Seja bem-vindo. Hoje é

segunda-feira, 27 de março de 2017

Reconvexo Latino-América: II Festival de Vídeo-Projeções Mapeadas


Festival de Artes Visuais e Novas Tecnologias leva para o Recôncavo da Bahia artistas reconhecidos no cenário mundial em uma programação diversificada e gratuita

Único festival brasileiro que investe em novos formatos da técnica de vídeo-projeção mapeada também conhecida como videomapping, o Reconvexo Latino-América agenda suas grandes atrações entre os dias 06 e 09 de abril de 2017 nas cidades históricas de Cachoeira e São FéIix, no Recôncavo da Bahia. Nessa segunda edição serão apresentadas vídeo-projeções de imagens mapeadas em grandes fachadas, vídeo-projeções 3D, intervenções urbanas, videoinstalações, workshops, mesa-redonda e o ReconvexoLab, um laboratório criativo em vídeo-dança. As atividades de formação acontecem a partir de 27 de março.

Com grande entusiasmo apresentamos nossos convidados latino-americanos, nomes reconhecidos na área das artes visuais contemporâneas como o artista e engenheiro de sistemas audiovisuais Sebastián Aliés do Uruguay; o estúdio de criações luminosas Delight LAB com Andrea e Germán Gana do Chile; Laura Ramirez da Colômbia com seu trabalho de mapeamento com leds no Optikal Ink Lab e as obras interativas abstratas de ABDX - Rodrigo Cazares do México. Entre os convidados nacionais teremos artistas pioneiros na área como o VJ Spetto - Ricardo B. Lara criador da United VJs e um dos responsáveis pela abertura das Olimpíadas RIO 2016; VJ Alexis - Alexis Anastasiou, diretor da VisualFarm, empresa com grandes projetos nacionais e internacionais e que realizou o abraço do Cristo Redentor no Rio de Janeiro e, o VJ Vigas - Leandro Mendes um dos mais premiados VJs do mundo. Teremos ainda o artista reconhecido na Bahia que participa ativamente da cena local, VJ Gabiru - Davi Cavalcanti e uma performance de Victor Valentin, músico e professor do CECULT - UFRB.

Com objetivo de descentralizar o acesso a atividades de arte e tecnologia e contribuir para formação de público e desenvolvimento do estudo e prática deste meio artístico no país, o Reconvexo Latino-América conta com uma programação ampla e inovadora que pode ser conferida através do site oficial do evento: www.reconvexo.com.br.

Idealizado e coordenado por Fernando Rabelo, artista multimídia, professor e coordenador do Curso de Artes Visuais da UFRB, o projeto tem apoio financeiro do Governo do Estado, através do Fundo de Cultura, Secretaria da Fazenda e Secretaria de Cultura da Bahia e conta com os apoios da UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, IPAC - Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia e da VisualFarm, produtora de São Paulo pioneira no desenvolvimento de novas linguagens projetivas. Para a curadoria desta edição, Fernando Rabelo contou com a colaboração do VJ VIGAS - Leandro Mendes, a realização é da HIPERFACE ArteTecnologia e produção da Ginja Filmes & Produções.

PROGRAMAÇÃO

06 de abril (quinta-feira)


> ABERTURA DO EVENTO
Mesa-Redonda: “Pesquisas e Produção em Arte Digital e Vídeo-Projeções Mapeadas”, participação dos convidados do Festival.
Performance de VICTOR VALENTIN: “Bits Em [Re]Construção” - acão do DVJ (Disk-Video Jockey) nos toca-discos remixando trilhas abre caminho para uma nova abordagem sobre a batidas (beats) e imagens em tempo-real.
Local: Auditório do CAHL/UFRB (Universidade Federal do Recôncavo da Bahia)
Horário: 18 horas

> ABERTURA DA EXPOSIÇÃO
Instalação Interativa de ABDX (México):  “The Grid” - projeções interativas que reagem com o toque e movimento do público.
Local: Foyer do Auditório do CAHL/UFRB
Horário: 18 horas

> VJ VIGAS
Exibição: “Estereóptico 2.0” - vídeo-projeção em 3D projetado em uma grande tela, com trilha sonora original, explora macros e micros espaços, visualização com óculos apropriados.
Local: Praça da Aclamação - Cachoeira
Horário: a partir das 21 horas

07 de abril (sexta-feira)


> VJ SPETTO - (Brasil)
Exibição: “Côncavo Convexo” - vídeo-projeção mapeada inédita
Local: fachada da Estação de Trem de Cachoeira
Horário: a partir das 19 horas

> DELIGHT LAB  - (Chile)
Intervenção Urbana e Exibição: projeto que estimula a participação do público local através de desenhos criados na hora e projetados nas ruas e “Beamvertising” - obra de vídeo-projeção em movimento.
Local: ruas das cidades de Cachoeira e São Félix
Horário: a partir das 19 horas

08 de abril (sábado)


> SEBASTIÁN ALIÉS (Uruguai)
Exibição: “INTO” - uma vídeo-projeção mapeada combinada com instalação de lâmpadas controladas em tempo real.
Local: fachada da Antiga Casa de Câmara e Cadeia - Praça Aclamação - Cachoeira
Horário: a partir das 19 horas

> VJ ALEXIS - Alexis Anastasiou (Brasil)
Exibição/Intervenção: vídeo-projeção mapeada afetiva elaborada através de desenhos realizados por crianças e jovens da comunidade local de onde será exibida.
Local: fachada da Igreja do Rosarinho - Cachoeira
Horário: a partir das 18 horas

> DELIGHT LAB - Andrea e Germán Gana (Chile)
Intervenção Urbana e Exibição
Local: ruas das cidades de Cachoeira e São Félix
Horário: a partir das 19 horas

09 de abril (domingo)


> RECONVEXOLAB: VÍDEO-DANÇA
Local: fachadas históricas e ruas do centro de Cachoeira
Horário: a partir das 19 horas

Dandara Flores Magon
Exibição: “Da África a Bahia: a força dos 4 elementos” - uma viagem musical com imagens e dança com a inspiração das energias da natureza e da cultura africana. Trilha sonora original.

