Seja bem-vindo. Hoje é

sexta-feira, 24 de fevereiro de 2017

Zoo tem sucesso na reprodução jacarés-de-papo-amarelo

Dessa vez, o destaque de reprodução do Parque Zoobotânico Getúlio Vargas vai para os jacarés-de-papo-amarelo (Caiman latirostris). Na última terça-feira (21/02), o Zoo pôde comemorar o nascimento de 27 animais dessa espécie.

De acordo com o coordenador geral Vinícius Dantas, essa é terceira vez que o Zoológico obteve sucesso absoluto na reprodução de jacarés de papo amarelo. “Há 10 anos o parque prioriza a conservação e promove pesquisas científicas, principalmente com espécies silvestres da fauna e flora brasileira, com ações em cativeiro”, comentou Dantas.

A espécie que possui ocorrência registrada nos biomas Caatinga, Cerrado, Mata Atlântica e Pampas, estava na lista vermelha da International Union for Conservation of Nature (IUCN) de espécies ameaçadas de extinção até dezembro de 2002, as principais causas de ameaça são por perda de Habitat e Caça predatória para o comércio ilegal de produtos e subprodutos da espécie (couro, carne, dentes).

Segundo Thiago Nilo, biólogo responsável pelo setor de Herpetologia do Zoo, o sucesso na reprodução também se deu graças a um adequado manejo alimentar e ambiental. “Conseguimos reproduzir condições ideias que propiciaram o nascimento dos filhotes. Ficamos felizes por trazer mais um pedacinho da natureza para dentro do zoo”, enfatizou.

Quem compactua da mesma satisfação é a coordenadora de Biologia do Zoo, Ana Célly Lima. “Para nós é uma sensação de dever cumprido e prova de que o manejo está dando certo, o nascimento de filhotes traz sempre novo fôlego para toda a equipe”, enfatizou.

O jacaré-de-papo-amarelo é um animal de hábitos noturno e durante o dia formam grupos para tomar sol. Em vida livre, habitam os brejos, mangues, lagoas, riachos e rios. Os filhotes alimentam-se de invertebrados e vertebrados (artrópodes, crustáceos, pequenos peixes e anfíbio), enquanto os adultos de peixes maiores, répteis, aves e mamíferos de pequeno e médio porte. A fêmea constrói o ninho próximo à água e cobre com folhas secas, gravetos e terra. Em média, são postos de 20 a 40 ovos. A incubação varia entre 70 a 90 dias com nascimentos entre os meses de janeiro e março.

0 comentários :

 

Paparazzo

Paparazzo
É DO SALVADOR NOTÍCIAS!

Carnaval

Carnaval
Blog do Carnaval

Eventos

Eventos
Revista (Let's Go)

São João

São João
Arraiá do Salvador Notícias é aqui!
SALVADOR NOTÍCIAS
Todos os direitos reservados desde 2000-2023 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com Instagram: @salvador_noticias_oficial
- Topo ↑