Seja bem-vindo. Hoje é

terça-feira, 3 de maio de 2016

Bibliotecas estaduais comemoram Semana Mundial do Brincar

Bibliotecas estaduais comemoram Semana Mundial do Brincar com atividades infantis

A Biblioteca Juracy Magalhães Júnior, no município de Itaparica, reúne a garotada local, nesta quarta-feira (4), para ouvir histórias. A iniciativa integra o ciclo de atividades lúdicas infantis que as bibliotecas públicas estaduais, administradas pela Fundação Pedro Calmon (FPC), vinculada à Secretaria de Cultura do Estado (Secult), promovem para comemorar a Semana Mundial do Brincar, no período de 22 a 28 deste mês. A programação das unidades contempla brincadeiras, contação de histórias e oficinas de arte.

No próximo dia 23, quando será inaugurado o setor infantil da biblioteca de Itaparica, pais e filhos podem participar do lançamento do livro ‘Os Três Porquinhos da Índia’, de Paulo Morais. Brincadeiras antigas e contações de histórias com temas sobre o Dia da África fecham a Semana na unidade, que acontece nos dias 24 e 25.

Em Salvador, a Biblioteca Pública do Estado, no bairro dos Barris, realiza no dia 21 um encontro para brincadeiras e cantos de parlendas, que consistem na formação de uma roda com crianças numa apresentação de músicas da cultura popular e coreografias. No dia 23, haverá narração de divertidas histórias. No dia 25, em comemoração aos 205 anos de sua fundação, será realizado um bate-papo com os participantes sobre a história da biblioteca, com dinâmicas lúdicas e educativas. Os três eventos acontecem sempre às 15h, no Setor Infantil.

A Biblioteca Juracy Magalhães Junior, no bairro do Rio Vermelho, ministra no próximo dia 12 uma oficina de artes para ensinar os pequenos a confeccionarem carrinhos que se movem pela força do ar. Para a fabricação do brinquedo, serão utilizados materiais reaproveitáveis como tampas de garrafas PET, palitos de churrasco, barbantes, entre outros.

No dia, 20, a Biblioteca Anísio Teixeira, no Pelourinho/Centro Histórico, promove uma tarde de contos e poesias nordestinas. A atividade terá início às 14h30, fazendo num resgate cultural dos causos do povo nordestino, permeadas de mistério, humor, lutas e glórias. No mesmo dia, a Biblioteca Thales de Azevedo, no bairro do Costa Azul executa às 10h e 15h, uma oficina de artes para confecção de brinquedos com caixa de leite. No dia 21, a atividade volta a acontecer na biblioteca, somente às 10h.

A Biblioteca Infantil Monteiro Lobato, no bairro de Nazaré, realiza um bate papo sobre a importância do brincar para a criança e o adulto, no dia 24, às 14h. Para a garotada que quiser participar de algum passatempo simples e divertido, haverá nos dias 4, 11 e 18 o jogo da forca. A brincadeira consiste no participante acertar qual a palavra proposta, tendo como dica o número de letras e um tema. O passatempo estimula a memória e o conhecimento da ortografia. Além disso, dias 12, 13 e 20, às 10h, serão realizadas atividades como palavras cruzadas, caça-palavras e silabox. Para resolver os passatempos, os participantes terão que consultar os livros do acervo da biblioteca.

Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas

Essas bibliotecas integram o Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas, administrado pela Fundação Pedro Calmon, que é composto por seis bibliotecas públicas estaduais localizadas em Salvador, sendo uma delas, a de Extensão, com duas bibliotecas móveis - a instalada no município de Itaparica e a Biblioteca Virtual Consuelo Pondé, especializada na história da Bahia – e ainda uma Casa de Cultura, no município de Lençóis, na Chapada Diamantina. Também fornece consultoria técnica para mais de 450 bibliotecas públicas municipais, comunitárias e espaços de leitura, além de cursos de capacitação para os funcionários destas unidades. Mais informações estão disponíveis no site da FPC

Fonte: Ascom/Fundação Pedro Calmon (FPC)

0 comentários :

 

Paparazzo

Paparazzo
É DO SALVADOR NOTÍCIAS!

Carnaval

Carnaval
Blog do Carnaval

Eventos

Eventos
Revista (Let's Go)

São João

São João
Arraiá do Salvador Notícias é aqui!
SALVADOR NOTÍCIAS
Todos os direitos reservados desde 2000-2023 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com Instagram: @salvador_noticias_oficial
- Topo ↑