Seja bem-vindo. Hoje é

quinta-feira, 16 de fevereiro de 2017

Produção da decoração do Carnaval está a todo vapor

A Secretaria de Cultura do Estado (Secult) vai homenagear os “50 anos do Tropicalismo”, com o tema da decoração do Pelô. A poucos dias da festa a produção das peças está a todo vapor. “Fiz uma viagem no que havia de mais representativo naquele período pra resgatar o tema que se divide entre um movimento artístico-político, e as cores e alegria da percussora do movimento Carmem Miranda. A dificuldade? Fazer a relação dessas duas forças que caminharam juntas, mas com vertentes diferentes”, revela o artista plástico, Zaca Oliveira, responsável pela criação. 

As cores fortes e o exagero estético, marcas do Tropicalismo, vão dar o tom à produção das peças. Bonecos com mais de quatro metros de altura serão a companhia dos foliões no Terreiro de Jesus e no Largo do Pelô. A novidade é a instalação de uma floresta gigante que servirá de cenário para uma figura enigmática e também para as famosas “selfies”.

“Desde o dia 1º de janeiro que estou mergulhado no mundo Tropicalista com foco em Carmem Miranda de quem sou fã e que será a musa. Então estamos trazendo banana, caju, limão, melancia, uma delícia”, brinca o produtor Fabrício Cumming que forma dupla com outro produtor, Nonato Matos, que também está encantando: “o que nos enfeitiça é entender que não fizemos parte deste processo, mas quando se está envolvido num trabalho como este temos que ler, entender e vamos vendo tudo ganhar vida, é uma mágica. O Tropicalismo foi um marco na história e estamos revivendo isso”. A dupla trabalha junto com 25 artesãos.

“O monumento não tem porta, a entrada é uma rua antiga, estreita e torta”, a frase de um dos versos da canção Tropicália, de Caetano Velloso, pode ser aplicada ao projeto de decoração. O Pelô vai estar de braços abertos para receber milhares de baianos e turistas que vão descer e subir ladeiras atrás de bandas, fanfarras, blocos durante os cinco dias de folia. “Não tem nada que seja mais emblemático e mais sinônimo de carnaval do que o movimento Tropicalista. A gente não sabe se um se alimentou do outro ou foi vice-versa, Carnaval e Tropicalismo são movimentos que tocam profundamente na corda sensível da cultura Brasileira”, declarou o secretário de Cultura, Jorge Portugal, em visita ao barracão onde a decoração está sendo produzida. 

A ideia de Zaca Oliveira, que também é cenógrafo e diretor de arte com exposições individuais e vários trabalhos de cenografia para TV e cinema no currículo, é transformar o Centro Histórico num grande palco que remeta a nossa imaginação aos anos de 1968 e 1969, quando Caetano Velloso, Gilberto Gil, Gal Costa e Tom Zé romperam barreiras não só musicais, mas também inovaram nas vestes, no gestual, na moral e bons costumes, desaguando no comportamental. Mergulhada neste universo, a equipe buscou referências para traduzir o movimento, “Acredito que todos ficarão encantados, que sentirão vontade de conhecer mais sobre Tropicalismo. Será positivo em todos os aspectos, além de ficar tudo lindo”, conclui.

Carnaval da Cultura

O Carnaval da Cultura, uma realização da Secult, por meio do Centro de Culturas Populares e Identitárias (CCPI), é o carnaval da democracia e da diversidade e do folião pipoca, que leva para as ruas, durante todos os dias e circuitos da folia, a mistura de ritmos e gêneros musicais e, principalmente, a estética e a arte de diferentes artistas, grupos e entidades culturais da Bahia. São centenas de atrações e shows gratuitos de afoxé, samba, reggae, axé, pop, MPB, fanfarras e muito mais. É diversão garantida para todos os gostos e estilos no espaço público da rua para alegria do folião. A festa está organizada a partir de quatro programas: Carnaval do Pelô, Carnaval Pipoca, Carnaval Ouro Negro e Outros Carnavais. A programação completa está disponível nos sites da Secult e do Carnaval da Bahia.

0 comentários :

 

Paparazzo

Paparazzo
É DO SALVADOR NOTÍCIAS!

Carnaval

Carnaval
Blog do Carnaval

Eventos

Eventos
Revista (Let's Go)

São João

São João
Arraiá do Salvador Notícias é aqui!
SALVADOR NOTÍCIAS
Todos os direitos reservados desde 2000-2023 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com Instagram: @salvador_noticias_oficial
- Topo ↑