Seja bem-vindo. Hoje é

quarta-feira, 21 de setembro de 2016

Ações fortalecem promoção da arborização na cidade


Nesta quarta-feira, 21 de setembro, é celebrado o Dia da Árvore e Salvador tem recebido importantes ações realizadas pela Prefeitura, por meio da Secretaria Cidade Sustentável (Secis), para promover um ambiente mais verde e saudável para os cidadãos. Tanto que, nos últimos três anos e meio, foram plantadas 50 mil árvores em diversos pontos da capital baiana -  grande parte dessa vegetação é composta por mudas de espécies nativas da Mata Atlântica. Além disso, outras importantes iniciativas também estão sendo feitas, a exemplo do Plano Diretor de Arborização Urbana (PDAU), a Escola de Jardinagem e o paisagismo em diversas obras de requalificação da cidade.

Encaminhado à Câmara de Vereadores para aprovação em agosto último, o projeto de lei define, pela primeira vez em Salvador, regras para plantio, poda, corte e transplantio de árvores em espaços públicos e privados. A medida compõe o PDAU, que prevê ainda a elaboração de um Guia de Produção de Mudas e manuais de Arborização Urbana, de Podas e de Transplantio de árvores para cumprimento da lei. A construção do plano tem contado com a participação da sociedade civil, incluindo o Conselho do Meio Ambiente do Município (Comam), desde setembro do ano passado, tendo sido realizadas cinco audiências públicas e a disponibilização do plano para contribuições do público pela Internet.

Dentre outros pontos, o projeto de lei sugere que novos projetos a serem licenciados pelo município, a exemplo de empreendimentos imobiliários no qual estão incluídos passeios, vias, canteiros e praças, obedeçam aos critérios e indicações estabelecidos pelo Manual de Arborização Urbana, contemplado no PDAU. Pelo documento, passa a ser obrigatório o plantio de espécies recomendadas no manual para cada área da cidade, de porte compatível com o espaço disponível ao plantio e que não comprometam a acessibilidade dos pedestres e sua segurança em calçadas.

Projetos de redes de distribuição de energia elétrica, iluminação pública, abastecimento de água, telefonia, TV a cabo e demais serviços realizados em área pública também deverão se adequar à arborização da cidade. Além de penalidades para desrespeito à legislação e corte de espécies raras da Mata Atlântica, o projeto de lei também estabelece compensação de cortes de árvores com replantio a ser monitorado e mantido, por dois anos, aos cuidados do responsável pelo corte.

Plantio – Desde 2013, o plantio de árvores em Salvador tem sido intensificado, com cuidados redobrados. Até o momento, já foram plantadas mais de 50 mil mudas em diversos pontos da cidade. Boa parte delas é composta por árvores nativas da Mata Atlântica, a exemplo do pau-brasil e do ipê, o que auxilia também na preservação de uma das áreas mais ricas em biodiversidade e um dos biomas mais ameaçados do mundo. Além dos parques da Cidade e de São Bartolomeu, as novas árvores também estão presentes em obras de requalificação da cidade, como os trechos de orla, praças e novas vias.

Escola de Jardinagem Itinerante - Para reforçar o plantio e promover ainda mais a importância da preservação do meio ambiente, foi criado em 2015 o projeto Escola de Jardinagem Itinerante. A iniciativa, que tem como intuito envolver a população no cuidado com o verde da cidade, já promoveu o plantio de cerca de 1,4 mil mudas de árvores em 67 locais diferentes. As mudas plantadas variam de acordo com as características do terreno de cada local, que não deve ser em área de risco ou onde tenha movimentação intensa de veículos pesados.

Para a realização da atividade nos locais, é necessário que a comunidade se comprometa a dar prosseguimento nos cuidados com a árvore. Através do Programa de Arborização Participativa (Pape), que faz parte da Escola de Jardinagem Itinerante, os cidadãos são transformados em multiplicadores ambientais daquela localidade, com direito até mesmo a um líder – chamado de Dedo Verde. Os interessados em levar a iniciativa para a região onde mora poderão solicitar vistoria técnica através do telefone (71) 3611-3803.

0 comentários :

 

Paparazzo

Paparazzo
É DO SALVADOR NOTÍCIAS!

Carnaval

Carnaval
Blog do Carnaval

Eventos

Eventos
Revista (Let's Go)

São João

São João
Arraiá do Salvador Notícias é aqui!
SALVADOR NOTÍCIAS
Todos os direitos reservados desde 2000-2024 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com
- Topo ↑