Teatro Base promove mostra de solos de junho a setembro no Espaço Cultural da Barroquinha.
ABUNDÂNCIA é o nome do mais novo projeto do Teatro Base - Grupo de Pesquisa sobre o Método da Atriz, realizado em parceria com a Giro Produções Culturais, com ações de junho a setembro no Espaço Cultural da Barroquinha. A cada mês, será apresentado um solo teatral com um dos integrantes do grupo, revelando para o público um pouco das investigações cênicas e pesquisas teóricas desenvolvidas e reunindo um total de quatro obras inéditas. Para iniciar o projeto, a atriz Lara Duarte apresenta Como Medéia para Minha Mãe, de 17 a 19 de junho, sexta a domingo, às 19h (com sessão extra no domingo, às 17h).
Além das apresentações do solo, a cada mês as criadoras lançam uma edição da Revista Abundância, apontando para reflexões que convergem com as temáticas do espetáculo, expandindo a discussão temática e poética para além das apresentações. Disponibilizada on line no site do Teatro Base (www.teatrobase.com), a cada número a revista é pensada pela artista, que convoca outras artistas para dialogar e colaborar com artigos. No primeiro número, Lara Duarte propôs textos que refletissem na perspectiva da maternidade, nomes como a performer Olga Llamas, as atrizes Brisa Morena, Lisa Vietra, além de contribuições de Petra, Jamile Blanco, Maria Helena Affonso, Gustavo Carvalho e Bruno Rubetz.
A mostra ABUNDÂNCIA é resultado do projeto de manutenção iniciado no ano de 2015 com o apoio financeiro do Fundo de Cultura do Estado da Bahia através da Fundação Cultural do Estado da Bahia. A temática do feminismo é verticalizada nesse conjunto de obras, avançando na pesquisa iniciada no espetáculo “A Bunda de Simone” (2014). Além das apresentações dos solos, acontecerão conversas abertas ao público com abordagens ao tema ligado ao segmento discursivo desenvolvido por cada performer em seus respectivos solos, ampliando o debate. Para inaugurar o ciclo no dia 18 de junho, às 16h horas, a conversa será “SOBRE MÃES: Mulheres, maternidades e militâncias”, reunindo a psicóloga Carol Menezes, as atrizes Brisa Morena e Laís Machado, ambas do Teatro Base e a mediação com Lara Duarte.
A Mostra ABUNDÂNCIA tem o apoio financeiro do Fundo de Cultura do Estado da Bahia através da Fundação Cultural do Estado da Bahia. De acordo com Laís Machado, integrante do Teatro Base, cada solo gerado no processo traz visões diferentes sobre o feminismo, além de apontar para variadas escolhas artísticas e recortes temáticos. “Voltamos para as inquietações iniciadas em nosso segundo espetáculo, Oroboro, anterior A Bunda de Simone. Esses solos são importantes para colocar em teste as nossas percepções, ao longo desses dois anos de trabalho, criando espaço para que cada artista possa elaborar, sem tolhimentos” revela a atriz.
Revivendo Medéia – Interessada em colocar em diálogo construções dramatúrgicas ficcionais com experiências biográficas, a atriz Lara Duarte escolheu o mito de Medéia, para tecer uma reflexão sobre a vida das mulheres e suas maternidades. A atmosfera do trágico numa convergência com a estética contemporânea, aproximada da performance, são algumas das características desse trabalho, que não tem intenção de adaptar o clássico grego. A atriz e criadora colocará sua mãe em cena, para assistir e fazer pequenas interferências em cada apresentação. “Ela vai me assistir pela primeira vez em cena e deverei pedir para ela fazer algumas contribuições, a cada noite. Ela não sabe ao certo o que vai acontecer. Vamos lidar com a essência do trágico, que passa por emoções urgentes, mexer com emoções que precisam ser colocadas sob ação”.
| Sobre o Teatro Base - O Teatro Base - Grupo de Pesquisas Sobre o Método da Atriz é um coletivo de pesquisas nas artes cênico-performativas, formado por egressos da Escola de Teatro da UFBA, atuante na cidade de Salvador-Ba há 6 anos. Suas pesquisas têm como eixo investigativo os princípios e procedimentos que fundamentam a ação do performer, a partir dos seguimentos em teatro, dança e música.
