Seja bem-vindo. Hoje é

terça-feira, 3 de maio de 2016

MAM-BA segue com exposição do artista Efrain Almeida até dia 03 de julho

Obras do artista cearense Efrain Almeida estão em cartaz no Museu de Arte Moderna da Bahia. 

A mostra intitulada “Uma pausa em pleno voo”, do artista cearense radicado no Rio de Janeiro, Efrain Almeida, ocupa a Capela do Museu de Arte Moderna da Bahia (MAM-BA) até dia 03 de julho. Aberta ao público, a curadoria fica por conta de Marcelo Campos. O trabalho é composto por sete obras do artista, que já passaram pelo Paço Imperial, no Rio de Janeiro, e Centro Cultural do Banco do Nordeste, em Fortaleza (CE). 

Marcando os dez anos de encontro entre o artista e o curador, a exposição é composta por esculturas em instalações ou isolada, além de aquarelas e porcelana produzidas entre os anos de 2012 e 2016. Para a itinerância em Salvador, o artista criou diálogos específicos com a arquitetura da Capela do MAM-BA. “O fato de ocupar a Capela cria relações diretas com o interesse do artista pela religiosidade brasileira”, diz Marcelo Campos. 

“Uma pausa em pleno voo” era o título do texto que Campos escreveu há anos. “Esta pausa é o momento em que o olhar congela um acontecimento frágil, efêmero. Este foi o ponto de partida para esta mostra, que começou a ser planejada há cinco anos: como o artista potencializa o pequeno gesto em algo poético que é a obra”, declara Efrain Almeida. 

Entre as obras expostas consta a instalação “Uma coisa linda”, com 150 pássaros da espécie galos-de-campina, feitos em bronze policromado, distribuídos pelo piso da sala em grupos de unidades variáveis, formando uma cartografia determinada pelo artista. A instalação “10 Hummingbirds”, destaque na ‎Frieze 2015 - uma das mais importantes feiras de arte internacional - em Londres, é composta por dez beija-flores, também em bronze policromado com tintas iridescentes, com tonalidades diferentes, fincados na parede pelo longo bico. 

Em “Plátano Bordallo”, o artista reproduz em porcelana um segmento de galho com insetos, instalado de modo perpendicular à parede. Na escultura de um cisne negro, em bronze pintado com tinta acrílica, Efrain foi buscar na memória fabular dos contos de Andersen o simbolismo do cisne que se transforma em princesa.



Sobre o artista

Efrain Almeida é natural de Boa Viagem (CE), mas vive e trabalha no Rio de Janeiro. Entre 1986 e 1990, estudou na Escola de Artes Visuais do Parque Lage e no Museu de Arte Moderna (RJ). Começou a expor em 1987, como integrante do XI Salão Carioca de Arte. Daí em diante, tem mostrado seu trabalho em centenas de cidades do Brasil, Ásia, Europa e EUA.



Sobre o curador

Marcelo Campos é professor adjunto do Departamento de Teoria e Historia da Arte, Instituto de Artes da UERJ, professor da Escola de Artes Visuais do Parque Lage, e doutor em Artes Visuais pela Escola de Belas Artes (UFRJ). Ele desenvolveu tese de doutorado sobre o conceito de brasilidade na arte contemporânea e possui textos publicados sobre arte brasileira e periódicos e catálogos nacionais e internacionais. 

A visitação é gratuita e pode ser feita entre os dias 20 de abril e 03 de julho, de terça a domingo, das 13h às 18h, na Capela do MAM-BA. O Museu de Arte Moderna da Bahia é uma instituição do Governo do Estado e está vinculada diretamente ao Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural (IPAC), autarquia da Secretaria de Cultura da Bahia (SecultBA).



SERVIÇO:

Exposição “Uma pausa em pleno voo”

Artista: Efrain Ameida (CE/RJ)

Curadoria: Marcelo Campos (RJ)

Visitação: Até o dia 03 de julho, terça a domingo, das 13h às 18h

Capela do Museu de Arte Moderna da Bahia

Entrada gratuita

0 comentários :

 

Paparazzo

Paparazzo
É DO SALVADOR NOTÍCIAS!

Carnaval

Carnaval
Blog do Carnaval

Eventos

Eventos
Revista (Let's Go)

São João

São João
Arraiá do Salvador Notícias é aqui!
SALVADOR NOTÍCIAS
Todos os direitos reservados desde 2000-2023 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com Instagram: @salvador_noticias_oficial
- Topo ↑