Seja bem-vindo. Hoje é

terça-feira, 28 de março de 2017

SAMU capacita funcionários da Nova Lapa para intervenção em paradas cardiorrespiratórias

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) através do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), promoveu na manhã desta segunda-feira (27) um treinamento com o objetivo de preparar os funcionários da Estação Nova Lapa para atuar no socorro imediato em paradas cardiorrespiratórias. A iniciativa faz parte do Projeto Viva Coração.

Para Rui Santana, supervisor de operações da estação, a qualificação é de extrema importância. “A Lapa é um local com grande circulação de pessoas, onde pode ocorrer uma situação que a gente precise prestar os primeiros socorros. É importante que os funcionários estejam devidamente capacitados para que possamos ajudar em casos que necessitem de urgência no atendimento”, disse.

O Projeto Viva Coração está presente em Salvador desde 2008 e tem como objetivo promover a capacitação de funcionários onde têm instalados aparelhos desfibriladores externos automáticos (DEA) como Estações de Transbordo e repartições públicas.  “Ter pessoas treinadas que saibam identificar uma parada e prestar a primeira assistência é fundamental. Estudos mostram que para cada minuto em que o indivíduo passa em parada cardiorrespiratória é menos 10% de chance de reverter esse quadro. Então, mesmo que as equipes do pré-hospitalar, como o SAMU, cheguem rapidamente é importante ter pessoas que saibam iniciar esse primeiro atendimento”, explica Marcio Coelho, instrutor de educação permanente do SAMU. 

Dados – A taxa de mortalidade na capital baiana causada por Doenças do Aparelho Circulatório (DAC) em 2014, segundo levantamento do Datasus, é de 9,7 a cada 10 mil habitantes. O número está abaixo da taxa nacional que é de 11,7 no mesmo ano. Salvador registrou 2.828 óbitos e o Brasil 237.588 mortes.

0 comentários :

 

Paparazzo

Paparazzo
É DO SALVADOR NOTÍCIAS!

Carnaval

Carnaval
Blog do Carnaval

Eventos

Eventos
Revista (Let's Go)

São João

São João
Arraiá do Salvador Notícias é aqui!
SALVADOR NOTÍCIAS
Todos os direitos reservados desde 2000-2023 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com Instagram: @salvador_noticias_oficial
- Topo ↑