Seja bem-vindo. Hoje é

sexta-feira, 24 de fevereiro de 2017

Carnaval: Cuidado e atenção redobrados com as crianças

O Carnaval é uma festa linda, que reúne milhares de pessoas nas ruas, a cada ano mais cheias. Em alguns estados brasileiros o Carnaval de rua é uma tradição e conhecido por reunir diversas famílias. Nesta festa, as crianças e adolescentes estão entre os grupos mais vulneráveis, sendo vítimas de sequestro, se perdem de seus responsáveis e até de violência e exploração sexual. Segundo a ouvidoria da Secretaria Nacional de Promoção dos Direitos da Criança e do Adolescente (SNPDCA), em 2016, 17,4% das denúncias de violação dos direitos das crianças e adolescentes foram registradas durante o Carnaval. 

Atenta a isso, a Plan International Brasil, organização que atua na proteção à infância atendendo, por meio de seus projetos, cerca de 70 mil crianças e adolescentes apoiará uma iniciativa do Governo de Salvador, que tem o objetivo de reduzir o número de crianças desparecidas no Carnaval.

A iniciativa faz parte da Campanha Fique de Olho! do Governo do Estado, através da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos, e Desenvolvimento Social – SJDHDS de Salvador e visa distribuir pulseiras de identificação para o público infanto-juvenil. 

E para orientar pais e/ou responsáveis de todo o Brasil sobre os principais cuidados a serem considerados nas festas de Carnaval, e em qualquer espaço com aglomerações de pessoas, Anette Trompeter, diretora nacional da Plan International Brasil, preparou algumas dicas que podem reduzir os riscos e garantir que as festas tenham um final feliz. 

- Identificar a criança, pode ser através de uma pulseira, que deve conter (Nome, endereço, telefone e contato dos responsáveis).
- Além da pulseira de identificação, se a criança já falar, oriente para que a criança saiba falar o telefone de contato dos responsáveis.
- Evite áreas com grandes multidões, é possível curtir de longe a festa.
- Dar sempre a mão para a criança ou ande sempre ao lado do adolescente.
- Evitar exageros e empolgação que tire a atenção na criança.
- Evite bebidas alcoolicas para não perder a atenção e colocar em risco a segurança de todos.
- Se perceber algum movimento de brigas ou desentendimentos, pegue a criança no colo e saia de perto imediatamente, antes que um tumulto aconteça.

0 comentários :

 

Paparazzo

Paparazzo
É DO SALVADOR NOTÍCIAS!

Carnaval

Carnaval
Blog do Carnaval

Eventos

Eventos
Revista (Let's Go)

São João

São João
Arraiá do Salvador Notícias é aqui!
SALVADOR NOTÍCIAS
Todos os direitos reservados desde 2000-2023 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com Instagram: @salvador_noticias_oficial
- Topo ↑