Seja bem-vindo. Hoje é

sexta-feira, 7 de outubro de 2016

Cartilha do Samba Chula será lançada dias 14 e 16 de outubro

Na próxima sexta-feira, 14, Salvador recebe, no Teatro Sesc Pelourinho, às 19h30, o lançamento da Cartilha do Samba Chula, projeto apoiado pelo Natura Musical. São dois CDs, um DVD e um caderno informativo, com a tiragem de dois mil exemplares, gerados a partir dos saberes de transmissão oral dos cantadores de chula e tocadores de viola das cidades de Salvador, Saubara, São Francisco do Conde, Terra Nova e Santo Amaro, durante os meses de maio e junho 2015. 

Com entrada a preços populares, haverá apresentação dos grupos de samba chula: Coisas do Berimbau (de Conceição de Jacuípe) e Filhos da Terra (de Terra Nova), e vários mestres convidados, além de mostra de vídeo e exibição do material da coletânea. 

O mesmo material também terá lançamento dia 16 (domingo), na Casa do Samba e ao lado, no teatro Dona Canô, em Santo Amaro, com mesa-redonda sobre transmissão e educação musical, cênica e patrimonial do Samba de Roda, com a participação de mestres e mestras do samba chula e estudiosos sobre o tema. O evento será coroado pelo show de lançamento com os grupos Raízes do Samba de Acupe; Samba Chula os Vendavais, além de mestres convidados. 

Para a coleta do material que agora está sendo lançado, o projeto realizou atividades cênico-musicais, num processo de ensino-aprendizagem em oficinas, registradas por meios audiovisuais, divididas em três modalidades: a viola machete; a chula cantada com pandeiro; e o samba miudinho e prato-e-faca. O resultado do processo se materializa em vídeos, fotos, textos, depoimentos dos mestres e transcrições musicais. 

A Samba Chula é uma vertente do samba tradicional do Recôncavo Baiano, de melodia mais complexa e extensa, na qual os cantores entoam as chulas – uma forma de poesia musicada, dominada por poucos mestres sambadores. Os cantadores de chula encontram apoio rítmico no pandeiro e harmônico nos toques da viola machete, executados pelos poucos tocadores de viola machete do Recôncavo. 

 “O Natura Musical foi criado para valorizar a música brasileira em diferentes estágios, fomentando a renovação da produção e prezando sempre pela preservação de nosso legado musical. O projeto A Cartilha do Samba Chula preserva em sua pesquisa e registro um universo muito rico de cultura popular e contribui para a formação de um importante acervo sobre as origens da nossa música, o que também alimenta a renovação da produção contemporânea”, diz Fernanda Paiva, gerente de Marketing Institucional da Natura. 

Iniciado em abril de 2015, envolvendo diversos profissionais da área de música, vídeo, fotografia, design e samba, o projeto homenageia todos os mestres e mestras do samba de roda do Recôncavo Baiano, em especial Dona Zelita de Saubara (Joselita Moreira da Silva), grande luz-guia ao longo de 15 anos de pesquisa que Katharina Doring vem se dedicando. Dona Zelita faleceu durante a finalização desse projeto, deixando uma marca, que mistura seu brilho alegre com a dor da sua ausência.  

A Cartilha do Samba Chula é um projeto da Associação Sociocultural Umbigada, idealizado pela etnomusicóloga e pesquisadora do samba Katharina Doring, em parceria com a Rede das Casas de Samba e a Associação dos Sambadores e Sambadeiras do Estado da Bahia (ASSEBA) e conta com o patrocínio do Natura Musical e dalei estadual FAZCULTURA – BA. Segundo Katharina,“o projeto foi concebido na continuidade do projeto anterior ‘Cantador de Chula’, no qual foi retratado, em filme e dois CDs, a vida e obra de mais de 16 mestres e mestras do samba chula do Recôncavo. 

“Queria aprofundar os mistérios da chula cantada, sua poesia, seus sotaques, sua melodia, as microtonalidades, entonações, metáforas. Trazer para as próximas gerações esses ensinamentos, os saberes originais dos/das mais velhos/as, dentro de um contexto orgânico, não acadêmico, na naturalidade e vivência do samba de roda, na "lógica" da tradição oral, na plasticidade e organicidade dessa pratica e vivência, sem maquiagem, sem folclorismo, na profundeza dos saberes e paixões desses sambadores”, explica Katharina.





