Alerta para a importância da vacinação na prevenção doenças.
A vacinação é a melhor maneira de prevenir doenças causadas por alguns vírus e bactérias. A vacina inativada ou com solução composta pelo próprio vírus, bactéria ou fungo “atenuados”, vivos ou mortos, estimula o corpo na produção de anticorpos capazes de proteger contra as enfermidades. Para alertar a importância da prevenção de doenças através das vacinas, no dia 9 de junho, é celebrado o Dia Nacional da Imunização.
“A vacinação é muito importante em todas as idades. É muito mais fácil prevenir uma enfermidade do que tratá-la posteriormente e esse é o papel da vacina, evitar que a doença apareça”, afirma o infectologista e responsável técnico pelo serviço de vacinas do Laboratório Sabin, Claudilson Bastos.
Para manter toda a família protegida, os pais precisam estar atentos ao Calendário Nacional de Vacinação. Essa vacinação pode ser feita no Laboratório Sabin que oferece, em Salvador, desde 2014, mais de 25 tipos de vacinas previstas no calendário de vacinação de bebês, crianças, adolescentes, adultos, mulheres, idosos, trabalhadores e viajantes.
No Sabin, existe um monitoramento rigoroso da temperatura das geladeiras que comportam as vacinas a fim de garantir a sua qualidade. Além disso, todos os equipamentos recebem manutenção preventiva e um plano de emergência para que, em casos de falta de energia, seja possível armazenar, conservar e transportar os imunobiológicos em condições adequadas de temperatura. Todos os profissionais são capacitados e passam por treinamentos para atualização técnica com frequência.
Em Salvador, as vacinas podem ser tomadas na unidade do Laboratório Sabin na Rua das Hortências, nº 930, Itaigara.
Relação de vacinas aplicadas pelo serviço de imunização do Sabin:
- Meningocócica Quadrivalente
- Adacel Quadra
- Varicela (catapora)
- Hepatite A
- HB – Hepatite B (HBV)
- Hepatite A+B - Febre Tifóide
- Febre Amarela
- Influenza (Gripe)
- HPV Bivalente (tipos 16 e 18)
- HPV Quadrivalente
- Rotavírus Pentavalente
- Meningite Meningocócica C Conjugada
- Pneumocócica Conjugada 13v
- Pneumococica Conjugada 23v
- Hexavalente (DTPa+Hib+IPV+HB)
- Pentavalente (DTPa+IPV+Hib)
- Tríplice Viral – MMR ou SRC (Sarampo, Rubéola e Caxumba)
- Tríplice Bacteriana dTpa-R (Difetria, Coqueluche e Tétano) Reforço
- Tríplice Bacteriana tipo Infantil – DTP ou DTPa.
0 comentários :
Postar um comentário