Seja bem-vindo. Hoje é

quinta-feira, 12 de maio de 2016

Exposição de painéis gigantes sobre Salvador marca abertura da 14ª Semana de Museus

A exposição ‘Museus: Paisagens Culturais’, composta por 11 painéis gigantes impermeabilizados, que retratam o crescimento urbano da cidade de Salvador, principalmente no final do século 19, abre a 14ª Semana de Museus em Salvador na próxima segunda-feira (16), às 9h30, no jardim do Palácio da Aclamação, no Campo Grande. Cerimônia terá a presença de autoridades federais, estaduais e municipais, artistas, especialistas e estudiosos sobre a capital baiana e a cultura. 

A realização é da Secretaria de Cultura do Estado (Secult), por meio e da Diretoria de Museus do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural (Dimus/Ipac). Logo após cerimônia, os presentes serão convidados para conferir a mostra, que fica permanente no Passeio Público. O evento marca ainda o lançamento da campanha #MusEuVou e terá a apresentação do ‘Afoxé Agogôs de Lata’, da Orquestra Museofônica e Emília Biancardi.

A campanha de mobilização e educação patrimonial #MusEuVou é realizada pela Secult/Ipac em parceria com Secretaria de Comunicação do Estado (Secom). Entre as peças estão cartazes, praguinhas, folhetos, galhardetes, flâmulas e banners para redes sociais. “Em 2015, conseguimos aumento de 60% na frequência dos museus baianos com a campanha #MusEuCurto. Este ano, com as hastags #MusEuVou e #MusEuCuido, além de atrair público, queremos despertar a consciência participativa da população para a preservação dos espaços públicos e unidades museológicas”, afirma o diretor-geral do Ipac, João Carlos de Oliveira. 

Segundo ele, o lançamento no Passeio Público – considerado um museu à céu aberto – já mostra essa intenção. “Realizamos obras de manutenção no Passeio e outros espaços do Ipac e necessitamos contar com os frequentadores nas nossas ações para coibir depredações”.

Em Salvador, o Ipac está responsável pelo Museu de Arte Moderna (Avenida Contorno), Palacete das Artes (Graça), Palácio da Aclamação/Passeio Público (Campo Grande), Museu de Arte da Bahia (Corredor da Vitória), Solar Ferrão, Praça das Artes, museus Udo e Tempostal (Pelourinho). No interior, os museus do Recolhimento (Santo Amaro), Wanderley (Candeias) e Parque Histórico Castro Alves (Cabaceiras do Paraguaçu). A Semana de Museus tem ainda com a participação da Fundação Cultural do Estado da Bahia (Funceb).

A Semana Nacional de Museus é uma temporada cultural coordenada pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), que acontece todo ano em comemoração ao Dia Internacional dos Museus (18 de maio), reunindo 1.236 museus de todo o País, oferecendo ao público 3.700 atividades especiais como visitas mediadas, palestras e oficinas. Na Bahia, a 14ª Semana será realizada nos diversos museus do estado. A programação do evento e outras informações estão disponíveis no blog da Dimus. 

Fonte: Ascom/Secretaria de Cultura do Estado (Secult)

0 comentários :

 

Paparazzo

Paparazzo
É DO SALVADOR NOTÍCIAS!

Carnaval

Carnaval
Blog do Carnaval

Eventos

Eventos
Revista (Let's Go)

São João

São João
Arraiá do Salvador Notícias é aqui!
SALVADOR NOTÍCIAS
Todos os direitos reservados desde 2000-2023 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com Instagram: @salvador_noticias_oficial
- Topo ↑