Sobre a Umbigada



Criada em 2005, a Associação Sociocultural Umbigada tem como objetivo unir trabalhos e pesquisas existentes nas áreas das artes, culturas populares e música independente, até então realizadas de forma isolada. Composta por uma equipe deprofissionais de música, produção cultural, etnomusicologia, cinema, arte-educação, antropologia, comunicação e outros, a Associação busca criar interação entre as diversas linguagens artísticas, estéticas e étnicas que compõem o Brasil contemporâneo, criando pontes entre tradição e contemporaneidade, rural e urbano, profissional e amador, oralidade e escrita, memória e utopia e entre os diferentes povos e culturas que fazem parte da história da Bahia e do Brasil. A Umbigada realizou em 2008/2009 o importante registro do Cantador de Chula, um kit com DVD, dois CD e um livreto sobre vida e obra de 16 mestres do Samba Chula do Recôncavo Baiano.





Katharina Doring



Professora da UNEB de Arte-Educação e Educação Musical. Licenciada em Música (UFBA-2000); Mestre em Música (Etnomusicologia) (UFBA-2002);Doutora em Educação, (Universidade Siegen, Alemanha, 2011). Docência e pesquisa em Música, Dança, Artes e Culturas Populares, Tradições cênico-poético-musicais de matriz africana. Pesquisadora do Samba de Roda desde 2000 e autora, coordenadora e colaboradora de vários projetos de pesquisa e produção cultural com samba de roda e patrimônio imaterial. Coordenadora da 1. Mostra (2005) e 2. Mostra (2012) do Samba de Roda do Recôncavo. Coordenadora do 1. e 2. Fórum de Educação Musical da Bahia (2012 e 2013). Autora e coordenadora do projeto (2009) e do livro “Cantador de Chula – o samba antigo do Recôncavo”. Salvador: Editora Pinaúna, 2016. Pesquisadora do grupo de pesquisa Núcleo de Tradições Orais e Patrimônio Imaterial (NUTOPIA) desde de 2007. Professora colaboradora do Mestrado Profissional em Música (PPGPROM) da EMUS-UFBA: educação musical com interfaces em etnomusicologia, estudos culturais e arte-educação.





Natura Musical



O Natura Musical, programa reconhecido por seu papel na renovação e preservação da música brasileira, completou dez anos de atuação em 2015, contabilizando o apoio à realização de mais de 1250 produtos culturais (cerca de 1100 shows, 106 CDs, 21 DVDs, 18 livros e 5 filmes), com 1,3 milhão de pessoas diretamente impactadas e cerca de 118 milhões investidos (60% de recursos próprios e 40% de verbas incentivadas). Hoje proporciona o lançamento de uma média de 20 discos por ano, além de patrocinar cerca de 150 shows pelo Brasil, gratuitos ou a preços mais populares do que o mercado oferece tradicionalmente.



O programa patrocina projetos prioritariamente por meio de editais públicos, que selecionam projetos de diversos formatos e estágios da produção cultural em nível nacional, com uso das Leis Rouanet e Audiovisual, e em nível regional, com uso de ICMS, conforme a disponibilidade de recursos. A partir de 2016, o programa vai ampliar sua presença na programação cultural, com o patrocínio a uma nova casa de espetáculos em São Paulo e ao Auditório Natura Musical, no MIS, no Rio de Janeiro, com o objetivo de criar palcos permanentes para novos talentos e artistas consagrados. No ambiente digital, os canais Natura Musical são plataforma para o lançamento de singles, obras completas e outros conteúdos musicais exclusivos dos projetos patrocinados, com acesso gratuito.


0 comentários :

 

Paparazzo

Paparazzo
É DO SALVADOR NOTÍCIAS!

Carnaval

Carnaval
Blog do Carnaval

Eventos

Eventos
Revista (Let's Go)

São João

São João
Arraiá do Salvador Notícias é aqui!
SALVADOR NOTÍCIAS
Todos os direitos reservados desde 2000-2024 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com
- Topo ↑