de corrupção nas investigações da polícia federal na lava-jato, a assinatura de decretos determinando a abertura de créditos orçamentários sem autorização prévia do Legislativo (pedaladas fiscais), fato sustentado pelas lideranças dos partidos que apoiam a presidente Dilma para pedir também o seu impeachment na câmara.


O PMDB vem tentando dissimular estes trabalhos internos do vice-presidente para a população com um discurso de que no próximo dia 11 de maio surgirá um “novo começo” para o Brasil. Caso seja aprovado o afastamento de 180 dias da presidente Dilma Rousseff no senado, a “ponte para o futuro” tentará convencer os brasileiros que os 14 anos do PMDB no governo junto ao PT será realmente esquecido e transformado no retorno da confiança dos investimentos e da economia.  

Foto-capa: Marcelo Casa.
Foto: reprodução. 

0 comentários :

 

Paparazzo

Paparazzo
É DO SALVADOR NOTÍCIAS!

Carnaval

Carnaval
Blog do Carnaval

Eventos

Eventos
Revista (Let's Go)

São João

São João
Arraiá do Salvador Notícias é aqui!
SALVADOR NOTÍCIAS
Todos os direitos reservados desde 2000-2023 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com Instagram: @salvador_noticias_oficial
- Topo ↑