Diana Iliescu
Exibição: “Golpe e Resistência” - retrospectiva histórica do golpe de 2016 e da resistência popular no Brasil com fotos de Lula Marques, Cuca da UNE, Mídia Ninja, Jornalistas Livres e OcupaMinC RJ.

Mo Maiê
Exibição: “Corpo Kalunga” -  fusão entre a vídeo-arte, música experimental e dança-performance baseado no espaço limiar entre territórios diaspóricos. Trilha sonora EdBrass Brasil.

> DELIGHT LAB – Andrea e Germán Gana (Chile)
Intervenção Urbana e Exibição
Local: ruas das cidades de Cachoeira e São Félix

Horário: a partir das 19 horas

ATIVIDADES DE FORMAÇÃO

27 a 31 de março (segunda a sexta-feira)

> WORKSHOP “Arrastão de VJs” com Cristiano Figueiró, Jan Cathalá e Bruno Rohde
Oficina de caráter introdutório sobre vídeo-projeções utilizando software livre, para alunos da rede pública municipal
Local: Colégio Rômulo Galvão - São Félix
Horário: das 13 às 17 horas

04 a 07 de abril (terça a sexta-feira)

> WORKSHOP “Light Based Lifeforms” com ABDX – Rodrigo G. Cazares (México)
Oficina que aborda conceitos utilizados para criar instalações interativas através de sensores Kinect utilizando o software de programação visual (modular) VVVV
Local: Laboratório MAC / CAHL-UFRB - Cachoeira
Horário: das 10 às 13 e das 14 às 17 horas

07 e 08 de abril (sexta-feira e sábado)

> WORKSHOP “Led mapping” com Optikal Ink LAB – Laura Ramirez (Colômbia)
Oficina de mapeamento lumínico (LED mapping) com interfaces DMX utilizando software Madmapper.
Local: Laboratório MAC / CAHL-UFRB - Cachoeira
Horário: sexta-feira das 14 às 17 horas e sábado das 10 às 13h

ATIVIDADES DE DIVULGAÇÃO

05 de abril (quarta-feira)

> VJ GABIRU (Brasil)
Exibição: vídeo-projeção mapeada inédita
Local: fachada da Reitoria da UFRB - Cruz das Almas
Horário: a partir das 19 horas

31 de março e 01 de abril (sexta e sábado)

> Exibições de projetos realizados durante o Workshop “Arrastão de Vjs”
Local: fachadas históricas de São Félix
Horário: a partir das 19 horas

> Exibições dos projetos dos alunos da disciplina “Projetos Especiais em Artemídia” do Curso de Artes Visuais da UFRB
Local: fachadas históricas de São Félix
Horário: a partir das 19 horas

ATIVIDADES DE CRIAÇÃO

03 a 09 de abril (segunda-feira a domingo)

> RECONVEXOLAB
Laboratório de criação e experimentação em arte e tecnologia. Como abril é o mês da dança na Bahia, nesta primeira edição do ReconvexoLAB teremos um laborátorio de desenvolvimento de projetos de vídeo-projeção que apresentam interseção com a dança e seus desdobramentos. O LAB é um espaço voltado para estimular a criação, a produção e a experimentação artística. Durante uma semana os participantes terão a oportunidade de trocar idéias e experiências, participar de atividades teóricas e práticas e trabalharão em seus próprios projetos auxiliados por uma equipe de suporte técnico-artístico oferecido pelo RECONVEXO.

Dentro da programação teremos atividades de formação teórica/prática com Ludmila Pimentel (Professora Doutora - UFBA) e o Elétrico: Grupo de Pesquisa em Cyberdança e workshop de dança e roda de conversa com Maciej Rozalski (Professor Pós-doutor CECULT - UFRB). Suporte técnico-artístico e de finalização com o cosmografista - Pablo Pablo (Rio de Janeiro) e com a artista visual Andressa Costa (VJ A_Maria – UFRB). Edição e composição de imagens com os alunos do mestrado PPGDAN-UFBA - Caio Araujo e Ryan Lebrão (Elétrico).


SERVIÇO:
Reconvexo Latino-América: II Festival de Vídeo-projeções Mapeadas
Videomapping | Exibições 3D | Intervenções Urbanas | VideoinstaIações | Workshops | ReconvexoLab: Vídeo-Dança
Quando: 27 de março a 09 de abril
Onde: Cachoeira e São Félix - Bahia


0 comentários :

 

Paparazzo

Paparazzo
É DO SALVADOR NOTÍCIAS!

Carnaval

Carnaval
Blog do Carnaval

Eventos

Eventos
Revista (Let's Go)

São João

São João
Arraiá do Salvador Notícias é aqui!
SALVADOR NOTÍCIAS
Todos os direitos reservados desde 2000-2023 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com Instagram: @salvador_noticias_oficial
- Topo ↑