O objetivo é apresentar para comunidade as evidências do trabalho de proteção e preservação do meio ambiente realizados.
Representantes do INEMA, APA Joanes-Ipitanga, SEPROMI, Concessionária Bahia Norte e das comunidades de Capelão, Sucupió e Quingoma visitaram as obras de construção da Via Metropolitana Camaçari-Lauro de Freitas, nos dias 14 e 15/06. A atividade já é realizada, mensalmente, pela Comissão formada para acompanhar o cumprimento das condicionantes ambientais que integram o projeto. Nesta edição, o objetivo foi apresentar para as comunidades próximas as evidências do trabalho de preservação que vem sendo realizado, a exemplo dos cuidados com a fauna, proteção de rios, cultivo e plantio de mudas.
De acordo com o Geneci Braz, Gestor da APA Joanes-Ipitanga e representante do INEMA, “essas visitas tem proporcionado a aproximação de outros segmentos da sociedade ao empreendimento e isso é importante, porque traz para a realidade a forma que a construção está acontecendo e como estão sendo mitigados os impactos ambientais.” Quem corrobora com essa opinião é Ana Lúcia Santos, Presidente da Associação de Moradores e Agricultores do Quilombo Quingoma. De acordo com ela, o encontro é importante, pois a comunidade está sendo informada sobre a questão da fauna e da flora, além de ter conhecimento se a rodovia poderá impactar algum sítio arqueológico. “A gente procura nesse momento tirar dúvidas e fazer os questionamentos necessários para que possamos informar a comunidade. É importante manter esse diálogo para responder com segurança o que a comunidade quer saber. Quanto mais informações tivermos, melhor, até para evitar conflitos”, afirma.
Via Metropolitana Camaçari-Lauro de Freitas
A obra foi iniciada em janeiro de 2015 e já atingiu 44% de conclusão. Atualmente, a Bahia Norte atua na fase de conclusão de duas pontes sobre o rio Paranamirim, duas pontes sobre o Rio Joanes e os viadutos sobre a rua Gerino de Souza. Também estão em andamento as construções dos viadutos que farão a transposição dos bairros de Capelão e Parque São Paulo, e dos viadutos de acesso à Via Metropolitana, no entroncamento com a CIA-Aeroporto e Estrada do Coco.
0 comentários :
Postar um comentário