A pesquisa poético-metodológica, O Corpo à Espreita, surge em um momento de renovação no Teatro Base. Colocar-se à espreita é estabelecer uma vivência com o outro, criar uma relação viva, orgânica, em que todos estão conectados, na espreita do encontro potente e transformador. O grupo, durante todo o ano de 2013, mergulhou a fundo sobre esta pesquisa, organizando experimentos internos e para convidados na fundamentação de um fenômeno artístico compartilhado calcado na experiência. Ou seja, O Corpo à Espreita se configura enquanto uma concepção metodológica que ultrapassa a prática particular do ator/performer.
Em 2015, o grupo completou cinco anos de investigação continuada em caráter de teatro de grupo, tendo em seu currículo: experimentos cênicos; três obras artísticas (Arbítrio - indicada a melhor espetáculo no Prêmio Braskem de Teatro 2011, dando ao grupo na mesma cerimônia o prêmio na categoria REVELAÇÃO, Oroboro e a mais recente A Bunda de Simone, Prêmio Braskem de Teatro 2014 – na categoria especial); workshops; demonstrações de trabalho; a idealização e produção do evento/movimento EMPUXO – Zona de Encontro de Artes Cênicas (Junto a outros grupos e artistas emergentes da cidade de Salvador); e a idealização e realização do DELIRIUM AMBULATORIUM (Ano I, II e III), que se configura como uma residencia transdisciplinar entre artistas locais.
| Lara Duarte – É bacharela em Artes Cênicas - Habilitação em Interpretação teatral da Escola de Teatro da Universidade Federal Bahia (UFBA). Integrante do Teatro Base desde 2013 no qual atua como performer e atriz. Participou do projeto de iniciação cientifica da Universidade Federal da Bahia, sob a orientação de Meran Vargens e tinha como tema da pesquisa “A Escrita Falada – Aspectos da oralidade na construção dramatúrgica e suas estruturas”; Fez assistência de Direção e Interpretação para o espetáculo “Cidades Flutuantes” da Intrépida Trupe; Atuou como performer no projeto “História Sob Rocha” com Direção de Daniel Guerra; Estagiou na secretária de educação do estado, pelo CJCC como contadora de história (2012); Estagiou voluntariamente na parte técnica do Teatro Vila Velha, sob a supervisão de Pedro Dultra (2012); Dirigiu o Monólogo “Úrsula”, vencedor do III Festival da Costa Premiada do Descobrimento, monólogo que também participou do festival Curta Cena de Teatro e do FESTURIO; Participou do grupo de teatro do Colégio Oficina, sob a direção de Jorge Alencar e Marcio Nonato (2007 a 2011); Participou da oficina Criação de Palhaço, com Yeda Dantas (2010); Oficina “Palavra em Cena”, com O Teatro da Vertigem (2009); curso Básico de circo no Picolino (2008); Oficina “TV em curso” na Casa de Artes de Laranjeiras (2008); Iniciação em balé contemporâneo (1998 a 2001) e Atuou em diversas peças desde 2003.
| Serviço |
Projeto ABUNDÂNCIA
· JUNHO
Espetáculo: COMO MEDÉIA PARA MINHA MÃE
Período de apresentações: 17 a 19 de junho (sexta a domingo), às 19h. Obs: sessão extra no domingo, 19 de junho
- Valor ingresso para as apresentações: R$10,00 (inteira) e R$5,00 (meia entrada)
Mesa de debates: “SOBRE MÃES: Mulheres, maternidades e militâncias”
Convidados mesa de debates: “SOBRE MÃES: Mulheres, maternidades e militâncias”, reunindo a psicóloga Carol Menezes, as atrizes Brisa Morena e Laís Machado, ambas do Teatro Base e a mediação com Lara Duarte.
Dia 18 de junho (sábado), às 16h
Entrada Franca
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